A data provável do parto é o dia em que a gravidez completa 40 semanas, contando a partir da data da última menstruação.
A forma mais simples de calcular a data provável do parto é acrescentar 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu. Por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 12 de agosto, se deve adicionar 7 dias ao dia 12, e 9 meses ao mês 8, resultando no dia 19 de maio.
A data provável do parto é apenas um direcionamento para a gestante, e pode não mostrar exatamente o dia em que o bebê irá nascer. Isso porque o bebê pode nascer antes das 40 semanas de gravidez ou após essa data.
Calculadora da data provável do parto
Para saber a data provável do parto mais facilmente, insira o primeiro dia da sua última menstruação na calculadora a seguir:
Como saber a data do parto pelo ultrassom
O ultrassom é a forma mais precisa de calcular a data provável do parto, pois permite que o obstetra observe os parâmetros de crescimento, e os compare com os dados de uma tabela que indica quais as características e tamanhos que o bebê deve apresentar em cada semana da gestação. Com esses dados, o médico consegue prever, com maior precisão, a data possível para o parto.
Ainda que mais precisa, essa data pode, na mesma, ser alterada, isso porque quem decide o momento do nascimento é o próprio bebê em conjunto com o corpo da mulher, especialmente se se tratar de um parto vaginal. Veja como preparar a mala da mãe e bebê para a maternidade.
Como saber a data do parto pela concepção
Caso se tenha a certeza do dia da concepção, basta adicionar 280 dias e dividir por 7, que representa os dias da semana. O resultado será com quantas semanas provavelmente o bebê nascerá, em seguida basta verificar o dia e o mês após as semanas obtidas no resultado.
Por exemplo: 12 de agosto + 280 dias / 7 = 41 semanas. Posteriormente, localizar 12 de agosto no calendário e considerar esse dia como a primeira semana e contar 41 semanas, o que significa que o bebê provavelmente nascerá em 19 de maio.