Para aliviar qualquer tipo de câimbra é muito importante alongar o músculo afetado e, após isso, é aconselhado fazer uma boa massagem no músculo para reduzir a inflamação e a trazer alívio da dor e do desconforto.
A câimbra é um espasmo muscular, ou seja, uma contração involuntária de um ou mais músculos, que pode acontecer após os exercícios intensos, durante a noite ou a qualquer momento, em caso de desidratação ou falta de magnésio, por exemplo. Veja as principais causas para o aparecimento de câimbras.
Essas dicas ajudam a aliviar as câimbras, no entanto, quando surgem mais de 1 vez por dia ou demoram mais de 10 minutos para passar é recomendado consultar o clínico geral para iniciar o tratamento adequado, que pode incluir suplementos de potássio ou magnésio, por exemplo.
6 formas de aliviar as câimbras
Algumas formas para aliviar a câimbra são:
1. Fazer alongamentos
Fazer alongamentos por alguns minutos na direção oposta do músculo da câimbra, como perna, panturrilha, coxas, pescoço, mãos, dedos ou barriga, ajuda a aliviar instantaneamente a câimbra no momento em que ocorre o espasmo muscular.
Isso porque o alongamento ajuda a relaxar o músculo e aliviar a dor e o desconforto da câimbra.
Uma boa forma de alongar a panturrilha é ficar de pé a cerca de 1 metro de uma parede e manter os pés apoiados no chão, e inclinar o corpo para frente. Veja também como fazer alongamentos para câimbras na perna.
Leia também: 5 exercícios de alongamento para dor no pescoço tuasaude.com/alongamentos-para-dor-no-pescoco2. Massagear o músculo
Massagear o músculo com câimbra também ajuda a aliviar a dor e o desconforto, podendo ser feito junto com o alongamento, durante o espasmo muscular.
Para fazer a massagem, deve-se aplicar movimentos suaves no no músculo, podendo-se usar um creme hidratante ou um óleo de amêndoas doce, por exemplo, de tornar a massagem ainda mais relaxante.
3. Aplicar compressas mornas
As compressas mornas podem ser aplicadas durante a câimbra, enquanto o músculo está tenso, para ajudar a relaxar o músculo afetado.
Para aplicar a compressa morna no músculo, pode-se adicionar a água quente em uma bolsa térmica, que deve ser envolvida em uma toalha limpa e seca, e aplicada no músculo com câimbra cerca de 15 a 20 minutos.
4. Aplicar compressas frias
Aplicar compressas frias no músculo logo após o episódio e câimbra ajuda a aliviar a dor e a desinflamar o músculo afetado.
Para aplicar a compressa fria, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou usar o saco de gel gelado, e depois envolver a bolsa ou o saco de gel em uma toalha limpa e seca e aplicar no músculo com câimbra, deixando agir por 15 a 20 minutos.
Pode-se repetir a aplicação da compressa fria 3 a 4 vezes por dia.
5. Beber água
Beber água também pode ajudar a aliviar ou prevenir as câimbras musculares.
Isso porque uma das principais causas de câimbras é a desidratação do músculo e beber água ajuda a repor água e manter o músculo hidratado.
Desta forma, é recomendado tomar pelo menos 2 a 3 litros de líquidos por dia, como água ou chás sem açúcar, por exemplo, mas a quantidade ideal de líquidos por dia pode variar de pessoa para pessoa. Veja como calcular a quantidade de líquidos que deve ser ingerida por dia.
Leia também: Câimbra: 8 principais causas e quando pode ser grave tuasaude.com/caimbra6. Consumir alimentos para combater câimbras
A alimentação também ajuda a tratar e a evitar as câimbras e por isso deve-se investir nos alimentos ricos em magnésio e vitamina B, como a castanha do pará.
Saiba mais detalhes nesse vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin: