O exame de captura híbrida é um teste molecular que pode ser indicado para investigar a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), tanto em mulheres como em homens.
Esse exame permite identificar a presença de 13 tipos de HPV de alto risco e 5 tipos de HPV de baixo risco, o que é útil para avaliar o risco de desenvolver câncer de colo de útero, pênis ou ânus e a necessidade de tratamento.
O exame de captura híbrida é normalmente indicado quando são identificados sinais e sintomas de infecção pelo HPV, como verrugas e lesões na região genital, ardor e coceira na região. Veja como reconhecer a infecção pelo HPV.
Para que serve
O exame de captura híbrida de HPV, serve para identificar diversos tipos de HPV e classificá-los em dois grupos:
- Grupo de baixo risco (grupo A): não causam câncer e são 5 tipos;
- Grupo de alto risco (grupo B): podem causar câncer e são 13 tipos.
Esse exame serve para identificar se o HPV é de alto risco ou baixo risco para câncer, mas não identifica o tipo exato de vírus, nem a carga viral.
Quando é indicado
O exame de captura hibrida é indicado nas seguintes situações:
- Mulheres que tiveram alguma alteração no exame de papanicolau;
- Pessoas que estejam dentro do grupo de risco de pegar HPV;
- Pessoas que têm muitos parceiros sexuais;
- Homens que tiveram alterações na peniscopia ou anuscopia.
O exame de captura híbrida HPV deve ser feito com indicação do ginecologista, urologista ou proctologista após exame físico e resultados de outros exames para HPV. Veja os principais exames para HPV.
Como se preparar para o exame
Para realizar o exame de captura híbrida, deve-se evitar relações sexuais 3 dias antes do exame.
No caso de mulheres, também é recomendado não estar menstruada e não ter usado nenhum tipo de ducha ou lavagem vaginal durante 1 semana, pois estes fatores interferir no resultado do exame.
Já para homens, em caso de coleta através da uretra, também deve-se estar há pelo menos 4 horas sem urinar e em caso de coleta através do pênis, estar um mínimo de 8 horas sem higiene local.
Como é feito o exame
O exame de captura híbrida é feito pelo ginecologista, urologista ou proctologista através da raspagem de uma pequena amostra de:
- Muco vaginal no colo do útero, vagina ou vulva, em mulheres;
- Secreção anal ou bucal, em mulheres ou homens;
- Secreções da glande, uretra ou pênis, em homens.
O material recolhido é colocado em um tubo de ensaio e enviado para o laboratório para análise.
O exame de captura híbrida não dói, mas a pessoa pode sentir algum desconforto no momento da coleta.
Resultado da captura híbrida para HPV
O resultado da captura híbrida é dado pela relação RLU/PC, sendo os principais:
É importante que o resultado do exame seja avaliado pelo médico, que deve levar em consideração os sintomas apresentados pela pessoa.
No caso de ter sido identificado resultado positivo para o grupo B, pode ser também indicada a realização de biópsia com o objetivo de verificar se há risco de progressão para câncer de colo de útero, pênis ou ânus.