O cálculo biliar é um pedaço endurecido formado por fluidos digestivos e que, quando bloqueia os ductos da vesícula, pode causar sintomas, como dor abdominal forte no lado direito da barriga, náuseas ou vômitos.
Também conhecido como pedra na vesícula ou colelitíase, essa condição pode surgir devido ao excesso de colesterol e/ou bilirrubina na bile e dificuldades no esvaziamento da vesícula biliar.
Leia também: Colelitíase: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/colelitiaseNa presença de sintomas de cálculo biliar, é importante consultar o gastroenterologista, o hepatologista ou o clínico geral, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento adequado que pode incluir a cirurgia, o uso de medicamentos e uma dieta.
Leia também: 5 tratamentos para pedra na vesícula tuasaude.com/tratamento-para-pedra-na-vesiculaSintomas de cálculo biliar
Os principais sintomas de cálculo biliar são:
- Dor abdominal forte no lado direito da barriga, conhecido como cólica biliar;
- Enjoo e vômitos;
- Dor que pode irradiar para o ombro ou as costas;
- Pele e olhos amarelados;
- Perda do apetite.
Quando a pedra fica presa em uma das partes da vesícula biliar, o cálculo biliar também pode provocar inflamação, uma situação conhecida como colecistite, causando febre alta e calafrios.
Leia também: 6 sintomas de pedra na vesícula (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-pedra-na-vesiculaTeste online de sintomas
Se deseja saber as chances de estar com cálculo biliar, selecione os sintomas que apresenta no teste a seguir:
Este teste é apenas uma ferramenta de orientação e, por isso, não deve ser usado como diagnóstico ou substituir a consulta com o gastroenterologista ou o hepatologista.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do cálculo biliar é feito pelo gastroenterologista, clínico geral ou hepatologista, por meio de uma avaliação física e do histórico de saúde da pessoa.
Para confirmar o diagnóstico, o médico geralmente também solicita exames como ultrassonografia e exames de sangue, como hemograma, testes de função hepática, bilirrubina, fosfatase alcalina, aminotransferase hepática e a fosfatase alcalina.
Marque uma consulta com o especialista mais próximo de você, se deseja confirmar o risco de cálculo biliar:
Possíveis causas
O cálculo biliar geralmente é causado pelo excesso de colesterol e/ou bilirrubina na bile e dificuldade de esvaziamento da vesícula, levando à formação de pequenos cristais que tendem a aumentar de tamanho.
Além disso, pessoas com excesso de peso corporal, mulheres, colesterol alto, histórico familiar de pedra na vesícula, diabetes, pessoas com mais de 40 anos e mulheres grávidas, apresentam maiores riscos de ter cálculo biliar.
Como é feito o tratamento
O tratamento do cálculo biliar inclui:
1. Medicamentos
Medicamentos como analgésicos ou antieméticos podem ser prescritos pelo médico para ajudar a aliviar as dores, as náuseas e os vômitos.
O ácido ursólico também pode ser indicado pelo médico para dissolver os cálculos biliares, já que diminui a quantidade de colesterol, estimula a produção de bile e melhora o fluxo da bile na vesícula biliar.
2. Cirurgia
A cirurgia para retirar a vesícula biliar, conhecida tecnicamente como colecistectomia, é o tratamento mais indicado para o cálculo biliar.
Durante a cirurgia, o cirurgião faz alguns pequenos cortes no abdômen, insere uma câmera de vídeo e instrumentos, para remover a vesícula biliar. Essa cirurgia também pode ser feita de forma convencional, através de um corte na barriga.
Leia também: Cirurgia de vesícula: como é feita e como é a recuperação tuasaude.com/cirurgia-de-vesicula3. Dieta
A dieta para cálculo biliar deve ser feita com a orientação do nutricionista. Durante a dieta, é recomendado evitar bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura, como molhos prontos, abacate, coco, sorvete e biscoito.
Leia também: Dieta na crise de vesícula: o que comer, o que evitar (e cardápio) tuasaude.com/dieta-na-crise-de-vesicula4. Remédios caseiros
Alguns remédios caseiros, como chá de dente-de-leão, cúrcuma e cardo mariano, podem complementar o tratamento cálculo biliar ajudando a eliminar a pedra quando ela ainda é pequena.
Entretanto, o uso dos remédios caseiros deve ser feito somente com o conhecimento e/ou orientação do médico e não substitui o tratamento com medicamentos ou cirurgia.
Leia também: 6 remédios caseiros para pedra na vesícula tuasaude.com/remedio-caseiro-para-pedra-na-vesiculaPossíveis complicações
As possíveis complicações do cálculo biliar são colecistite, colangite, pancreatite e câncer de vesícula.
Além disso, quando o cálculo não é tratado, pode causar empiema vesicular, uma complicação grave da colecistite aguda, onde a vesícula biliar fica cheia de pus, ao invés de bile.
Leia também: Empiema: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/empiemaComo prevenir o cálculo biliar
Algumas dicas que podem ajudar a prevenir o cálculo biliar incluem:
- Consumir alimentos ricos em fibras, como frutas, cereais integrais, leguminosas e vegetais;
- Evitar alimentos ricos em gordura saturada, como embutidos, manteiga, bolachas e bacon;
- Ingerir alimentos ricos em gorduras saudáveis, como azeite de oliva, óleo de abacate e óleo de linhaça.
Além disso, praticar exercícios físicos regularmente também pode ajudar a reduzir a formação de cálculos biliares.