O caju é uma fruta que ajuda a combater a anemia, fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce. Isso porque o caju é rico em vitamina C, um nutriente que tem ação antioxidante, aumenta a absorção de ferro e atua na formação de colágeno.
O caju é encontrado nas cores vermelha, laranja ou amarela, que variam principalmente na quantidade de carotenoides. O caju vermelho e o laranja têm mais carotenoides que o amarelo.
Essa fruta pode ser consumida ao natural, ou usada em preparações como suco, bolo e ceviche vegetariano, por exemplo. Já a castanha do caju pode ser usada como snack ou ser usada em preparações, como pastas, leites vegetais, bolos, biscoitos e pães. Veja como consumir e castanha-de-caju.
Principais benefícios do caju
Os principais benefícios do caju para a saúde são:
1. Aumentar a imunidade
Sendo rico em vitamina C, o caju aumenta a imunidade porque melhora as funções das células de defesa do organismo, ajudando a combater vírus, bactérias e fungos. Confira outros alimentos que aumentam a imunidade.
2. Prevenir doenças cardiovasculares
O caju tem ótimas quantidades de fibras que diminuem a absorção de gorduras a nível intestinal, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e prevenindo doenças cardiovasculares como infarto, AVC e aterosclerose.
Além disso, o caju também é rico em betacaroteno e taninos, compostos bioativos antioxidantes que mantém a saúde das artérias, melhorando a circulação de sangue, evitando, assim, a pressão alta.
3. Favorecer a perda de peso
O caju favorece a perda de peso por conter fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade e ajudando a controlar a fome. Confira outras frutas ricas em fibras.
No entanto, para promover a perda de peso, o caju deve fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada, associada à prática regular de exercícios físicos.
4. Prevenir o envelhecimento precoce
Por ser rico em vitamina C, o caju promove a formação de colágeno, uma proteína que é responsável por garantir a firmeza e elasticidade da pele, prevenindo o surgimento de rugas, flacidez e o envelhecimento precoce.
Já a vitamina A e os carotenoides presentes no caju protegem a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol, melhorando a aparência da pele.
5. Combater a prisão de ventre
O caju combate a prisão de ventre por ser rico em fibras, como a pectina, que estimulam os movimentos naturais do intestino e aumentam o volume das fezes, facilitando a evacuação.
6. Tratar a anemia
Por ser rico em vitamina C, o caju ajuda no tratamento da anemia por favorecer a absorção do ferro dos alimentos, promovendo, assim, a formação da hemoglobina, um componente que é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo e que normalmente está reduzido na anemia.
7. Evitar a diabetes
O caju ajuda a evitar a resistência à insulina e a diabetes, porque tem boas quantidades de fibras que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
8. Ajudar na prevenção do câncer
O caju é rico em vitamina C, betacaroteno, taninos e vitamina A, nutrientes e compostos bioativos com propriedades antioxidantes que protegem o DNA das células contra os danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir o surgimento do câncer.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g, o que corresponde a 1 unidade grande, de caju:
Para se obter todos os benefícios do caju, é importante que essa fruta seja incluída em uma alimentação saudável e variada, junto com a prática regular de exercícios físicos.
Como consumir
O caju pode ser consumido ao natural, com casca, ou usado em preparações como suco, bolo, moqueca e ceviche vegetariano, por exemplo. Já a castanha do caju pode ser consumida como snack ou ser usada em preparações, como pastas, leites vegetais, bolos, biscoitos e pães.
Embora não exista uma quantidade específica indicada para a ingestão de caju, a recomendação mínima diária de frutas é entre 2 a 3 porções, o que corresponde de 160 a 240 g por dia.
A quantidade diária de frutas também pode variar conforme o estado de saúde, o peso atual e as necessidades nutricionais de cada pessoa. Por isso, é aconselhado consultar um nutricionista que vai fazer uma avaliação completa e indicar a quantidade diária de frutas de forma individualizada.
Se deseja seguir uma alimentação adequada para as suas necessidades, marque uma consulta com um nutricionista mais próximo de você:
Receitas saudáveis com caju
Algumas receitas saborosas e saudáveis com essa fruta são o suco e o ceviche de caju.
1. Suco de caju
Ingredientes:
- 1 caju fresco e maduro com casca;
- 250 ml de água filtrada ou fervida;
- Pedras de gelo a gosto.
Modo de preparo:
Lavar bem o caju, retirar a castanha e cortar a fruta em cubos. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até ficar uma mistura homogênea. Servir em seguida.
2. Ceviche de caju
Ingredientes:
- 6 cajus maduros;
- 1 fatia fina de pimenta dedo-de-moça;
- 1/2 cebola roxa picada;
- Suco de 2 limões;
- 1 colher (de sopa) cheia de coentro fresco picado;
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
Lavar bem o caju e retirar as castanhas. Cortar 4 unidades de caju em cubos e reservar os demais. Colocar as frutas em uma tigela e adicionar o suco de limão. Espremer o suco dos 2 cajus restantes, descartando a polpa.
Adicionar a cebola, o suco de caju espremido e o coentro aos cubos de caju na tigela. Cortar a pimenta em cubos bem pequenos e acrescentar ao ceviche. Misturar bem e servir em seguida.