Calêndula: para que serve (e como fazer o chá)

Evidência científica

Calêndula é uma planta medicinal indicada para auxiliar no tratamento de queimaduras ou inflamações na pele, além de também poder ajudar a proteger o fígado, regular os níveis de açúcar no sangue e fortalecer o sistema imune.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Isso porque essa planta, também conhecida como bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada ou verrucária, possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, imunomoduladoras, cicatrizantes, hepatoprotetoras e antioxidantes.

O nome científico da calêndula é Calendula officinalis e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres e mercados, podendo ser usada na forma de chá, tintura ou pomada, de acordo com a orientação do médico ou fitoterapeuta

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Devido às suas propriedades, a calêndula serve para trazer diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

1. Acelera a cicatrização da pele

Sua capacidade para estimular a cicatrização é o principal benefício pelo qual a calêndula é conhecida, existindo vários estudos que comprovam seu efeito positivo na cicatrização de vários tipos de feridas, desde cortes até queimaduras.

Este efeito parece estar relacionado com suas propriedades anti-inflamatórias, calmantes e antimicrobianas, que além de diminuírem a dor e o inchaço no local, também evitam o desenvolvimento de microrganismos.

Além disso, outros estudos também têm demonstrado que a calêndula aumenta a circulação de sangue no local da ferida e estimula a formação de colágeno, que são dois pilares essenciais para uma boa cicatrização.

2. Protege o fígado

Segundo alguns estudos feitos em animais, o uso do extrato alcoólico de calêndula é capaz de proteger as células do fígado contra lesões causadas por pelo uso de alguns medicamentos, especialmente o paracetamol.

3. Combate infecções e inflamações na pele

Além de estimular a cicatrização, a calêndula também pode ser utilizada para complementar o tratamento de feridas infectadas, acne e eczema, já que possui uma forte ação antimicrobiana, capaz de eliminar fungos, bactérias e parasitas.

Dessa forma, o chá de calêndula frio pode ser uma boa opção para fazer a limpeza de feridas, por exemplo.

4. Regula os níveis de açúcar no sangue

As flores de calêndula contêm compostos que parecem aumentar a sensibilidade do organismo à insulina, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue se mantenham melhor controlados.

Além disso, o uso desta planta com antidiabéticos orais também pareceu aumentar a eficácia destes medicamentos, ajudando a controlar os níveis de açúcar em diabéticos.

5. Alivia inflamações das mucosas

Devido à sua forte ação anti-inflamatória, calmante e cicatrizante, a calêndula também pode ser usada para diminuir inflamações na boca, como aftas ou gengivite, assim como outras mucosas corporais.

Em algumas culturas, o chá de calêndula é também utilizado para aliviar os sintomas de problemas gástricos, no entanto, existem poucos estudos sobre este efeito.

6. Fortalece o sistema imune

A calêndula possui forte ação antioxidantes devido à sua composição rica em alcaloides, carotenoides e flavonoides, que são capazes de eliminar radicais livres e fortalecer o sistema imune.

Além disso, algumas investigações feitas em laboratório também observaram que o uso de extratos aquosos de calêndula também parecem aumentar a ativação dos linfócitos, que são células importantes do sistema imunológico.

7. Previne o desenvolvimento de cáries

A calêndula pode interferir na formação de cáries devido à sua ação antibacteriana contra o Streptococcus mutans, que é uma bactéria presente na boca que favorece a formação de cáries.

Existem alguns enxaguantes bucais que contém Calendula officinalis e que podem ser usados para manter a higiene oral, já que reduzem a placa bacteriana e previnem a irritação das gengivas.

Além disso, também possui atividade antifúngica contra Candida albicans, que é um fungo que pode provocar a candidíase oral.

Como usar a calêndula

A parte mais utilizada da calêndula são suas flores seca, que podem ser usadas para fazer chás, infusões, banhos, pomadas, cataplasmas ou tinturas.

Algumas das formas mais populares para usar a calêndula em casa incluem:

1. Chá de calêndula

O chá de calêndula pode ser usado para regular os níveis de açúcar no sangue, fortalecer o sistema imune ou proteger o fígado.

Ingredientes

  • 10 a 15 gramas de flores de calêndula;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver a água e desligar o fogo. Adicionar as flores de calêndula na água fervente, tapar e deixar repousar por cerca de 5 minutos.

Em seguida, coar e beber até 3 vezes ao dia.

É possível também usar uma gaze umedecida com esse chá para limpar uma ferida na pele.

2. Cataplasma de calêndula

O catapasma de calêndula pode ser usado sobre a pele para tratar feridas, úlceras, acne ou queimaduras, reduzindo a inflamação e acelerando a cicatrização.

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres de chá de flores de calêndula;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as flores de calêndula na água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Esperar amornar, coar e molhar uma compressa limpa e seca na infusão de calêndula, como uma gaze ou algodão, por exemplo.

Aplicar a compressa na área da pele afetada, 2 a 3 vezes ao dia, deixando agir por 30 minutos.

3. Gargarejo com calêndula

O gargarejo pode ser feito com o chá de calêndula morno, para aftas ou gengivite, por exemplo.

Assim, deve-se gargarejar o chá de calêndula por 30 segundos e repetir 3 a 5 vezes. Cuspir o chá em seguida.

4. Tintura de calêndula

A tintura de calêndula pode ser usada por via oral, sendo recomendado entre 20 a 40 gotas diluídos em água, 3 vezes ao dia, ou conforme orientação do médico ou fitoterapeuta.

Para uso sobre a pele, pode-se colocar cerca de 30 gotas em meia xícara de água morna e, em seguida, molhar uma compressa limpa e seca e aplicar sobre a pele afetada.

5. Óleo de calêndula

O óleo de calêndula pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais para ser usado sobre a pele, para hidratar, aliviar coceira ou irritação ou após picada de inseto, por exemplo.

Para usar o óleo de calêndula, é recomendado aplicar uma gotas na mão e passar sobre a região afetada massageando suavemente.

6. Pomada de calêndula

A pomada de calêndula pode ser usada para queimaduras de primeiro grau, queimaduras solares, feridas, picadas de insetos e até assaduras ocasionadas pela fralda do bebê.

O modo de uso da pomada de calêndula consiste na aplicação, 2 a 3 vezes ao dia, no local afetado, através de uma massagem, se possível, para que a pomada seja totalmente absorvida.

Para prevenir assadura no bebê, deve-se aplicar uma camada da pomada de calêndula, em toda região que tenha contato com a fralda, a cada troca de fraldas, após realizar a higienização da pele do bebê.

A pomada de calêndula também pode ser encontrada em algumas farmácias e lojas de produtos naturais, com o nome Weleda baby Calêndula, que pode conter outras substâncias naturais.

Possíveis efeitos colaterais

Embora seja raro, algumas pessoas podem apresentar sintomas de reação alérgica na pele, como vermelhidão, inchaço e coceira.

Nesses casos, deve-se lavar a pele com água fria para retirar a substância.

Quem não deve usar

A calêndula não deve ser usada por mulheres grávidas e em período de amamentação devido à falta de estudos que comprovem a sua segurança.

Crianças com menos de 6 anos não devem tomar o chá, fazer o cataplasma ou gargarejos, ou usar a tintura de calêndula.

Por conter álcool, a tintura de calêndula é contraindicada para pessoas em tratamento do alcoolismo ou que usam o remédio dissulfiram.