Câncer nos rins é um tipo relativamente comum de câncer que causa sintomas como sangue na urina, dor constante no fundo das costas ou aumento da pressão arterial, por exemplo.
Esse tipo de câncer, também conhecido por câncer renal, afeta principalmente homens entre 55 e 75 anos de idade, e os sintomas normalmente surgem em fases mais avançadas do tumor.
Na presença de sintomas de câncer no rim, é recomendado consultar o nefrologista ou clínico geral, para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado orientado pelo oncologista, que pode ser feito com cirurgia ou imunoterapia, por exemplo.
Sintomas de câncer no rim
Os principais sintomas de câncer no rim são:
- Sangue na urina;
- Inchaço ou massa na região abdominal;
- Dor constante no fundo das costas;
- Cansaço em excesso;
- Perda de peso constante;
- Febre baixa constante.
Os sintomas de câncer no rim são pouco comuns na fase inicial da doença, mas à medida que há progressão do câncer, podem surgir alguns sintomas.
Além disso, como os rins são responsáveis por regular a pressão arterial e por participar na produção das células vermelhas do sangue (hemácias), também é comum uma alteração brusca nos valores da pressão arterial, assim como um aumento ou uma redução acentuada do número de hemácias no exame de sangue.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do câncer no rim é feito pelo clínico geral, nefrologista ou urologista por meio da avaliação dos sintomas, além de exames como ultrassom, raio X do tórax, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Marque uma consulta com o nefrologista na região mais próxima de você:
O ultrassom normalmente é o primeiro exame a ser pedido, pois ajuda a identificar e avaliar possíveis massas e cistos no rim, que possam indicar câncer.
Já os outros exames, podem ser feitos para confirmar o diagnóstico ou a evolução da doença.
Quem tem maior risco
O câncer de rim, além de ser mais comum em homens após os 60 anos, também é mais frequente em pessoas com:
- IMC superior a 30 Kg/m²;
- Histórico familiar de câncer de rim;
- Doenças genéticas, como síndrome de Von Hippel-Lindau;
- Hábito de fumar;
- Obesidade.
Além disso, quem precisa fazer tratamento com diálise para filtrar o sangue, devido a outros problemas nos rins, também tem maior risco de desenvolver este tipo de câncer.
Tipos de câncer nos rins
Os principais tipos de câncer nos rins são:
1. Carcinoma renal de células claras
O carcinoma renal de células claras é o tipo mais comum de câncer no rim e, geralmente, afeta apenas um rim.
Esse tipo de câncer renal, também conhecido como carcinoma de células renais, surge no túbulo contorcido proximal, que é uma estrutura dos rins responsável por remover impurezas do sangue.
2. Carcinoma papilar
O carcinoma papilar é o segundo tipo mais comum de câncer renal.
Esse tipo de câncer forma projeções pequenas, semelhantes a dedos, por isso o nome papilar.
3. Carcinoma renal cromófobo
O carcinoma renal cromófobo, ou carcinoma de células renais cromófobo, é o terceiro tipo mais comum de câncer renal, se originando nas células intercalares dos dutos coletores.
4. Carcinoma renal de ductos coletores
O carcinoma renal de ductos coletores, também conhecido como carcinoma renal dos ductos de Bellini, é um tipo mais raro de câncer renal e afeta os tubo de Bellini, responsáveis por transportar a urina para a pelve renal e ureter.
Além disso, esses tubos são responsáveis pela absorção de água e equilíbrio de eletrólitos, por exemplo.
5. Carcinoma renal sarcomatoide
O carcinoma renal sarcomatoide é um dos tipos mais agressivos de câncer renal, sendo muito parecido com o carcinoma de renal de células claras.
6. Tumor de Wilms
O tumor de Wilms é um tipo de câncer no rim, mais comum em crianças entre 2 e 5 anos, podendo afetar um ou os dois rins. Saiba mais sobre o tumor de Wilms.
7. Carcinoma urotelial
O carcinoma urotelial, ou carcinoma renal de células transicionais, é um tipo de câncer no rim que afeta a pelve renal, que é a parte do rim responsável por coletar a urina antes de ir para a bexiga.
Como é feito o tratamento
O tratamento do câncer no rim depende do tamanho e desenvolvimento do tumor, mas as principais formas de tratamento incluem:
1. Cirurgia
É feita em quase todos os casos e ajuda a remover a parte afetada do rim.
Por isso, quando o câncer é identificado numa fase inicial, a cirurgia pode ser a única forma de tratamento necessária, uma vez que pode ser capaz de remover todas as células cancerígenas e curar o câncer.
Já nos casos mais avançados de câncer, a cirurgia pode ser usada juntamente com a radioterapia, por exemplo, para reduzir o tamanho do tumor e facilitar o tratamento.
2. Terapia biológica
Neste tipo de tratamento são usados remédios, como sunitinib, pazopanib ou axitinib, que fortalecem o sistema imune e facilitam a eliminação das células do câncer.
Porém, este tipo de tratamento não é eficaz em todos os casos e, por isso, o médico pode precisar fazer varias avaliações durante o tratamento para adequar doses e, até, interromper o uso destes medicamentos.