O que é
O câncer de cólon é um tipo de câncer que se desenvolve em uma parte do intestino grosso, chamada de cólon, e pode causar sintomas como sangue nas fezes, anemia, perda de peso e alteração da frequência de evacuação.
Este tumor surge devido a uma combinação de fatores que provocam a multiplicação anormal de células na parede do cólon no intestino grosso, sendo mais comum após os 45 anos e pode estar relacionado com pólipos do cólon. Entenda melhor o que é o cólon e a sua função.
Em caso de suspeita de câncer de cólon, é importante consultar um proctologista, gastroenterologista ou clínico geral, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento apropriado, que normalmente envolve a remoção do tumor por meio de cirurgia.
Principais sintomas
Os principais sinais e sintomas do câncer de cólon são:
- Dor no abdome;
- Sangue nas fezes;
- Anemia;
- Mudança da frequência de evacuação;
- Diarreia ou prisão de ventre;
- Perda de peso;
- Fraqueza.
Os sintomas do câncer de cólon são mais comuns nos estágios mais avançados da doença. Por isso, em caso de suspeita, especialmente em pessoas com mais de 45 anos, é importante consultar um proctologista, gastroenterologista ou clínico geral para uma avaliação detalhada.
Teste online de sintomas
Para saber o risco de câncer de cólon, selecione os seus sintomas:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o gastroenterologista.
Possíveis causas
O câncer de cólon é causado por alterações genéticas, que podem acontecer ao acaso ou ser herdadas dos pais. Essas alterações provocam a multiplicação anormal de células na parede do intestino grosso, normalmente formando um pólipo, que pode, ou não, virar câncer. Entenda melhor o que são pólipos no intestino.
Além disso, o risco de câncer de cólon é maior em pessoas que fumam, consomem álcool, carne vermelha ou processada e ingerem poucas verduras ou frutas.
Em caso de histórico familiar de câncer de cólon e doenças, como diabetes, doença de Crohn, retocolite ulcerativa e obesidade, o risco de câncer de cólon também é mais elevado.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de câncer de cólon normalmente é confirmado por meio da colonoscopia e da biópsia de alterações na parede do intestino que podem ser sinal de câncer.
No entanto, outros exames, como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, colonoscopia virtual ou retossigmoidoscopia, também podem ser usados inicialmente para identificar alterações suspeitas no intestino, principalmente em pessoas acima de 45 anos. Veja outros exames que podem identificar o câncer de intestino.
Como é feito o tratamento
O tratamento do câncer de cólon normalmente envolve a remoção do tumor por meio de cirurgia, no entanto, pode variar de acordo com características do câncer, como tamanho e envolvimento de outros órgãos. Algumas vezes, especialmente quando identificado nos estágios iniciais, é possível fazer a sua remoção durante a colonoscopia.
Além disso, em alguns casos, a quimioterapia pode ser indicada para garantir a eliminação das células cancerígenas após a remoção do tumor ou, caso a cirurgia não seja possível, como tratamento paliativo.
Câncer de cólon tem cura?
O câncer de cólon pode ser curado em alguns casos, principalmente quando identificado nos estágios iniciais. Além disso, a chance de cura é maior quando o tumor é pequeno, não invade toda a parede do intestino e não afeta outros órgãos.
Como prevenir
Para prevenir o câncer de cólon, é recomendado:
- Praticar atividade física regularmente;
- Aumentar a quantidade de fibras na alimentação;
- Consumir mais leite e derivados;
- Aumentar o consumo de peixes.
Além disso, para prevenir o câncer de cólon é recomendado parar de fumar e diminuir o consumo de álcool.