A calculadora de pressão arterial é uma forma simples de avaliar o seu valor de pressão sistólica (maior) e de pressão diastólica (menor), identificando se a pressão está normal, alta ou baixa.
A pressão arterial é a pressão que o sangue faz dentro das grandes artérias do corpo e varia conforme a elasticidade e tamanho dos vasos, e a quantidade de sangue bombeado pelo coração. Em adultos, a pressão sistólica normal varia de 120 a 129 mmHg e a diastólica de 80 a 84 mmHg. Entenda melhor sobre a pressão arterial.
Para saber se sua pressão arterial é considerada boa, por favor, preencha os dados na calculadora a seguir:
O que significa o resultado
Em adultos, a pressão arterial sistólica normal varia de 120 a 129 mmHg e/ou a pressão diastólica é entre 80 e 84 mmHg. Além disso, quando a pressão arterial é menor que 120 x 80 mmHg, é considerada ótima.
No entanto, quando a pressão arterial estiver abaixo de 90 x 60 mmHg, geralmente é classificada como hipotensão, ou pressão baixa.
Por outro lado, a pressão é considerada alta, quando a pressão arterial está acima de 140 x 90 mmHg em adultos, medida no consultório médico ou 130 x 80 mmHg medida em casa.
A pressão alta pode indicar a presença de alterações hormonais, como hipertireoidismo ou síndrome de Cushing, ou doenças renais, como doença renal crônica ou rins policísticos, por exemplo. Confira os valores da pressão arterial por idade.
O que pode influenciar os resultados
Algumas situações que podem influenciar os resultados da medição da pressão arterial são:
- Falar durante a medição;
- Manter o braço abaixo do nível do coração;
- Cruzar as pernas;
- Estar com a bexiga cheia;
- Não apoiar os pés no chão;
- Consumir cafeína ou alimentos imediatamente antes da medição;
- Fumar antes de medir a pressão;
- Praticar atividades físicas num intervalo de 30 minutos ou menos antes da medição.
Além disso, a síndrome do jaleco branco, uma condição clínica onde a pessoa apresenta um aumento da pressão arterial somente durante a consulta médica ou quando está em um ambiente clínico, também pode influenciar os resultados da medição da pressão arterial.
O que fazer quando a pressão está alta
Quando a pressão está alta, é recomendado relaxar um pouco e voltar a medir a pressão. A pressão arterial pode ficar alta ocasionalmente, em situações como ansiedade, estresse, e esforço físico intenso por exemplo. No entanto, quando a pressão alta acontece de forma constante, pode indicar hipertensão.
Na presença de sintomas, como falta de ar, dor de cabeça, dor no peito ou visão embaçada, ou caso a pressão continue alta, é recomendado procurar um atendimento de emergência para uma avaliação. Entenda melhor sobre o que fazer quando a pressão está alta.
O que fazer na pressão está baixa
A pressão baixa, também chamada de hipotensão, pode não causar sintomas em algumas pessoas que já têm a pressão normal mais baixa.
Já na presença de sintomas como mal-estar, tontura, palidez ou náuseas, algumas medidas como deitar com as pernas elevadas acima da altura do coração ou beber líquidos, ajudam a diminuir o desconforto da hipotensão. Confira mais sobre o que fazer na hipotensão.
No entanto, em casos de desmaio, quando os sintomas não melhoram em algumas horas, ou ainda se a pessoa apresentar confusão mental ou aumento do batimento cardíaco, é fundamental procurar o atendimento de emergência mais próximo, para que seja iniciado o tratamento adequado o mais rápido possível.