Capsaicina é um extrato de plantas da família Solanaceae usado na medicina na forma de cremes ou loções para o tratamento da artrite ou osteoartrose devido suas propriedades analgésicas.
Esse remédio reduz e previne a produção de substância P nas articulações, responsável pela inflamação, e assim bloqueia os impulsos nervosos que levam o sinal da dor ao cérebro, aliviando a dor e a sensibilidade no local.
A capsaicina pode ser encontrada em farmácias ou drogarias com o nome comercial Moment e deve ser usada somente com indicação médica.
Para que serve
A capsaicina creme ou loção é indicada para:
- Artrite reumatoide;
- Artrose;
- Neuropatia diabética periférica dolorosa;
- Dor neuropática causada pela Herpes zoster.
Além disso, esse remédio pode ser indicado para outros tipos de dor neurogênica, como a neuralgia pós-herpética, por exemplo.
Onde encontrar a capsaicina?
Além de poder ser encontrada na forma de cremes ou loções, a capsaicina pode ser encontrada em pimentas, como a pimenta caiena ou pimenta do reino, por exemplo, usadas como condimento na alimentação. Veja os benefícios e como usar a pimenta caiena e a pimenta do reino.
Como usar
A capsaicina creme ou loção deve ser usada somente externamente, sobre a pele.
1. Capsaicina creme
A capsaicina creme pode ser encontrada em diferentes concentrações de 0,075% e 0,025%, em bisnagas de 50 g.
Para usar a capsaicina creme em adultos, deve-se aplicar uma fina camada da pomada sobre a pele da região afetada, de 3 a 4 vezes por dia, massageando suavemente até completa absorção do creme.
É importante lavar as mãos em seguida com água e sabonete. Caso o creme de capsaicina seja usado para artrite ou artrose nas mãos, deve-se aplicar a pomada, aguardar 30 minutos e depois lavar as mãos.
Para neuralgia pós herpética, o creme de capsaicina só deve ser usado após a cicatrização das feridas.
2. Capsaicina loção
A capsaicina loção tópica é encontrada na concentração 0,025% em frascos de 60 mL.
A posologia recomendada da loção tópica de capsaicina para adultos é de aplicar uma camada fina da loção na região afetada de 3 a 4 vezes por dia. Lavar as mãos em seguida.
Cuidados durante o tratamento
Durante o tratamento dom a capsaicina creme ou loção, deve-se ter alguns cuidados, como:
- Lavar as mãos em seguida da aplicação, com água e sabonete;
- Lavar as mãos após 30 minutos, quando a o creme ou a loção são usados para artrose ou artrite nas mãos;
- Evitar o contato do creme ou loção com os olhos;
- Não aplicar em mucosas;
- Não aplicar o creme ou a loção na pele irritada, com feridas ou lesões abertas;
- Não inalar ou cheirar os resíduos de creme seco ou da loção aplicados na pele, pois pode provocar tosse, espirros e irritação respiratória;
- Não cobrir a área da pele tratada, a menos que tenha sido orientado pelo médico.
Além disso, é recomendado consultar o médico novamente caso não ocorra melhora dos sintomas após 7 dias de tratamento.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da capsaicina creme ou loção tópica são sensação de queimação e vermelhidão no local da aplicação, que normalmente desaparece após alguns dias.
Além disso, também podem surgir coceira, urticária, bolhas, inchaço, inflamação, exfoliação, dermatite de contato ou pele seca no local da aplicação.
A capsaicina também pode causar pressão alta, nasofaringite, sinusite, bronquite, náuseas, taquicardia, bloqueio átrio-ventricular, tosse, irritação na garganta, espasmos musculares ou dor nas extremidades.
Quem não deve usar
A capsaicina creme não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos e a loção tópica não deve ser usada por menores de 12 anos
Além disso, a capsaicina creme ou loção não deve ser usada na pele com feridas, irritação ou lesões abertas, ou por pessoas que tenham alergia à capsaicina ou qualquer outro componente da fórmula.
Durante a gravidez ou amamentação, o creme ou loção de capsaicina só deve ser usado se indicado pelo médico.
A capsaicina deve ser usada com cautela por pessoas que usam anticoagulantes, pois pode aumentar o risco de sangramentos.
Da mesma forma, a capsaicina deve ser usada com cautela por pessoas que usam remédios para pressão alta inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) como captopril, enalapril ou lisinopril, por exemplo, pois pode aumentar o risco de tosse.
Por conter álcool etílico na sua composição, a capsaicina creme ou loção tópica não deve ser usada por pessoas em tratamento com o remédio dissulfiram.