Caroço na língua: o que pode ser (e o que fazer)

O caroço na língua é um sinal que pode ser provocado por situações como papilite lingual transitória, candidíase oral, mucocele e, mais raramente, pode estar relacionado com o câncer de língua.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Conforme a causa dessa condição, o caroço na língua também pode vir acompanhado de sintomas como dor, ardência, sensação de queimação ou formigamento, sangramento sem motivo aparente e dor de garganta.

Na presença de caroços na língua, é aconselhado consultar o clínico geral, cirurgião buco-maxilo-facial ou dentista, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito com bochechos com antissépticos ou água com sal e o uso de medicamentos antibióticos e corticoides, por exemplo.

Médica avalia língua de uma menina

Principais causas

As principais causas de caroço na língua são:

1. Papilite lingual transitória

A papilite lingual transitória é uma inflamação das papilas fungiformes da língua, que causa sintomas como caroços brancos ou vermelhos na língua, dor, sensação de queimação ou formigamento.

Essa inflamação pode ser causada por traumas na língua, uso de aparelhos ortodônticos, hábito de fumar, alterações hormonais e infecções virais, por exemplo.

O que fazer: o médico pode prescrever o uso de antissépticos, anestésicos e corticoides orais. Além disso, é aconselhado também priorizar alimentos e bebidas frios, e fazer bochechos com água e sal. Entenda melhor como deve ser o tratamento da papilite lingual transitória.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Câncer de língua

O câncer de língua é um tipo raro de tumor que causa sintomas como caroço na língua, feridas, mancha vermelha ou branca, dor na região que não melhora ao longo do tempo, mau hálito, desconforto para engolir, dormência na boca e sangramento sem motivo aparente.

O que fazer: o tratamento varia conforme a localização do tumor e da extensão da doença, sendo normalmente realizada cirurgia para remover as células malignas ou radioterapia. Nos casos mais avançados, o médico pode recomendar a realização em conjunto de quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e cirurgia.

3. Candidíase oral

A candidíase oral é uma infecção causada pelo excesso de fungo Candida albicans na boca, provocando o surgimento de placas, bolinhas ou caroços brancos na língua e bochecha, além de dor ou ardência nas regiões afetadas. Conheça melhor os sintomas da candidíase oral.

O que fazer: o tratamento deve ser indicado pelo clínico geral, dentista ou pediatra, podendo ser feito em casa através da aplicação de antifúngicos na forma de gel, líquido ou enxaguante bucal, como a nistatina.

Além disso, é importante também ter alguns cuidados, como escovar os dentes pelo menos 3 vezes por dia com escova de dentes de cerdas macias e evitar comer alimentos gordurosos ou com açúcar, pois favorecem o desenvolvimento e a proliferação dos fungos.

4. Sialolitíase

A sialolitíase é uma condição onde acontece a formação de pedras nas glândulas salivares, bloqueando o fluxo de saliva e causando o surgimento de um caroço dolorido debaixo da língua, dificuldades para engolir e abrir a boca, e dor ou inchaço na região da mandíbula ou ao redor da orelha.

O que fazer: geralmente as pedras desaparecem sozinhas. Além disso, pode-se também ajudar a empurrar as pedras para fora do duto salivar ao beber bastante água, massagear a região ou chupar gotas de limão ou consumir outro alimento azedo para estimular a produção de saliva.

Em casos de inflamação, o médico também poderá prescrever remédios antibióticos. Quando os tratamentos anteriores não funcionarem ou quando a pedra for muito grande, o médico pode tentar retirar a pedra em consultório ou recomendar uma cirurgia.

5. Sífilis

A sífilis na boca é transmitida através do sexo oral desprotegido com uma pessoa infectada pela bactéria Treponema pallidum, podendo levar ao surgimento um caroço duro na língua ou qualquer outra parte de boca, ferida no lábio ou língua, dor de cabeça ou dor de garganta. Conheça todos os sintomas da sífilis na boca.

O que fazer: o tratamento deve ser feito pelo infectologista ou clínico geral, com o uso de antibióticos, como penicilina G benzatina, tetraciclina ou doxiciclina, para eliminar a bactéria.

6. Mucocele

O caroço na língua redondo, macio e cheio de líquido, é um possível sintoma da mucocele, ou cisto mucoso, que é uma condição geralmente causada por uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução.

Além da língua, o caroço causado pela mucocele também pode surgir no céu da boca, nos lábios ou na gengiva, por exemplo.

O que fazer: Geralmente, a mucocele não precisa de tratamento, curando de forma natural. No entanto, quando a lesão cresce demais ou quando não há regressão natural, o médico pode indicar a realização de uma pequena cirurgia para retirar a glândula salivar afetada e diminuir o inchaço.

Vídeos relacionados

Tudo que precisa saber sobre SÍFILIS

08:49 | 114.458 visualizações

3 DICAS PARA AUMENTAR A SAÚDE DOS DENTES

02:00 | 30.170 visualizações