Saber qual será a altura dos filhos, na idade adulta, é uma curiosidade que vários pais têm. A previsão da altura é baseada na altura do pai e da mãe e do gênero da criança, no entanto alguns fatores podem influenciar no crescimento, como o tipo de alimentação, genética, doenças crônicas, padrão e qualidade do sono e prática da atividade física.
Assim, a previsão da altura é apenas uma medida de referência, de forma que a pessoa pode ter mais ou menos altura na idade adulta.
Insira os dados a seguir, para saber qual a altura estimada do seu filho ou filha na idade adulta:
Como é calculada a altura estimada?
Esta calculadora foi criada com base nas fórmulas da "estatura-alvo familiar", onde, sabendo-se a altura do pai e da mãe, é possível calcular a altura estimada da criança para a idade adulta, de acordo com o sexo:
- Para meninas: à altura da mãe (em cm) é adicionada a altura do pai (em cm) menos 13 cm. Por fim, esse valor é dividido por dois;
- Para meninos: é adicionada a altura do pai (em cm) mais 13 cm, à altura da mãe (em cm) e, no fim, esse valor é dividido por 2.
Uma vez que existem vários fatores que podem afetar a forma e o ritmo em que cada criança cresce, o valor da estimativa da altura é dado na forma de um intervalo de valores, que considera uma variação de + ou - 5 cm sobre o valor obtido no cálculo.
Por exemplo: no caso de uma menina que tem uma mãe com 160 cm e um pai com 173 cm, o cálculo deve ser 160 + (173-13)/2, o que resulta em 160 cm. Isso significa que, na idade adulta a altura da menina deverá ser de 155 a 165 cm.
O resultado da calculadora é confiável?
A fórmula utilizada para calcular a altura estimada tem por base uma média-padrão que tem como objetivo representar a maior parte dos casos. Porém, como existem vários fatores que podem influenciar o crescimento da criança e que não podem ser calculados, é possível que, no final, a criança acabe apresentando uma altura diferente da calculada.
Saiba mais sobre a altura da criança e o que fazer para estimular o crescimento.
O que pode interferir na altura estimada?
Embora existam médias para como deve ser o crescimento da criança, também existem vários fatores que podem influenciar o desenvolvimento. Por esse motivo, é importante ter em atenção fatores como:
- Tipo de alimentação;
- Doenças crônicas;
- Padrão de sono;
- Prática de exercício físico.
A genética de cada criança é outro fator com muita importância e, é por esse motivo, que as fórmulas da "estatura-alvo familiar" são utilizadas.
Qual é o ritmo de crescimento da criança?
A maior parte das crianças apresenta um ritmo de crescimento semelhante:
Até os 10 anos de idade, tanto meninos como as meninas têm uma taxa de crescimento muito semelhante.
No entanto, entre os 10 e 13 anos as meninas têm um salto de crescimento maior, porém após essa idade o salto de crescimento está completo e depois da menarca, não adicionam mais do que 5 cm na sua estatura.
Já o salto de crescimento dos meninos ocorre após os 14 anos e continuam a crescer até cerca dos 20 anos.