Remédios anti-inflamatórios, como diclofenaco, nimesulida e cetoprofeno, analgésicos, corticoides ou antibióticos, em alguns casos, podem ser indicados pelo médico no tratamento da bursite.
A bursite é a inflamação da bolsa sinovial, ou bursa, que é um tecido que atua como uma pequena almofada localizada no interior da articulação, para diminuir o atrito entre o tendão e o osso.
Em caso de suspeita de bursite, é recomendado consultar o clínico geral para uma avaliação e início do tratamento mais adequado, que também pode envolver fisioterapia e medidas caseiras, como repouso e aplicação de compressas de gelo para aliviar sintomas. Veja mais opções de tratamento para bursite.
Principais remédios para bursite
Os principais remédios indicados no tratamento da bursite são:
1. Anti-inflamatórios não esteroides
Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, como diclofenaco (Voltaren, Cataflam), nimesulida (Nisulid) ou cetoprofeno (Profenid) na forma de comprimidos, injeções ou pomadas, podem ser indicados no tratamento da bursite para aliviar a dor e inchaço.
Estes anti-inflamatórios devem ser utilizados pelo menor tempo possível, evitando-se também o uso de forma repetitiva, pois podem prejudicar o funcionamento dos rins e aumentar o risco de úlceras no estômago, por exemplo.
Por isso, é importante tomar medicamentos anti-inflamatórios de acordo com a orientação do médico e, se a dor persistir, consultar o médico novamente para que seja orientado como continuar o tratamento.
2. Analgésicos
Analgésicos como paracetamol também podem ser inicialmente indicados para tratar a bursite, especialmente em caso de dor, e devem ser utilizados de acordo com a orientação do médico.
3. Corticoides
Medicamentos corticoides, como metilprednisolona e triancinolona, podem ser injetados na articulação afetada para aliviar a dor e inflamação causadas pela bursite e, algumas vezes pode ser associados a anestésicos como a lidocaína a 1 ou 2%, para ter um efeito maior.
Normalmente, a injeção é indicada quando a bursite é provocada por doenças como artrite reumatoide e gota, ou é profunda na pele. Além disso, especialmente em caso de artrite reumatoide, o médico também pode indicar o uso temporário de corticoides por via oral, como a prednisona (Prelone, Predsim), para ajudar a aliviar a dor.
4. Relaxantes musculares
Os relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina (Benziflex, Miorex), também podem ser úteis para tratar o desconforto causado pela bursite, caso exista tensão muscular, o que piora ainda mais a dor e desconforto para a mobilização do local.
5. Antibióticos
Nos casos em que existe uma infecção associada à bursite, o médico pode prescrever um antibiótico, podendo ser tomado em casa, na forma de comprimido, ou diretamente na veia, no hospital.
Opções de tratamento caseiro
O tratamento caseiro para a bursite pode ser feito com a aplicação de compressas de gelo na articulação durante 15 a 20 minutos, cerca de 4 vezes ao dia, por 3 a 5 dias, em caso de dor e inchaço. Além disso, também é importante evitar o uso da articulação afetada para permitir a sua recuperação.
Alguns exercícios de fisioterapia, como alongamentos e exercícios de propriocepção, também podem ser feitos em casa desde que exista acompanhamento por parte de um ortopedista ou fisioterapeuta. Confira alguns exercícios de propriocepção do ombro para fazer em casa.
O tratamento indicado pelo médico também pode ser complementado com o uso de remédios caseiros referidos pela nutricionista no vídeo seguinte: