Câncer inguinal: o que é, sintomas, causas e tratamento

Câncer inguinal é um tumor maligno que afeta a região da virilha, causando sintomas como caroço ou nódulo na virilha, dor no local, febre ou perda de peso sem motivo aparente.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Oncologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse tipo de câncer geralmente é causado por metástase de outros tumores que se espalham para os linfonodos presentes na virilha, como nos casos de câncer de próstata, de pênis, melanoma ou câncer de vagina ou útero, por exemplo, mas também pode ser causado por linfoma na virilha.

O tratamento do câncer inguinal, também conhecido como câncer na virilha, é feito pelo oncologista e normalmente envolve quimioterapia, radioterapia ou terapia biológica, por exemplo, o que varia com o tipo de tumor que causou o câncer inguinal.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de câncer inguinal

Os principais sintomas de câncer inguinal são:

  • Caroço ou nódulo na virilha, que aumenta de tamanho ao longo do tempo;
  • Dor ou desconforto no local;
  • Febre;
  • Perda do apetite;
  • Perda de peso não intencional;
  • Inchaço em uma perna ou pé.

Além disso, outros sintomas podem estar presentes, o que varia com o tipo de tumor que causou o câncer inguinal, podendo ocorrer dificuldade para urinar, no caso de câncer de próstata, ou corrimento no caso de câncer de pênis ou de vagina, por exemplo.

No caso de linfoma na virilha, também podem surgir suor noturno ou cansaço excessivo. Saiba identificar os sintomas de linfoma.

Leia também: 12 sintomas que podem indicar câncer tuasaude.com/sintomas-de-cancer

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do câncer inguinal é feito pelo clínico geral, ginecologista, urologista ou oncologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e de câncer na região genital, pélvica ou abdominal e exame físico.

Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar uma biópsia do caroço na virilha para avaliar em laboratório e verificar a presença de células cancerígenas.

Leia também: 13 exames de sangue que detectam o câncer tuasaude.com/veja-quais-sao-os-exames-de-sangue-que-detectam-o-cancer

Além disso, outros exames podem ser solicitados, como ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou PET-CT. Saiba como é feito PET-CT.

Uma vez confirmado o diagnóstico do câncer inguinal, a pessoa é encaminhada para consulta com o oncologista para iniciar o tratamento.

Marque uma consulta com o oncologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas

As principais causas do câncer inguinal são metástases de outros tipos de câncer que se espalham para os linfonodos da região da virilha, sendo os principais:

Além disso, o câncer inguinal ou câncer de virilha, pode ser causado por linfoma, e nesse caso pode ter origem nos próprios linfonodos da virilha, não sendo causado por metástases de outros tumores.

Leia também: Metástase: o que é, sintomas, como acontece e tratamento tuasaude.com/metastase

Como é feito o tratamento

O tratamento do câncer inguinal deve ser feito com orientação do oncologista e varia de acordo com sua causa, se originou no próprio linfonodo da virilha ou se é metástase de outros tumores.

Assim, algumas opções de tratamento para o câncer inguinal são:

Além disso, no caso do linfoma na virilha, ainda podem ser indicados o tratamento com transplante de medula óssea ou terapia gênica, por exemplo.

Leia também: Câncer linfático: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/cancer-linfatico

Vídeos relacionados

Câncer de Próstata: o que todo Homem deve saber sobre sinais e sintomas

03:24 | 4.435 visualizações

Os sinais de CÂNCER DE INTESTINO que você não pode ignorar

05:02 | 29.222 visualizações

Como fazer o AUTOEXAME DO TESTÍCULO

04:31 | 402.972 visualizações

CÂNCER, QUIMIOTERAPIA e PRISÃO de VENTRE | Tati Comenta #01

12:43 | 25.406 visualizações

TRATAMENTO do CÂNCER: como aliviar os EFEITOS COLATERAIS

14:07 | 89.324 visualizações