A camisinha é um método contraceptivo que serve para prevenir uma gravidez e para evitar a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis, porém, caso ela estoure, perde a eficácia, havendo o risco de gravidez e da transmissão de doenças.
Por esse motivo, é muito importante usar o preservativo corretamente e, para isso, deve ser colocado no momento certo, evitando usar se estiver vencido ou danificado.
O que fazer?
Se a camisinha romper, o ideal é que a mulher tome a pílula do dia seguinte, para evitar uma gravidez indesejada, caso não esteja a usar outro anticoncepcional, como a pílula anticoncepcional, anel vaginal ou DIU, por exemplo.
Relativamente às IST's, não há forma de evitar a transmissão, por isso, a pessoa deve estar atenta a possíveis sinais ou sintomas de IST's, de forma a ir ao médico atempadamente e evitar complicações.
Porque acontece?
Alguns dos fatores que podem levar ao rompimento do preservativo podem ser:
- Falta de lubrificação;
- Utilização de forma errada, como desenrolar o preservativo fora do pênis e colocá-lo depois; exercer muita pressão ou fazer muita força contra o pênis;
- Utilização de lubrificantes à base de óleo, que podem danificar o preservativo;
- Utilização de um preservativo com a validade vencida, com uma cor alterada ou que esteja muito grudento;
- Reutilização de preservativos;
- Utilização de preservativo masculino durante o período em que a mulher está a fazer tratamento com antifúngicos, como o miconazol ou econazol, que são substâncias que danificam o látex da camisinha.
Para esta última situação, existe a possibilidade de utilizar preservativos masculinos de outro material ou uma camisinha feminina. Veja como é a camisinha feminina e saiba como utilizar corretamente.
O que fazer para evitar que a camisinha estoure?
Para evitar que a camisinha estoure, a pessoa deve-se assegurar que ela está dentro do prazo de validade, que a embalagem não está danificada, e abrir a embalagem com as mãos, evitando utilizar objetos cortantes, os dentes ou as unhas.
A lubrificação também é muito importante para que o preservativo não rompa com a fricção, por isso, caso não seja suficiente, pode-se usar um lubrificante à base de água. Geralmente os preservativos já contêm lubrificante, porém, pode não ser suficiente.
Além disso, a utilização correta da camisinha também é muito importante. O homem deve colocá-la do lado correto assim que obter uma ereção, mas antes do pênis ter algum contato genital, oral ou anal.
Assista ao vídeo seguinte e saiba quais os erros mais comuns na hora de colocar a camisinha e como fazê-lo corretamente, passo-a-passo: