Carbinoxamina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Carbinoxamina é um antialérgico que ajuda a combater os sintomas de gripes e resfriados sintomas como febre, dor de cabeça ou nariz escorrendo ou entupido, sendo geralmente encontrado em associação com outras substâncias, como paracetamol e fenilefrina.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esse remédio é comercializado na forma de comprimidos ou solução oral com os nomes comerciais Naldecon Noite, Benegripe Multi, Fluviral Noite, Neolefrin e Nasaliv, por exemplo.

A carbinoxamina, ou maleato de carbinoxamina, deve ser usada com a orientação de um clínico geral ou otorrinolaringologista, pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico de acordo com a condição a ser tratada.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A carbinoxamina é indicada para aliviar os sintomas de gripes e resfriados, como febre ou gripes dor de cabeça, sendo normalmente encontrada em associação com paracetamol e fenilefrina.

A carbinoxamina age bloqueando a a ação da histamina no corpo que é responsável por sintomas de nariz entupido ou escorrendo, o paracetamol tem ação analgésica e antifebril e a fenilefrina tem efeito descongestionante nasal.

O uso da carbinoxamina, paracetamol e fenilefrina deve ser feito com indicação do clínico geral ou otorrinolaringologista, pelo tempo de tratamento orientado pelo médico.

Marque uma consulta com um clínico geral na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como tomar

A carbinoxamina é encontrada associada com outras substâncias, na forma de comprimidos ou solução oral.

1. Carbinoxamina comprimidos

O Fluviral Noite, Neolefrin ou Naldecon Noite contêm 2 tipos de comprimidos na cartela, sendo 1 comprimido laranja com carbinoxamina 4 mg e paracetamol 400 mg, e 1 comprimido amarelo contendo fenilefrina 20 mg e paracetamol 400 mg.

Esses comprimidos são indicados somente para adultos ou crianças com mais de 12 anos, sendo geralmente recomendada a dose de 2 comprimidos (1 amarelo e 1 laranja), a cada 8 horas, não devendo exceder 3 doses em 24 horas.

O tempo de tratamento deve ser orientado pelo médico, sendo que de forma geral, para dor não deve exceder 10 dias de tratamento, e para febre e sintomas de gripe, não deve ser usado por mais de 3 dias.

2. Carbinoxamina solução oral

A solução oral de carbinoxamina 0,13 mg/mL, fenilefrina 0,33 mg/mL e paracetamol 13,30 mg/mL (Benegripe Multi), é recomendada para adultos ou crianças com mais de 2 anos.

A dose normalmente recomendada do Benegripe Multi para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 30 mL (1 copo dosador), a cada 6 horas e após as refeições. Não se deve ultrapassar 4 doses por dia.

A solução para crianças de 2 a 12 anos, deve ser usada a cada 6 horas e a dose varia conforme o peso corporal, devendo ser calculada pelo pediatra. 

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns dos medicamentos contendo a carbinoxamina são náusea, sonolência, tontura, insônia, boca e nariz secos, hipotermia, perda do apetite, palpitação, nervosismo, tremores, vômito, diarreia e dor de cabeça.

Mais raramente, o uso prolongado dos medicamentos com carbinoxamina podem causar aumento do volume de urina, falta de ar, dor, ardor ou desconforto ao urinar, trombocitopenia, neutropenia, agranulocitose, anemia hemolítica e metahemoglobinemia, aumento de enzimas hepáticas e aplasia medular.

Além disso, o uso prolongado pode causar necrose papilar renal, aumento da pressão arterial e reações alérgicas graves, incluindo vermelhidão, pequenas bolhas na pele e erupção cutânea. Se ocorrer alguma dessas reações, interrompa o uso e procure ajuda médica imediatamente.

Quem não pode usar

A carbinoxamina não deve ser usada por mulheres grávidas ou em período de amamentação. Assim como não é indicada para crianças menores de 2 anos.

Os medicamentos contendo carbinoxamina não são indicados para pessoas que tenham alergia a qualquer componente da fórmula, ou que tenham asma, úlcera péptica, glaucoma de ângulo estreito, pressão alta grave, doença hepática ou renal, ou que usam medicamentos inibidores da monoamina oxidase, como isocarboxazida e moclobemida.

A carbinoxamina pode causar leve sonolência em algumas pessoas. Por isso, é recomendado evitar conduzir ou executar trabalhos mecânicos que precisam de atenção até que essa possível reação seja descartada.

Pessoas que estejam usando remédios depressores no sistema nervoso central, como outros anti-histamínicos, antialérgicos, tranquilizantes, sedativos, anestésicos ou relaxantes musculares ou anticonvulsivantes, devem sempre conversar com um médico antes de usar os medicamentos contendo carbinoxamina.

Vídeos relacionados

Como parar de TOSSIR sem remédio

05:01 | 275.015 visualizações

COMO FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO

04:24 | 222.577 visualizações

Os Melhores Alimentos para a GRIPE

03:14 | 613.969 visualizações