Broncoaspiração: o que é, porque acontece (e o que fazer)

Broncoaspiração é a entrada de saliva, líquidos, alimentos, vômito ou objetos estranhos nos pulmões ou na traqueia, causando sintomas como engasgo, tosse ou dificuldade para respirar.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pneumologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A broncoaspiração pode acontecer devido a problemas de deglutição, refluxo gastroesofágico, uso de remédios para dormir ou por colocar objetos estranhos dentro da boca, principalmente no caso de crianças.

Caso se presencie a broncoaspiração, deve-se incentivar a pessoa a tossir com força para eliminar as secreções das vias aéreas ou fazer a manobra de Hemlinch caso a pessoa esteja sufocando ou sem respirar, e ligar para o SAMU imediatamente.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de broncoaspiração

Os principais sintomas de broncoaspiração são:

  • Engasgo;
  • Tosse repentina;
  • Dificuldade para respirar ou falta de ar;
  • Chiado no peito ao respirar;
  • Sensação de sufocamento;
  • Dor ou desconforto no peito.

Além disso, pode surgir tosse com catarro ou febre acima de 38ºC, quando a broncoaspiração provoca infecção nos pulmões e desenvolvimento de pneumonia por aspiração.

Leia também: Pneumonia aspirativa: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/pneumonia-aspirativa

Outro sintoma que pode surgir é a cianose, com coloração azul ou arroxeada da pele, unhas ou lábios, devido a obstrução total das vias respiratórias, podendo nesse caso evoluir para morte por asfixia, se não tratado imediatamente.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da broncoaspiração é feito pelo clínico geral, pneumologista ou médico emergencista através da avaliação dos sintomas e exame físico através da auscultação pulmonar.

Além disso, o médico pode solicitar raio X do tórax ou broncoscopia, sendo possível verificar a presença de objetos estranhos  ou verificar o tipo de material aspirado. Saiba como é feita a broncoscopia.

O médico também pode solicitar exames de sangue ou cultura das secreções pulmonares, caso suspeite de pneumonia por aspiração.

Porque acontece

A broncoaspiração acontece quando a pessoa aspira líquidos, alimentos, suco gástrico, vômito, secreções da parte da garganta logo atrás da boca, saliva ou objetos estranhos.

Essas substâncias "estranhas" entram na traqueia ou pulmões podendo provocar irritação, inflamação, infecções ou bloqueio total ou parcial das vias aéreas, por exemplo.

Possíveis causas

As principais causas de broncoaspiração são:

1. Deficiências neurológicas

As deficiências neurológicas, como doença de Parkinson, esclerose múltipla, paralisia cerebral, AVC ou traumatismo cerebral, podem causar broncoaspiração, por afetar o sistema nervoso.

Essas condições podem causar uma falha no fechamento da epiglote ao se alimentar, ingerir líquidos ou engasgar com a saliva, permitindo que passem para a traqueia e podendo chegar aos pulmões.

Leia também: Engasgar com a saliva: por que acontece e o que fazer tuasaude.com/o-que-pode-levar-alguem-a-engasgar

2. Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e em direção à boca, que pode ser aspirado, provocando a broncoaspiração.

A broncoaspiração por refluxo gastroesofágico é mais comum de acontecer à noite durante o sono, causando sintomas como acordar tossindo ou engasgando.

Além disso, também pode ocorrer após cirurgias em que se usa anestesia geral.

Leia também: 10 principais sintomas de refluxo e o que fazer tuasaude.com/sintomas-de-refluxo

3. Problemas de deglutição

Os problemas de deglutição podem ser causados por distrofia muscular, câncer no esôfago, infecções, miastenia gravis ou danos neurológicos, também podem causar broncoaspiração.

Essas condições podem levar à disfagia que é a dificuldade para engolir alimentos líquidos ou sólidos, aumentando o risco de aspiração de alimentos, saliva ou bebidas, por exemplo. Entenda melhor o que é disfagia.

4. Colocar objetos estranhos na boca

Colocar objetos estranhos na boca, como brinquedos pequenos, moedas, pilhas ou botões, principalmente no caso de crianças, pode causar broncoaspiração.

Além disso, crianças também podem aspirar alimentos, como nozes, amendoim, milho de pipoca, balas duros ou pegajosos, por exemplo.

Esses objetos ou alimentos podem causar asfixia na criança, devendo-se ligar para o SAMU imediatamente ou levá-la ao hospital.

