Bruxismo é o apertar ou ranger dos dentes, principalmente durante o sono, causando sintomas como dor nas articulações da mandíbula ou dor de cabeça ao acordar, além de causar desgaste ou amolecimento nos dentes.
Apesar de ser mais comum à noite, pode ocorrer em qualquer hora do dia, sendo causado por estresse ou ansiedade, mas também pode estar relacionado com fatores genéticos ou respiratórios, como a apneia do sono, por exemplo.
O tratamento do bruxismo é feito pelo dentista ou clínico geral e, normalmente, envolve o uso de placa de bruxismo, e em alguns casos, a utilização de remédios relaxantes ou injeção de botox.

Sintomas de bruxismo
Os principais sintomas de bruxismo são:
- Dor de cabeça ao acordar;
- Zumbido no ouvido ou dor de ouvido;
- Rosto dolorido ao acordar;
- Dor na mandíbula;
- Estalos na mandíbula ao abrir ou fechar a boca;
- Cansaço durante o dia, pois a qualidade do sono é diminuída.
Os sintomas de bruxismo normalmente são percebidos quando a pessoa acorda, devido ao apertar ou ranger constante dos dentes durante o sono.
Além disso, o bruxismo pode causar desgaste da superfície dos dentes, amolecimento dos dentes ou disfunção temporomandibular (ATM), se não tratado adequadamente. Saiba mais sobre a ATM.
Leia também: Acordar com dor de cabeça: 10 causas (e o que fazer) tuasaude.com/acordar-com-dor-de-cabecaComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do bruxismo é feito pelo dentista ou clínico geral avaliando os sintomas, as características dos dentes e se há sinais de desgaste.
Em alguns casos, o dentista pode solicitar uma polissonografia, que é um exame feito durante o sono, que permite avaliar a gravidade do bruxismo.
Leia também: Polissonografia: o que é, para que serve e como é feita tuasaude.com/polissonografiaPossíveis causas
As principais causas do bruxismo são:
- Estresse, ansiedade ou tensão;
- Fatores genéticos;
- Refluxo gastroesofágico;
- Ronco e apneia do sono;
- Respirar pela boca durante o sono;
- Doença de Parkinson.
Além disso, o consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas também pode aumentar a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto durante a noite.
Como é feito o tratamento
O tratamento do bruxismo deve ser orientado pelo dentista ou clínico geral de forma a aliviar os sintomas e evitar complicações.
Os principais tratamentos para bruxismo são:
1. Placa de bruxismo
A placa para bruxismo é indicada pelo dentista para evitar o atrito e o desgaste entre os dentes e problemas nas articulações temporomandibulares.
Geralmente, o uso da placa de bruxismo é feito durante noite, ajudando também a reduzir a dor e a tensão muscular na região da mandíbula, e previne a dor de cabeça provocada pelo apertar e o ranger dos dentes. Veja como usar a placa de bruxismo e como limpar.
A placa de bruxismo também pode ser indicada nos casos de bruxismo infantil.
Leia também: Bruxismo infantil: o que é, sintomas, causas e como tratar tuasaude.com/como-tratar-o-bruxismo-infantil2. Aplicar compressas mornas
Para ajudar a relaxar os músculos da mandíbula e a atenuar e reduzir os episódios de bruxismo dentista também pode indicar aplicar compressas mornas na região, durante 15 minutos, antes de ir dormir.
3. Técnicas de relaxamento
Praticar técnicas de relaxamento ou receber uma massagem, podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, e evitar o bruxismo ou aliviar os sintomas.
Leia também: 8 técnicas de relaxamento para acalmar a mente tuasaude.com/acalmar-a-mente4. Remédios para bruxismo
Em casos de muito desconforto ou que envolvam problemas no funcionamento da articulação temporomandibular, pode ser receitado o uso de remédios relaxantes musculares ou ansiolíticos por um período curto de tempo.
Além disso, no caso de refluxo gastroesofágico, o tratamento é feito pelo gastroenterologista com uso de remédios, como omeprazol ou lansoprazol, e alterações na dieta. Veja como é feito o tratamento do refluxo gastroesofágico.
5. Botox para bruxismo
Nos casos mais graves, o médico pode indicar o botox para bruxismo, que é feito com a aplicação de injeção de toxina botulínica A, em regiões específicas dos músculos da mandíbula.
Isso porque essa injeção é capaz de diminuir as contrações musculares da articulação temporomandibular, evitando os episódios de bruxismo e os sintomas.