A camomila é uma ótima forma caseira para clarear os cabelos, deixando-os com um tom mais claro e dourado, pois possui na sua composição a apigenina que é um pigmento amarelo natural, e o azuleno, que é arroxeado, que além de clarear o cabelo, ajudam a diminuir a coloração amarelada oxidada dos cabelos tingidos de loiro.
A camomila é especialmente eficaz em cabelos de tons mais claros, como castanho-amarelado ou loiro-acastanhado, ou cabelos descoloridos, atuando sobre os pigmentos capilares do cabelo.
Assista ao vídeo a seguir e saiba como usar a camomila para clarear os cabelos:
CHÁ DE CAMOMILA: o melhor remédio natural para o estresse
11:05 | 183.835 visualizaçõesComo usar camomila para clarear o cabelo
Algumas formas de usar a camomila para clarear o cabelo são:
1. Chá de camomila forte
O chá forte de camomila é uma forma de usar essa planta medicinal para clarear os fios de cabelo, e deixar os cabelos com mais brilho, menos oleoso e mais hidratados.
Ingredientes:
- 1 xícara de flores secas de camomila ou 4 sachês de chá;
- 500 mL de água fervente.
Modo de preparo:
Adicionar as flores secas de camomila ou os sachés de chá de camomila na água fervente, tampar e deixar repousar até esfriar, durante aproximadamente 1 hora.
Quando o chá estiver completamente frio, enxaguar todo o cabelo com o chá forte, deixando atuar entre 20 a 25 minutos, para que possa fazer efeito. Passado esse tempo, deve-se lavar o cabelo como de costume, assegurando a sua hidratação com máscara ou condicionador no fim. Esta lavagem, deve ser feita regularmente, 1 vez por semana, para potencializar e manter o clareamento dos fios de cabelo.
2. Chá de camomila e leite
O chá de camomila feito em leite, é outra excelente opção que ajuda a clarear naturalmente os fios de cabelo, além de nutrir os cabelos. No entanto, devido ao leite, esse chá deve ser evitado por pessoas com cabelos oleosos, pois pode aumentar a oleosidade.
Ingredientes:
- 1 xícara de flores secas de camomila ou 3 ou 4 sachês de chá;
- 1 ou 2 copos de leite integral.
Modo de preparo:
Ferver o leite, retirar do fogo e adicionar a camomila. Tapar e deixar esfriar por completo. Esta mistura pode ser colocada em um borrifador, que se deve usar para aplicar o chá de camomila com leite sobre as mechas de cabelo. Depois de borrifar todo o cabelo, deve-se pentear cuidadosamente e deixar atuar durante cerca de 20 minutos, usando uma touca térmica para potenciar o efeito da mistura.
Após esse tempo, lavar os cabelos como de costume com shampoo e condicionador de uso habitual.
3. Shampoo de camomila caseiro
Para salientar os cabelos claros, pode-se preparar um shampoo com camomila, calêndula e raspas de limão, que pode ser usado diariamente.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de flores de camomila seca;
- 1 colher (de chá) de calêndula seca;
- 2 xícaras e meia de água;
- 6 colheres (de sopa) de sabão neutro ralado;
- 2 colheres (de sopa) de glicerina.
Modo de preparo:
Ferver a água, desligar o fogo e adicionar as ervas. Tampar e deixar repousar por cerca de 15 minutos. Coar e adicionar o sabão neutro ralado, com a solução de ervas ainda morna, mexendo bem para dissolver completamente o sabão neutro. Aguardar a mistura estar completamente morna e adicionar a glicerina. Esperar esfriar e adicionar o shampoo em um recipiente limpo e seco e usar para lavar os cabelos.
Esse shampoo pode ser usado no prazo de uma semana, ou durante um mês, caso seja guardado na geladeira.
4. Solução para realçar o cabelo loiro
Além do shampoo anterior, pode também ser usada uma solução preparada com as mesmas ervas, que vai realçar ainda mais o cabelo loiro.
Ingredientes:
- 3 colheres (de sopa) de flores de camomila seca;
- 3 colheres (de sopa) de calêndula seca;
- 500 mL de água.
Modo de preparo:
Ferver a água com a camomila e a calêndula em um recipiente tapado e depois retirar do lume e deixar em infusão até esfriar. Depois, coar e colocar em um recipiente limpo. Esta solução deve ser usada após lavagem com o shampoo de ervas, aplicando cerca de 125 mL no cabelo. O que restar desta solução pode ser conservado na geladeira até duas semanas, no máximo.