O caroço nas costas pode ser sinal de lipoma, cisto sebáceo, furúnculo ou câncer, apesar de ser pouco frequente.
Na maioria dos casos, a presença de caroço nas costas não é um motivo de preocupação, no entanto é importante que se tenha atenção às características do caroço, já que pode crescer ou causar dor.
Apesar de normalmente não ser sinal de gravidade, o ideal é que sempre se consulte um dermatologista ou um clínico geral para que seja possível identificar a causa do caroço nas costas e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado se houver necessidade, evitando complicações.
Principais causas
As principais causas de caroço nas costas são:
1. Cisto sebáceo
O cisto sebáceo é um tipo de caroço que se forma sob a pele, que é composto por sebo. Este tipo de caroço é geralmente macio, pode mover-se ao toque e geralmente não dói, a não ser que fique inflamado e nestes casos torna-se vermelho, quente, sensível ao toque e dolorido, requerendo tratamento médico. Saiba como identificar o cisto sebáceo.
Como tratar: geralmente não é necessário qualquer tratamento para o cisto sebáceo. No entanto, caso se torne incômodo, cresça mais de 1 centímetro de diâmetro ou provoque dor devido a uma inflamação ou infecção, deve ser removido através de cirurgia, que pode ser realizada no consultório medico, sob anestesia local. Além disso, pode ainda ser necessário tomar um antibiótico cerca de uma semana antes para evitar infecções.
2. Lipoma
O lipoma é um tipo de caroço de forma arredondada, composto por células de gordura, que surge na pele e cresce lentamente. Este tipo de caroço geralmente não dói nem se transforma em câncer. Saiba como identificar o lipoma.
Como tratar: o tratamento do lipoma consiste na realização de uma cirurgia para remoção com anestesia local. Nos dias seguintes à cirurgia, pode ser aplicado um óleo ou um creme cicatrizante sobre a cicatriz.
3. Furúnculo
O furúnculo é a infecção na raiz do pelo, que origina um caroço avermelhado, quente e dolorido, com a presença de pus, semelhante a uma espinha, que geralmente desaparece ao fim de alguns dias. No entanto, se o furúnculo não melhorar em duas semanas, é recomendado consultar o dermatologista ou médico de família para tratar o problema. Faça o teste para saber se tem um furúnculo.
Como tratar: para o furúnculo, deve-se levar a região todos os dias com água e sabão antisséptico e aplicar compressas de água morna na região, que ajudam a retirar o pus. Se o problema persistir, deve-se consultar o dermatologista ou médico de família para iniciar o uso de pomadas antibióticas ou uso de antibióticos em comprimidos, a depender do tamanho e se houverem outros.
Além disso, deve-se evitar espremer ou estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros locais da pele.
4. Verrugas
As verrugas são pequenas lesões na pele que, de forma geral, são inofensivos, podendo surgir em pessoas de qualquer idade e em qualquer parte do corpo.
De forma geral, as verrugas são firmes e possuem uma superfície rugosa, podendo ser redonda ou irregular e ter cerca de 1 cm.
Como tratar: é importante que o dermatologista seja consultado para que seja feita a avaliação das verrugas e, assim, seja verificada a necessidade de realizar tratamento, o que pode ser feito através da sua remoção com laser, fita adesiva ou crioterapia. Veja o que fazer para tratar as verrugas.
5. Câncer
Em casos muito raros, o surgimento de um caroço nas costas pode ser sinal de carcinoma basocelular, que é um tipo de câncer que surge como pequenas manchas que crescem lentamente ao longo do tempo, mas que não afetam outros órgãos além da pele.
Este tipo de câncer desenvolve-se geralmente em locais mais expostos à luz solar e caracteriza-se por uma pequena elevação na pele, com a aparência de uma ferida que não cicatriza ou que sangra repetidamente, de cor rosada ou acastanhada, onde pode ser possível observar vasos sanguíneos. Saiba mais sobre esta doença.
Como tratar: os sinais devem ser observados por um dermatologista e se necessário, ele pode realizar uma biópsia para avaliar se existem células malignas. O tratamento consiste numa cirurgia a laser ou com aplicação de frio no local da lesão, para eliminar e remover as células malignas. Posteriormente à cirurgia, devem ser feitos exames com regularidade para avaliar se o câncer continua crescendo ou se ficou curado.
Quando a cirurgia não resulta ou são muitas as lesões, pode ser necessário fazer algumas sessões de radioterapia ou quimioterapia.
Quando ir ao médico
Geralmente, o aparecimento de um caroço atrás das costas não é motivo para preocupação, no entanto, é aconselhável consultar um dermatologista se o caroço:
- Crescer;
- Drenar pus;
- For doloroso, vermelho e quente ao toque;
- For duro ao toque e não se mover;
- Voltar a crescer depois de ser removido.
Além disso, se ocorrer inchaço dos lados do pescoço, axila ou virilha que não desaparece com o tempo, deve-se também informar o médico.