Carotenemia: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em abril 2024

Carotenemia é a cor amarelada ou alaranjada da pele devido a elevados níveis de caroteno no sangue e que, inicialmente, afeta partes do corpo como palma das mãos, planta dos pés, nariz e/ou testa antes de progredir para o restante da pele.

Carotenos, ou carotenoides, são pigmentos naturalmente encontrados em plantas e que estão presentes em muitos alimentos, como cenoura, laranja ou brócolis. O seu consumo excessivo é a principal causa de carotenemia.

Leia também: Carotenóides: o que são, tipos e alimentos ricos tuasaude.com/carotenoides

Em caso de suspeita de carotenemia, é recomendado consultar um clínico geral para confirmar o diagnóstico. Esta é uma condição benigna e o seu tratamento normalmente envolve diminuir o consumo de alimentos com alto teor de caroteno.

Mulher dando papa de cenoura para o bebê

Principais sintomas

O principal sintoma da carotenemia é a mudança de cor da pele, que passa apresentar um tom amarelo ou laranja e, inicialmente, afeta partes do corpo como as palmas das mãos, planta dos pés, testa ou nariz.

Caso os níveis de caroteno continuem elevados no sangue, as alterações da pele tendem a progredir para o restante do corpo. No entanto, a carotenemia normalmente não afeta a cor das mucosas ou parte branca dos olhos e, por isso, não deve ser confundida com icterícia.

Leia também: Icterícia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-ictericia

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de carotenemia normalmente é feito pelo clínico geral baseado nos sintomas presentes, histórico alimentar da pessoa e, em alguns casos, resultado da dosagem de carotenos no sangue, que normalmente estão acima de 150 mcg/dL. 

No entanto, o médico pode indicar também outros exames, como a dosagem de TGO, TGP, bilirrubinas, glicose ou hormônios da tireoide no sangue, especialmente em caso de suspeita de problemas de saúde mais sérios.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um clínico geral mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Clínicos Gerais e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Possíveis causas

A carotenemia pode ser causada por:

  • Consumo excessivo de frutas, vegetais ou suplementos ricos em caroteno;
  • Diabetes mellitus;
  • Hipotireoidismo;
  • Anorexia nervosa;
  • Problemas do fígado ou rins;
  • Alterações no metabolismo do caroteno em vitamina A.

No entanto, a principal causa de carotenemia é o consumo excessivo e prolongado de alimentos ricos em carotenoides e o risco é maior especialmente em crianças e quando a ingestão deste nutriente é superior a 30 mg por dia.

Assim, quando o organismo não consegue eliminar o excesso de caroteno do sangue, ele tende a se acumular especialmente na pele, causando a sua tonalidade amarela. Conheça as principais causas de pele amarelada e o que fazer.

Como é feito o tratamento

A carotenemia é uma condição benigna e, na maioria dos casos, seu tratamento é feito apenas com modificações da alimentação para reduzir a ingestão de caroteno, sendo esperado que a cor da pele retorne lentamente ao normal entre 2 e 6 semanas.  

Assim, é recomendado diminuir o consumo de frutas como damasco, melão, manga ou laranja e vegetais como cenoura, feijão verde, espinafre ou brócolis, que apresentam elevado teor de betacaroteno, o principal tipo de carotenoide encontrado nas plantas.

Leia também: Alimentos ricos em betacaroteno: lista e principais benefícios tuasaude.com/alimentos-ricos-em-betacaroteno

No entanto, caso sejam identificados problemas de saúde associados à carotenemia, é importante que o seu tratamento também seja feito de acordo com a orientação do médico para que os níveis de caroteno no sangue possam voltar aos seus valores normais.