Leia também: O que fazer quando o bebê engasga (primeiros socorros) tuasaude.com/o-que-fazer-se-o-bebe-engasgar

5. Condições odontológicas

Algumas condições odontológicas, como ausência de dentes ou próteses dentárias mal ajustadas ou soltas, podem resultar em broncoaspiração.

Isso porque, nesses casos, ocorre uma dificuldade de mastigar bem os alimentos, aumentando o risco de aspirá-los.

6. Procedimentos médicos

Os procedimentos médicos, como colocação de sonda nasogástrica, intubação orotraqueal prolongada ou traqueostomia, são outra causa de broncoaspiração.

Leia também: Sonda nasogástrica: o que é, para que serve e como alimentar tuasaude.com/como-alimentar-uma-pessoa-com-sonda

Além disso, o uso de anestesia geral ou sedação para cirurgias ou procedimentos médicos também aumenta o risco de broncoaspiração.

7. Uso de remédios para dormir

O uso de remédios para dormir pode causar broncoaspiração devido ao relaxamento dos músculos da deglutição, podendo resultar em aspiração de saliva, secreções orofaríngeas, vômito, alimentos ou ácido do estômago.

Além dos remédios para dormir, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou drogas de abuso também pode resultar em broncoaspiração.

8. Fístula traqueoesofágica

A fístula traqueoesofágica é uma alteração congênita que provoca a comunicação anormal entre traqueia e o esôfago.

Isso pode favorecer a passagem de alimentos ou líquidos do esôfago para a traqueia e causar broncoaspiração.

Leia também: Fistula: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/fistula

O que fazer na broncoaspiração

No caso de broncoaspiração causada por alimentos ou objetos estranhos, deve-se incentivar a pessoa a continuar tossindo, caso já esteja tossindo com força.

Caso a pessoa esteja sufocando ou sem respirar, deve-se ligar imediatamente para o SAMU no número 192, e iniciar a manobra de Heimlich, até que o socorro chegue.

Leia também: Como fazer a manobra de Heimlich (em adultos e bebês) tuasaude.com/manobra-de-heimlich

Além disso, caso a pessoa não tenha pulso, deve-se fazer a ressuscitação cardiorrespiratória, até a chegada do SAMU. Saiba como fazer a ressuscitação cardiorrespiratória.

Assista o video a seguir com dicas de o que fazer em caso broncoaspiração:

O que fazer se alguém ENGASGAR

01:39 | 92.524 visualizações

Como é feito o tratamento

O tratamento da broncoaspiração deve ser feito com orientação do pneumologista, clínico geral ou médico emergencista e tem como objetivo desobstruir as vias aéreas e prevenir complicações que podem colocar a vida em risco.

Assim, pode ser feita a broncoscopia para retirar objetos estranhos das vias aéreas, oxigenoterapia ou uso de corticoides ou antibióticos no caso de pneumonia aspirativa, por exemplo.

Leia também: 8 tratamentos para pneumonia tuasaude.com/tratamento-da-pneumonia

Caso a pessoa tenha problemas de deglutição, pode ser recomendada o tratamento com fonoaudiologia ou fisioterapia, além de alterações na dieta.

Como evitar

Algumas formas para evitar a broncoaspiração são:

  • Mastigar bem os alimentos e comer devagar;
  • Evitar falar ao se alimentar ou beber líquidos;
  • Evitar deitar após as refeições;
  • Fazer o ajuste de próteses dentárias, com o dentista;
  • Tratar o refluxo gastroesofágico com orientação do gastroenterologista;
  • Estar perto, durante as refeições, de pessoas que têm alto risco de aspiração.

Além disso, deve-se fazer uma alimentação mais pastosa ou tomar líquidos mais espessos nos casos de problemas de deglutição.

Leia também: Dieta pastosa: o que é, como fazer e cardápio tuasaude.com/dieta-pastosa

No caso de crianças, deve-se supervisionar a criança ao brincar, evitar deixar objetos pequenos al alcance de crianças e somente dar brinquedos permitidos para a idade da criança.

Possíveis complicações

As principais complicações da broncoaspiração são pneumonia aspirativa, abscessos pulmonares ou pneumonite, por exemplo.

Além disso, dependendo do tamanho e tipo de substância aspirada, a broncoaspiração pode causar morte por asfixia.

Leia também: Engasgo: primeiros socorros para engasgamento tuasaude.com/o-que-fazer-se-alguem-engasgar

Vídeos relacionados

PNEUMONIA: os sintomas que você tem que conhecer

08:37 | 105.608 visualizações

5 Primeiros Socorros que todo o mundo precisa saber!

05:54 | 21.559 visualizações

O que fazer se alguém ENGASGAR

01:39 | 92.524 visualizações