Bronquite crônica: o que é, sintomas, causas e tratamento

O que é:

A bronquite crônica é uma inflamação dos brônquios pulmonares que persiste por mais de 3 meses, mesmo com o tratamento adequado, causando tosse persistente com catarro, dificuldade para respirar e chiado no peito ao respirar.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pneumologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este tipo de bronquite é mais comum nos fumantes, devido à exposição a substâncias inalatórias toxicas, e aumenta o risco de desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Entenda o que é DPOC e principais sintomas.

A bronquite crônica tem cura quando as orientações do pneumologista são respeitadas e a pessoa realiza o tratamento corretamente, que pode incluir o uso de medicamentos e fisioterapia respiratória.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas da bronquite crônica

Os principais sintomas de bronquite crônica são:

  • Tosse com muco que dura pelo menos 3 meses;
  • Dificuldade para respirar;
  • Infecções pulmonares frequentes;
  • Chiado no peito ao respirar;
  • Cansaço fácil.

A bronquite crônica não é contagiosa, já que normalmente não acontece como consequência de infecções. Dessa forma, não há risco de contaminação quando se está próximo ao paciente portador da doença. Confira outros sintomas de bronquite.

Teste online de sintomas

A bronquite crônica é uma forma de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Para saber quais as suas chances de ter doença pulmonar obstrutiva crônica, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Fuma, fumava ou já morou/trabalhou em lugares com muita poluição, fumaça ou poeira?
  2. 2. Sua respiração prejudica em tarefas como carregar pesos ou atividades físicas, como correr ou nadar?
  3. 3. Sente que se cansa mais facilmente do que outras pessoas da sua idade?
  4. 4. Sua respiração muda com as estações do ano, clima ou qualidade do ar?
  5. 5. Tem tosse há mais de 3 meses?
  6. 6. No último ano precisou faltar ao trabalho, escola ou outra atividade devido a resfriados, bronquite ou pneumonia?

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de bronquite crônica normalmente é feito pelo pneumologista, que avalia os sintomas, o histórico de saúde e pode realizar exames específicos, como ausculta pulmonar, espirometria, broncoscopia ou raio X do tórax, por exemplo. Entenda o que é e como é feita a broncoscopia.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Causas da bronquite crônica

A bronquite crônica é causada principalmente pela exposição prolongada e frequente à fumaça do cigarro, além de também poder acontecer devido à exposição à poluição, substâncias tóxicas ou alergênicos. Além disso, infecção repetida por vírus ou bactérias também pode provocar a bronquite crônica.

O risco de bronquite crônica é maior em pessoas que possuem doenças respiratórias, como asma, fibrose cística, enfisema pulmonar ou bronquiectasia.

Como é feito o tratamento

O tratamento para bronquite crônica deve ser orientado pelo pneumologista e tem como objetivo aliviar os sintomas e prevenir complicações e a progressão da doença. Assim, pode ser recomendado pelo médico o uso de medicamentos que ajudam a diminuir a produção de muco e controlar a inflamação, como broncodilatadores e corticoides.

Além disso, a fisioterapia é muito útil para o tratamento da bronquite crônica pois ela pode melhorar a troca gasosa, melhorar a capacidade respiratória e eliminar as secreções. Mas além disso é fundamental descobrir a sua causa e então eliminá-la para pode alcançar a cura da doença.

Bronquite crônica tem cura?

A bronquite crônica nem sempre tem cura, especialmente se a pessoa for portadora de alguma outra doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ou se for fumante. No entanto, se a pessoa respeitar todas as orientações do médico, há boas chances para um bom controle da doença.