Através do tipo sanguíneo do pai e da mãe, é possível determinar os possíveis tipos de sangue que o bebê pode ter quando nascer.
Insira os dados do tipo de sangue dos pais na nossa calculadora online e descubra quais os tipos de sangue possíveis para o seu bebê:
Como confirmar o tipo de sangue
Para confirmar o tipo de sangue do bebê, o médico deve indicar a realização de um exame de sangue logo após o nascimento, que é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue do cordão umbilical. Veja mais sobre os exames que o recém nascido deve fazer.
Consulte o médico mais próximo para confirmar o tipo de sangue do bebê:
Quais são os tipos de sangue
Os principais tipos sanguíneos são A, B, AB ou O, de acordo com o sistema de classificação sanguínea ABO. O tipo de sangue do bebê vai depender do tipo de sangue dos pais. Saiba mais sobre os tipos de sangue.
O que significa Rh+ e Rh- ?
O fator Rh é uma proteína que pode estar presente ou não na superfície das células vermelhas do sangue, as hemácias. Assim, quando é identificada a presença de proteína, é dito que a pessoa é Rh positiva (Rh+), e quando não é verificada a proteína, é considerado Rh negativo (Rh-). Entenda melhor sobre o fator Rh.
O que acontece se a mãe é Rh- e o bebê é Rh+?
Caso a mulher seja Rh - e o bebê Rh+, é possível que o corpo da mulher produza anticorpos contra o bebê, o que pode aumentar o risco de aborto ou do bebê nascer com uma anemia grave. No entanto, essas complicações são mais comuns de acontecer a partir da segunda gestação. Veja o que fazer quando o tipo de sangue da grávida é Rh negativo.