Bronquite asmática é a inflamação dos brônquios pulmonares, responsáveis por por transportar o oxigênio de e para os pulmões, causando sintomas como dificuldade para respirar, tosse persistente ou chiado no peito ao respirar.
O termo bronquite asmática não é usado na comunidade médica, sendo chamado cientificamente de asma, e causado por alergias ou infecções do trato respiratório, ou uso de remédios anti-inflamatórios não esteroides.
Leia também: Asma: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/asmaO tratamento da bronquite asmática é feito pelo pneumologista e, normalmente, envolve o uso de bombinhas para asma, nebulizações e higiene e limpeza do ambiente, por exemplo.
Sintomas de bronquite asmática
Os principais sintomas de bronquite asmática são:
- Respiração ofegante;
- Tosse persistente, seca ou com catarro, que piora à noite;
- Sensação de peso ou aperto no peito;
- Falta de ar ou dificuldade para respirar;
- Chiado no peito ao respirar.
Além disso, durante as crises de bronquite asmática podem surgir respiração rápida e superficial, expiração prolongada ou batimentos cardíacos acelerados, tontura ou confusão mental. Saiba identificar os sintomas de crise asmática.
Os sintomas de bronquite asmática podem durar algumas horas ou dias, e normalmente desaparecem quando se reduz a exposição à substâncias alergênicas ou so usar os remédios indicados pelo médico.
Leia também: 8 principais sintomas de asma tuasaude.com/sintomas-de-asmaComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da bronquite asmática é feito pelo pneumologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e de alergias, e exame físico por meio da auscultação pulmonar.
Marque uma consulta com o pneumologista na região mais próxima de você:
Além disso, o médico pode solicitar exames, como espirometria, teste de broncoprovocação, raio X de tórax ou teste de alergia. Veja todos os exames para diagnosticar a bronquite asmática.
Possíveis causas
As principais causas da bronquite asmática são:
- Alergias a ácaro, mofo, pólen, plantas, pelo de animais ou baratas;
- Exposição ao ar frio;
- Infecções respiratórias, como gripes, resfriados;
- Rinite alérgica ou sinusite crônica;
- Hábito de fumar ou estar em ambientes que tenham muita fumaça ou poeira;
- Exercícios físicos intensos;
- Uso de remédios anti-inflamatórios não esteroides.
Além disso, outros fatores que desencadeiam a bronquite asmática são estresse ou emoções fortes, refluxo gastroesofágico ou alergias alimentares.
A bronquite asmática é mais comum de surgir na infância, adolescência ou em jovens adultos que nasceram prematuros ou em pessoas que têm histórico familiar de asma.
Como é feito o tratamento
O tratamento para bronquite asmática deve ser feito com orientação do pneumologista com o objetivo de reduzir a inflamação nas vias respiratórias e o surgimento dos sintomas.
Os principais tratamentos para bronquite asmática são:
1. Limpeza do ambiente
A limpeza do ambiente é fundamental para evitar crises de bronquite asmática desencadeadas por alergias e também uma boa forma de como aliviar os sintomas.
Desta forma, é recomendado manter a casa limpa, livre de poeiras e mofo, limpando diariamente com pano úmido e produtos que não tenham cheiro forte.
Além disso, deve-se trocar a roupa da cama todas as semanas e evitar bichos de pelúcia, cortinas e tapetes na casa, por exemplo.
2. Uso de remédios
O uso de remédios para bronquite asmática são indicados pelo pneumologista para desinflamar os brônquios pulmonares e que facilitar a passagem do ar.
Os principais medicamentos para bronquite asmática são:
- Bombinhas para asma, como budesonida, fluticasona, mometasona ou salbutamol;
- Soluções para nebulização, como salbutamol, fenoterol ou brometo de ipratrópio;
- Corticoides orais, como prednisona ou prednisolona;
- Antileucotrienos, como montelucaste;
- Anticorpos monoclonais, como omalizumabe.
A medicação para bronquite asmática deve sempre ser indicada pelo médico, pois alguns são indicados para o controle da doença, enquanto outros são usados para as crises agudas. Veja os principais remédios para bronquite asmática.
Além disso, o médico também pode indicar o uso de antibióticos se houver infecção por bactérias.
Leia também: Bombinha de asma: tipos, como usar e dúvidas comuns tuasaude.com/como-usar-a-bombinha-da-asma-corretamente3. Internamento hospitalar
O internamento hospitalar é indicado nos casos de crises agudas de bronquite asmática, sendo feito com nebulização, corticoides orais e/ou aplicação de sulfato de magnésio na veia.
Nos casos mais graves, pode ser necessária a intubação ou a ventilação mecânica. Veja quando a ventilação mecânica é indicada.
4. Fisioterapia respiratória
A fisioterapia respiratória também pode ser indicada pelo médico para o tratamento da bronquite asmática, sendo útil para melhorar a capacidade respiratória e o condicionamento físico da pessoa.
Esse tratamento é feito pelo fisioterapeuta com exercícios respiratórios que fortalecem os músculos envolvidos na respiração, expandindo a capacidade pulmonar e ajudando a expelir o muco dos brônquios.
5. Exercícios físicos
O exercícios físicos podem ser indicada pelo médico para melhorar a capacidade cardíaca e respiratória ,ajudando no tratamento e controle da bronquite asmática.
Um bom exercício para bronquite asmática é a natação, pois fortalece os músculos respiratórios, mas só deve ser feito após avaliação e indicação médica.
Veja também como a alimentação pode ajudar no controle da bronquite asmática:
O que comer para asma
02:48 | 331.893 visualizaçõesBronquite asmática tem cura?
A bronquite asmática tem cura quando a alergia ou infecção que causa a asma consegue ser eliminada e isto pode ser conseguido com o uso de determinadas vacinas indicadas pelo pneumologista ou alergologista.
No entanto, a asma em si não tem cura e, em muitos casos, algumas alergias não podem ser curadas, assim a bronquite asmática também não pode ser curada e, por isso, a pessoa precisa seguir o tratamento por toda a vida.
Leia também: Tratamento da asma: remédios, cuidados e como conviver tuasaude.com/tratamento-da-asma