Caroço no céu da boca: 8 causas e o que fazer

O caroço no céu da boca pode ser sinal de torus palatino, aftas ou mucocele, sendo consideradas causas mais leves, ou ser sinal fibrose, papiloma escamosa, pênfigo vulgar ou câncer de boca, que são situações mais graves e que necessita de tratamento médico adequado.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

É importante consultar o otorrinolaringologista ou clínico geral quando também surgem outros sintomas, além do caroço no céu da boca, como dor, sangramento ou o feridas nas bochechas, gengivas, lábios, língua, garganta ou céu da boca, por exemplo. Conheça outras causas de feridas no céu da boca.

O caroço no céu da boca em alguns casos não representa nada grave, podendo desaparecer espontaneamente. No entanto, caso não o caroço não desapareça com o tempo ou haja sangramento, é importante consultar o clínico geral ou o dentista para que seja diagnosticada sua causa e iniciado o tratamento mais adequado que pode ser feito com uso de remédios, terapia a laser ou cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de caroço no céu da boca são:

1. Câncer de boca

O câncer de boca é a causa mais comum de surgimento de caroço no céu da boca. Além da presença de caroço no céu na boca, o câncer de boca é caracterizado pela presença de feridas e manchas vermelhas na boca que não cicatrizam, dor de garganta, dificuldade para falar e mastigar, mal hálito e perda súbita de peso. Saiba como identificar o câncer de boca.

O câncer de boca é mais frequente em homens com mais de 45 anos e que costumam beber e fumar em excesso, usam próteses que estão mal colocadas ou que realizam incorretamente a higiene bucal. Esse tipo de câncer não costuma doer na fase inicial, mas caso não seja identificado e tratado rapidamente, pode ser fatal.

O que fazer: na presença de sinais e sintomas de câncer de boca, é importante consultar o clínico geral ou o dentista para que se possa fazer o diagnóstico. O tratamento para câncer de boca é feito a partir da remoção do tumor e, seguida, sessões de quimioterapia ou radioterapia. Veja algumas opções de tratamento para câncer de boca.

2. Torus palatino

O torus palatino é um crescimento ósseo no meio do céu da boca, que forma um caroço duro, liso ou irregular, e que pode crescer lentamente ao longo da vida, e atrapalhar a mordida ou a mastigação.

O torus palatino não causa dor e normalmente não representa nada grave, no entanto, à medida que cresce pode causar desconforto.

O que fazer: caso seja verificada a presença de um caroço duro no céu da boca, é importante consultar o clínico geral ou dentista para que seja feito o diagnóstico e indicado se há necessidade ou não de remoção cirúrgica.

3. Aftas

As aftas são bolhas ou feridas na boca esbranquiçadas, de formato oval e que possuem menos de 1 cm de diâmetro, podendo surgir no céu da boca, lábios, gengiva, bochechas, língua ou garganta, causando dor desconforto e dificuldade para comer e falar.

As aftas podem surgir devido a diversas situações, como estresse, doença autoimune, alteração do pH boca e deficiência de vitaminas, por exemplo. Conheça outras causas de afta.

O que fazer: geralmente as aftas desaparecem espontaneamente dentro de 5 a 10 dias, no entanto, caso esteja causando desconforto ou não desapareçam, é importante consultar o dentista ou o clínico geral para que possa ser identificada a causa e indicado o melhor tratamento que pode ser feito com remédios aplicados diretamente na afta, como anti-inflamatórios, anestésicos ou antissépticos.

Além disso, podem ser feitos bochechos com água morna e sal 3 vezes ao dia ou chupar gelo, já que ajuda a aliviar a dor e a inflamação. É importante também evitar o consumo de alimentos muito ácidos, como kiwi, tomate ou abacaxi, por exemplo, pois podem causar mais inflamação e, consequentemente, mais desconforto. Saiba como acabar com a afta definitivamente.

4. Mucocele

A mucocele é um cisto de muco benigno que ocorre devido a obstrução das glândulas salivares ou traumas na boca levando a formação de um caroço no céu da boca, lábio, língua ou bochecha, redondo, áspero, avermelhado e cheio de líquido dentro.

A mucocele não é grave e geralmente não causa dor, a não ser quando há algum outro ferimento associado.

O que fazer: o caroço normalmente desaparece em poucos dias, não sendo necessário tratamento. No entanto, quando cresce demais ou não desaparece, é importante ir ao dentista para que possa ser removido por meio de um pequeno procedimento cirúrgico para tirar a glândula salivar e diminuir o inchaço. Saiba como é feita a remoção da mucocele.

5. Pênfigo vulgar

O pênfigo vulgar é uma doença autoimune rara em que o sistema imunológico produz anticorpos que atacam e destroem as células da mucosa da boca, formando bolhas ou feridas no céu da boca, que causam dor, ardor e sensação de queimação, e, ao desaparecer, deixam manchas escuras que permanecem por vários meses.

Geralmente, as bolhas começam na boca ou na garganta e muitas vezes são confundidas com aftas, mas que em seguida podem surgir na pele e nas mucosas como nariz, olhos, órgãos genitais, ânus ou esôfago. Essas bolhas podem se romper e levar ao surgimento de úlceras.

O que fazer: o pênfigo vulgar é uma doença grave e que precisa ser tratado, por isso, ao surgirem os primeiros sinais da doença é importante consultar o clínico geral ou dermatologista para que possa ser iniciado o tratamento, que normalmente é feito com o uso de corticoides, imunossupressores ou antibióticos. Veja todas as opções de tratamento para o pênfigo vulgar.

6. Fibrose

A fibrose é um crescimento excessivo dos tecidos da gengiva, que pode causar formação de um caroço no céu da boca, mas que também pode surgir em qualquer outra parte da boca, causando inchaço e dor.

Esse tipo de fibrose pode ser causado pela má higienização da boca ou até mesmo por fatores genéticos.

O que fazer: deve-se consultar o dentista para que seja realizado um raio X da boca e identificada a fibrose. Assim, o dentista pode recomendar o tratamento mais adequado, que geralmente é feito através da remoção cirúrgica do tecido fibroso da boca.

7. Papiloma escamoso

O papiloma escamoso é uma infecção causada pelo vírus do papiloma humano (HPV), que pode causar o surgimento de um caroço ou nódulo com aspecto de couve flor no céu da boca, mas também pode surgir na bochecha, língua ou lábios, e geralmente surge lentamente e não causa dor.

O HPV é uma infecção transmitida através do sexo oral desprotegido e pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer na boca, pescoço ou faringe.

O que fazer: o tratamento do papiloma escamoso deve ser orientado pelo clínico geral ou dentista que podem indicar a terapia a laser, cirurgia ou uso de remédios como ácido tricloro acético a 70 ou 90% ou interferon alpha. Entenda como é feito o tratamento do HPV oral.

8. Hiperdontia

A hiperdontia é o desenvolvimento de mais dentes do que o normal, e geralmente, afeta o céu da boca, formando um caroço atrás dos dois dentes da frente ou também no céu da boca. O surgimento desse dente extra pode causar sintomas como dor no rosto, mandíbula ou dor de cabeça.

O que fazer: deve-se consultar o dentista que pode diagnosticar o dente extra através de um raio X odontológico e, caso necessário, fazer a remoção cirúrgica do dente.

Vídeos relacionados

TRATAMENTO do CÂNCER: como aliviar os EFEITOS COLATERAIS

14:07 | 89.323 visualizações

3 DICAS PARA AUMENTAR A SAÚDE DOS DENTES

02:00 | 30.170 visualizações

HPV - o que é e como se trata

02:57 | 877.468 visualizações