Cálamo

O cálamo é uma planta medicinal, também conhecida por cálamo-aromático ou cana-cheirosa, que é muito utilizado para problemas digestivos, como indigestão, falta de apetite ou arrotos. Além disso, pode ser usado frequentemente como planta aromática.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Seu nome científico é Acorus calamus L. e apresenta folhas finas e afiadas que podem atingir 1 metro, assim como, uma espiga repleta de pequenas flores de cor amarelo esverdeado. O cálamo pode ser comprado em lojas de produtos naturais.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.

Para que serve o cálamo

O cálamo serve para tratar problemas nos rins e de estômago, como gastrite e falta de apetite, doenças dos intestinos, como enterite e vermes, além de ser ótimo complemento para o tratamento de anemia, ansiedade, pressão alta, inchaços e problemas nos olhos.

Propriedades do cálamo

O cálamo possui propriedades com ação adstringente, anticonvulsiva, antidispéptica, anti-inflamatório, antimicrobiano, calmante, digestiva, diurética, hipotensiva, relaxante e tônica.

Modo de uso do cálamo

As partes utilizadas do cálamo são a raiz e as folhas para fazer chás, tinturas, infusões e banhos.

  • Decocção de cálamo para problemas de pele: colocar 50 g de raiz triturada para ferver juntamente com 500 ml de água durante 10 minutos. Acrescentar a mistura à água do banho e ficar em imersão durante 20 minutos antes de dormir.

Efeitos colaterais do cálamo

Os efeitos colaterais do cálamo incluem toxicidade para o sistema nervoso, quando consumido em excesso.

Contraindicações do cálamo

O cálamo está contraindicado para grávidas, mulheres em fase de lactação e crianças com menos de 2 anos.

Imagem ilustrativa número 1
Imagem ilustrativa número 2
Imagem ilustrativa número 3

Links úteis: