A calvície feminina é uma situação em que há queda de cabelo mais intensa que o normal, diminuição da espessura dos fios, diminuição da quantidade de cabelo na parte de cima da cabeça e aparecimento de regiões sem cabelo na cabeça.
A calvície feminina normalmente é hereditária, e pode surgir em qualquer fase da vida a partir da puberdade, porém é mais comum após os 40 anos, quando a menopausa se aproxima.
O tratamento da calvície feminina normalmente é feito com o uso de medicamentos como a espironolactona, que ajudam a regular os hormônios femininos, e minoxidil para estimular o crescimento dos fios, além de também ser indicada uma mudança nos hábitos alimentares.
Principais sintomas
Os principais sintomas de calvície feminina são:
- Queda de cabelo mais intensa que o habitual;
- Diminuição da espessura dos fios;
- Clareamento da cor do cabelo;
- Diminuição da quantidade de fios no centro da cabeça.
Além disso, pode ser notado o aparecimento de regiões sem cabelo na cabeça, sendo raro que as mulheres tenham perda total de cabelo, diferentemente dos homens. Veja mais sobre a calvície.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da calvície na mulher é feito pelo dermatologista a partir da avaliação do couro cabeludo da mulher, características do fio e áreas sem cabelo. Além disso, o médico deve levar em consideração outros fatores como irregularidade da menstruação, seborreia e presença de pelos no rosto.
No entanto, em alguns casos o médico pode pedir exames complementares para confirmar o diagnóstico, como a dermatoscopia, em que ele havia o couro cabeludo através de uma lupa especial, o tricograma, que avalia o fio do cabelo no microscópio, e a biópsia do couro cabeludo.
Marque uma consulta com o dermatologista mais próximo para avaliar o risco de calvície:
Principais causas
A calvície na mulher acontece principalmente devido a fatores genéticos e à alterações hormonais, sendo mais comum em mulheres na menopausa ou nas mulheres que possuem a síndrome dos ovários policísticos.
Tratamento da calvície na mulher
O tratamento da calvície feminina deve ser orientado pelo dermatologista e inclui mudanças na alimentação e uso de medicamentos, como espironolactona ou minoxidil, de acordo com a orientação do médico.
Também é necessário lavar o cabelo pelo menos 3 vezes por semana para evitar a seborreia, utilizando produtos adequados com pH neutro e sem sal, para não agredir o couro cabeludo. Outra dica é fazer massagem na cabeça com a ponta dos dedos ou pentear o cabelo diariamente por pelo menos 10 minutos, pois o atrito suave no couro cabeludo aumenta a circulação da região e melhora a nutrição dos fios.
Além disso, a alimentação deve ser rica nas vitaminas A, B12 e biotina, e minerais como zinco e ferro, que ajudam no fortalecimento dos fios e estimulam o crescimento do cabelo. Esses nutrientes podem ser encontrados principalmente em carnes, peixes, ovos, leite e derivados, amendoins e castanhas, e o nutricionista deve ser consultado para avaliar a necessidade de tomar suplementos vitamínicos.
Veja a seguir dicas de alimentos que fortalecem o cabelo e fazem os fios crescerem: