Borragem: para que serve e como usar (óleo, chá e mais)

Evidência científica

Borragem é uma planta medicinal, da espécie Borago officinalis, indicada para auxiliar no tratamento de infecções urinárias, tosse, artrite reumatoide, menopausa ou feridas na pele, devido suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa planta, também conhecida como borracha, barra-chimarrona, barrage ou fuligem, normalmente é usada na forma de óleo de borragem, pois possui maiores concentrações de ômega 3 e 6, responsáveis pelas suas propriedades medicinais.

Leia também: Ômega 3: benefícios, alimentos (e quantidade recomendada) tuasaude.com/omega-3

A borragem pode ser encontrada em farmácias ou lojas de produtos naturais e deve ser usada com orientação do médico ou do fitoterapeuta.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A borragem é indicada para:

1. Aliviar os sintomas da asma

Por ser rica em ômega 3 e 6, com ação anti-inflamatória, a borragem pode ajudar a aliviar os sintomas da asma, pode reduzir a inflamação e o inchaço das vias aéreas.

Leia também: 9 remédios caseiros para asma (e como fazer) tuasaude.com/remedio-natural-para-asma

2. Combater a tosse

A borragem é rica em mucilagem com propriedades expectorantes, que ajudam a aliviar a tosse causada por bronquite, gripes ou resfriados.

3. Auxiliar no tratamento de infecções urinárias

A borragem pode auxiliar no tratamento de infecções urinárias, como cistite ou nefrite, devido a presença de ácido málico e nitrato de potássio na sua composição, com ação diurética.

Além disso, devido ao seu efeito anti-inflamatório, a borragem pode ajudar a diminuir a inflamação das vias urinárias.

No entanto, é importante ressaltar que o uso da borragem não substitui o tratamento médico para infecções urinárias, que normalmente é feito com o uso de antibióticos.

Leia também: 10 remédios caseiros para infecção urinária e como fazer tuasaude.com/remedio-caseiro-para-infeccao-urinaria

4. Aliviar os sintomas da artrite reumatoide

O óleo das sementes de borragem tem ação antirreumática, antioxidante e anti-inflamatória, que ajudam a reduzir os danos oxidativos nas células e a inflamação das articulações.

Desta forma, a borragem pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite reumatoide, como dor ou inchaço nas articulações.

5. Promover a cicatrização de feridas

A borragem é rico em ácido gama-linolênico, um tipo de ômega 6, que é um componente das células da pele, mantendo sua estrutura e função, o que pode ajudar a promover a cicatrização de feridas na pele.

Além disso, a borragem também pode acelerar a cicatrização da pele devido sua ação anti-inflamatória e antioxidante.

Leia também: 9 cicatrizantes naturais (e como preparar) tuasaude.com/cicatrizante-caseiro

6. Auxiliar no tratamento de problemas de pele

A borragem também pode auxiliar no tratamento de problemas de pele, como dermatite atópica, eczema, neurodermatite, acne ou dermatite seborreica, reduzindo a vermelhidão e coceira na pele.

Isso porque a borragem reduz a inflamação da pele, além de reparar a barreira de proteção natural da pele.

7. Baixar o colesterol

A borragem é rica em ácidos graxos insaturados, como ômega 3 e 6, com ação antioxidante, o que impede a oxidação de células de gordura, e ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL).

Leia também: 9 remédios caseiros para baixar o colesterol tuasaude.com/remedio-caseiro-para-baixar-o-colesterol

8. Reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos

Além disso, devido ao seu efeito anti-inflamatório, a borragem ajuda a reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos, chamada flebite, e melhorar a circulação sanguínea.

9. Prevenir doenças cardiovasculares

Por ajudar a baixar o colesterol ruim, a borragem pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou AVC, por exemplo.

10. Estimular a produção de leite

O pó das sementes amassadas da borragem, misturado na comida, pode ajudar a estimular a produção de leite materno, devido suas propriedades galactagogas.

É recomendado o uso das sementes, pois não contêm alcaloides que podem causar intoxicação no fígado.

Leia também: 9 dicas para aumentar a produção de leite materno tuasaude.com/melhorando-a-producao-de-leite-materno

11. Aliviar sintomas da menopausa

Devido ao ácido gama-linolênico na sua composição, que pode ajudar a equilibrar os hormônios femininos, a borragem pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa e TPM, como irritabilidade, sensibilidade nas mamas ou inchaço.

12. Estimular as glândulas adrenais

A borragem também tem propriedades estimulantes das glândulas adrenais, podendo ser usada para combater o estresse, esgotamento, insuficiência adrenal ou após o tratamento com remédios corticoides.

No entanto, esse uso só deve ser feito com orientação do endocrinologista, após avaliar os níveis de hormônios produzidos pelas glândulas adrenais.

Como usar

As partes utilizadas da borragem são suas flores, caule, folhas e sementes para fazer chás, óleo ou cápsulas, e deve ser usada por no máximo 3 semanas de tratamento ou conforme indicação médica ou do fitoterapeuta.

1. Óleo de borragem

O óleo de borragem é feito com a prensagem a frio das sementes dessa planta, sendo encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias, e pode ser usado para inflamações na pele.

Ingredientes

  • 1 a 3 gotas óleo de borragem;
  • Óleo carreador, como óleo de coco ou de amêndoas.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em um recipiente de vidro limpo e seco, e aplicar sobre a pele afetada, massageando suavemente até completa absorção.

Antes de usar o óleo de borragem sobre a pele, deve-se fazer um teste de alergia, preparando uma mistura contendo 1 gota do óleo em 1 colher (de café) do óleo carreador, e aplicar sobre o dorso da mão ou na dobra do cotovelo.

Aguardar 24 horas e, se durante esse período a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do óleo de borragem.

Leia também: Óleo de Borragem: para que serve e como usar tuasaude.com/oleo-de-borragem-em-capsulas

2. Chá de borragem

O chá de borragem pode ser usado para aliviar a tosse, bronquite, gripes e resfriados, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de flores secas de borragem;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água em uma panela e levar ao fogo até ferver. Desligar o fogo e adicionar a água na xícara contendo as flores secas de borragem. Deixar repousar por 10 minutos e, em seguida, coar e beber 1 xícara do chá até 3 vezes por dia.

3. Cápsulas de borragem

As cápsulas de borragem contêm o óleo de borragem extraído das suas sementes, podendo ser usadas para artrite reumatoide, eczema ou colesterol alto, por exemplo.

A dose normalmente recomendada para adultos é de 1 cápsula de 500 mg, 2 vezes ao dia, antes das principais refeições.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da borragem na forma de chá ou cápsulas são excesso degases intestinais, arrotos excessivos, má digestão ou barriga inchada.

Quando usada em doses maiores do que as recomendadas, também pode causar convulsões.

A planta borragem pode conter compostos tóxicos para o fígado, como alcaloides pirrolizidínicos, e contribuir para o desenvolvimento do câncer, por isso, deve-se dar preferência para o uso de cápsulas ou o óleo de borragem que não contêm ou têm quantidades muito pequenas desses compostos.

Além disso, quando aplicado sobre a pele, o óleo de borragem pode causar irritação na pele ou reações alérgicas.

Quem não deve usar

A borragem está contraindicada para grávidas e mulheres em fase de amamentação.

Além disso, a borragem deve ser usada com cautela em pessoas com problemas no fígado ou que usam remédios anticoagulantes.