A bromelina, ou bromelaína, é um conjunto de enzimas proteolíticas presentes no abacaxi, que ajudam a deixar a carne vermelha mais macia, além também aliviar a tosse e promover a cicatrização.
Por ser uma enzima digestiva, a bromelina também promove a quebra das proteínas, facilitando a sua absorção no trato gastrointestinal e melhorando a digestão das carnes.
Leia também: Enzimas digestivas: para que servem, suplementos e efeitos colaterais tuasaude.com/enzimas-digestivasAlém de ser encontrada naturalmente nas cascas, na coroa e no miolo do abacaxi, a bromelina também é comercializada na forma amaciante de carne em pó, suplementos orais e xaropes, por exemplo.
Para que serve a bromelina
A bromelina é indicada para:
1. Deixa as carnes mais macias
A bromelina é uma enzima que pode ser aplicada diretamente nas carnes vermelhas, em marinadas, deixando a carne mais macia.
Isso porque a bromelina quebra as fibras de miosina e a troponina T, proteínas responsáveis pelas contrações musculares.
2. Melhora a digestão
Por promover a quebra de proteínas em peptídeos e aminoácidos menores e facilitar a sua absorção no trato gastrointestinal, a bromelina melhora a digestão das carnes.
Leia também: 14 alimentos que ajudam na digestão (e 5 que atrapalham) tuasaude.com/alimentos-que-ajudam-na-digestao3. Diminui inflamações
Por ter ação anti-inflamatória, a enzima bromelina pode ser usada como complemento do tratamento de inflamações respiratórias, como sinusite e bronquite.
Além de também poder auxiliar no tratamento de situações inflamatórias do sistema digestivo, como gastrite e doença inflamatória intestinal, por exemplo.
Leia também: Inflamação: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/inflamacao4. Mantém a saúde cardiovascular
A bromelina ajuda a manter a saúde cardiovascular, porque possui propriedades antioxidantes, eliminando os radicais livres e diminuindo a oxidação.
Assim, a bromelina pode ajudar reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e AVC.
5. Alivia a tosse
Devido à sua ação expectorante e mucolítica, a bromelina ajuda a deixar o muco mais fluido, facilitando a sua eliminação e aliviando a tosse com catarro.
Leia também: 6 xaropes caseiros para tosse com catarro tuasaude.com/xarope-caseiro-para-tosse6. Promove a cicatrização
Por diminuir a inflamação, facilitar a remoção de tecidos danificados e promover a multiplicação de células saudáveis, a bromelina pode ser usada pelos médicos, na forma de cremes ou pomadas, para ajudar na cicatrização de feridas, queimaduras e cirurgias.
7. Ajuda no alívio de dores
A bromelina pode ajudar no alívio de dores, porque atua na liberação de encefalina no intestino, um peptídeo que tem ação analgésica. Por isso, a bromelina pode ajudar a diminuir a dor muscular e a dor após cirurgia de dente, por exemplo.
Alguns estudos mostram que a bromelina também poderia ajudar no tratamento da dor em condições como osteoartrite e artrite reumatoide. No entanto, mais estudos são necessários para avaliar os possíveis benefícios da bromelina nestas condições.
8. Diminui o inchaço
A bromelina reduz a vasodilatação e a produção de mediadores inflamatórios, como citocinas, prostaglandinas e leucotrienos, ajudando a diminuir o inchaço após cirurgias e em inflamações nas articulações.
9. Pode reduzir o risco de câncer
Por ter ação antitumoral, anti-inflamatória e antioxidante, a bromelina poderia ajudar a diminuir o risco do desenvolvimento de câncer, prevenir a metástase e aumentar a eficácia da quimioterapia.
No entanto, mais estudos científicos em seres humanos são necessários, para avaliar esses possíveis benefícios da bromelina na prevenção e no tratamento do câncer.
Onde encontrar
A bromelina pode ser encontrada naturalmente no abacaxi, especialmente nas cascas, na coroa e no miolo.
Além disso, a bromelina também é comercializada na forma de amaciante em pó para carnes, suplementos orais em cápsulas, xaropes, cremes ou pomadas.
Quando tomar o suplemento
O suplemento de bromelina em cápsula pode ser indicado para melhorar a digestão, diminuir as dores, ajudar na cicatrização e na redução do inchaço.
Geralmente a dosagem desse suplemento varia de 50 a 100 mg ao dia, podendo chegar até 1000 mg, divididas em 4 doses.
No entanto, a dose diária pode variar conforme as necessidades individuais e os objetivos a serem tratados. Assim, esse suplemento deve ser usado somente com a indicação do nutricionista ou médico.
Possíveis efeitos colaterais
O suplemento de bromelina pode causar irritação no estômago, náusea, vômito, diarreia, sangramento menstrual excessivo e reações dermatológicas.
Quem não pode usar
A bromelina não deve ser usada por pessoas com asma brônquica, alergia ou hipersensibilidade aos componentes deste suplemento.
Além disso, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, ou pessoas com distúrbios de coagulação sanguínea, doença hepática ou renal, não devem usar o suplemento de bromelina.