Câimbra nas pernas: 10 principais causas e o que fazer

A câimbra na perna pode ser sinal de desidratação, falta de oxigênio no músculo ou de excesso de ácido lático devido à prática de exercício físico intenso ou até por deficiências nutricionais.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

A câimbra na perna é uma contração rápida e voluntária de um dos músculos da perna, sendo mais comum de acontecer na panturrilha, também chamada de batata da perna, mas também pode surgir no músculo da frente ou de trás da coxa.

Leia também: Câimbra: 8 principais causas e quando pode ser grave tuasaude.com/caimbra

Na maior parte dos casos, as câimbras na perna não são graves podendo ser aliviadas com alongamentos. No entanto, se são frequentes, surgem mais de 1 vez por dia ou demoram mais de 10 minutos para passar, é recomendado consultar o clinico geral para identificar sua causa e iniciar o tratamento mais adequado. 

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de câimbra na perna são:

1. Excesso de exercício físico

O excesso de exercícios físicos, como corrida ou levantamento de muito peso com as pernas na musculação, pode levar à fadiga muscular, excesso de ácido lático e falta de minerais e oxigênio no músculo, que foram consumidos durante o exercício.

Além disso, a desidratação ou praticar os exercícios em climas muito quentes, podem aumentar o risco de câimbras na perna durante a atividade física, que podem surgir durante o exercício ou até algumas horas depois.

O que fazer: deve-se beber bastante líquido durante as atividades físicas, além de fazer aquecimento antes e alongamentos após o treino, para preparar e recuperar o músculo, evitando sua fadiga e o surgimento de câimbras na perna.

Leia também: Como aliviar câimbras (6 dicas infalíveis!) tuasaude.com/caimbra-o-que-fazer

2. Ficar muito tempo parado

Ficar parado muito tempo sentado ou deitado, na mesma posição, também pode causar câimbras nos músculos por falta de movimento.

O que fazer: deve-se mudar de posição regularmente e evitar ficar muito tempo parado. Além disso, caso a pessoa permaneça muito tempo sentada durante o dia, é recomendado fazer pequenas pausas para levantar e movimentar as pernas.

3. Desidratação

A desidratação pode resultar em menor quantidade de água, minerais e eletrólitos no músculo, e causar câimbras nas pernas.

Geralmente, a desidratação ocorre por estar em um ambiente muito quente, quando se transpira por muito tempo ou devido ao uso de remédios diuréticos, por exemplo.

Outros sintomas de desidratação são boca seca, sensação de sede frequente, diminuição da quantidade de urina e cansaço. Confira a lista completa de sintomas de desidratação

O que fazer: deve-se manter o corpo hidratado, bebendo pelo menos 2 litros de água por dia, especialmente durante atividades físicas e dias quentes.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

4. Deficiências nutricionais

Algumas deficiências nutricionais, como deficiência de vitaminas B ou D, ou de minerais, como magnésio, cálcio, sódio ou potássio, podem causar câimbras na perna, que podem surgir de repente, acontecer durante o dia, sem uma causa aparente.

O que fazer: deve-se consultar o nutrólogo ou nutricionista para avaliar o tipo de deficiência nutricional, e assim, ser orientada a reposição através de suplementos e uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.

5. Gravidez

Durante a gravidez, especialmente no final da gestação, é comum surgir câimbra na perna, tornozelos ou pés, principalmente pela manhã. Veja outros sintomas do final da gravidez.  

Essas câimbras ocorrem devido às alterações hormonais normais da gestação e a diminuição da circulação sanguínea nas pernas devido a compressão dos vasos e artérias da pelve pelo peso do útero.

O que fazer: massagear ou alongar suavemente a panturrilha, fazendo movimentos com os pés, puxando o calcanhar para baixo e os dedos do pé para cima, ou aplicar compressas quentes nas pernas, pés ou tornozelos. 

Além disso, é importante manter o corpo hidratado, bebendo cerca de 2 litros de água por dia, e aumentar o consumo de alimentos ricos em magnésio e tomar os suplementos com cálcio, magnésio ou vitamina B, desde que recomendados pelo obstetra.

6. Efeito colateral de medicamentos

Alguns medicamentos, como os diuréticos para pressão alta ou problemas cardíacos, aumentam a eliminação de água e eletrólitos do corpo, favorecendo o surgimento de câimbras nas pernas ou em outros músculos.

Além disso, as câimbras são um efeito colateral muito comum das estatinas, que são remédios para baixar o colesterol.

O que fazer: deve-se consultar o médico responsável pelo tratamento, para reavaliar a medicação, podendo ser mudada a dose ou o remédio. De forma alguma, deve-se interromper o tratamento sem indicação médica.

7. Cirrose hepática

A cirrose hepática é uma inflamação crônica do fígado, que pode surgir devido ao consumo excessivo ou frequente de bebidas alcoólicas, hepatite B ou C, ou até fígado gordo.

Essa condição pode resultar em câimbras na perna, que geralmente são intensas e acontecem com mais frequência à noite, durante o sono. 

O que fazer: o tratamento deve ser feito com orientação do hepatologista e envolve alterações na dieta, e uso de medicamentos para controlar alguns dos sintomas. Nos casos mais graves, pode ser necessária cirurgia para transplante de fígado. Saiba como é feito o tratamento da cirrose hepática.

8. Hipotireoidismo

O hipotireoidismo não tratado pode causar alterações musculares, como fraqueza muscular, especialmente nas coxas e ombros, além de dor ou câimbras na perna.

O que fazer: deve-se fazer o tratamento recomendado pelo endocrinologista, que geralmente inclui a levotiroxina para repor os hormônios da tireoide. Veja como é feito o tratamento do hipotireoidismo.  

9. Diabetes

A diabetes também pode causar câimbras na perna, que pode ocorrer devido a desequilíbrio de eletrólitos, hipoglicemia, neuropatia periférica ou insuficiência vascular.

As câimbras da diabetes surgem especialmente nas extremidades inferiores, sendo mais comum de ocorrer durante o sono. 

O que fazer: o tratamento da diabetes deve ser feito com orientação do endocrinologista, e geralmente envolve alterações na dieta, exercícios físicos e/ou uso de antidiabéticos orais ou insulina. Veja como deve ser a alimentação para diabetes.

10. Insuficiência venosa

A câimbra na perna também pode ser causada por insuficiência venosa, pois nessa condição ocorre quando há mal funcionamento das válvulas existentes nas veias das pernas, dificultando o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração.

Isso dificulta a circulação sanguínea nas pernas, e a oxigenação dos músculos, resultando em câimbras nas pernas, principalmente na região das panturrilhas.

O que fazer: elevar as pernas acima do nível do coração pode ajudar a aliviar o inchaço e desconforto. Além disso, é importante perder peso e praticar atividade física regularmente. No entanto, é importante consultar um cardiologista ou angiologista em caso de suspeita, uma vez que o uso de meias compressivas ou até mesmo cirurgia pode ser indicado.

Vídeos relacionados

O que comer para acabar com a cãibra

02:04 | 305.867 visualizações