Braquidactilia: o que é, sintomas, causas e tratamento

A braquidactilia é uma alteração genética em que há o encurtamento de um ou mais dedos das mãos e/ ou dos pés, o que pode trazer dificuldade para segurar objetos ou andar, quando a diferença do tamanho dos dedos é muito grande.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pediatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

O diagnóstico da braquidactilia é feito pelo médico logo após o nascimento, em que é observada a diferença de tamanho dos dedos. No entanto, à medida que a criança se desenvolve, torna-se mais evidente a diferença de tamanho devido ao desenvolvimento irregular dos ossos.

De forma geral, não é necessário realizar tratamento para a braquidactilia. Porém, quando há dificuldade para realizar as atividades do dia a dia ou quando há desconforto estético, pode ser indicada a realização de cirurgia de alongamento ósseo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

O principal sinal e sintoma de braquidactilia é a diferença do tamanho dos dedos, podendo acontecer no dedo das mãos, pés ou os dois. De forma geral, não há dor, porém pode haver dificuldade para pegar objetos ou para andar, principalmente quando a diferença de tamanho é muito grande.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da braquidactilia costuma acontecer logo após o nascimento, em que é feita a observação pelo pediatra do tamanho dos dedos. No entanto, a braquidactilia fica mais evidente à medida que a criança de desenvolve, em que o osso afetado pela alteração genética não cresce ao mesmo tempo que os outros se desenvolvem.

Consulte o pediatra mais próximo para que seja feita uma avaliação do desenvolvimento dos ossos da criança e seja avaliada a possibilidade de braquidactilia:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Causa de braquidactilia

A braquidactilia é uma condição genética e hereditária, ou seja, é transmitido de geração para geração, de forma que é possível que mais de uma pessoa da família tenha a alteração.

Essa condição é causada por mutação em genes que participam no desenvolvimento dos ossos, de forma que não há desenvolvimento total dos dedos das mãos e/ ou dos pés.

Como é feito o tratamento

De forma geral, não é necessário realizar tratamento específico. No entanto, quando a diferença de tamanho dos dedos interfere na sua função ou causa muita dor, pode ser recomendado pelo médico a realização de cirurgia para fazer o alongamento do osso, seguido de sessões de fisioterapia.

Em alguns casos, quando causa desconforto estético, pode ser também indicada a realização de cirurgia.