A caspa é a inflamação da pele, o que leva à sua descamação e aparecimento de pequenas casquinhas brancas no couro cabeludo, barba, cílios e sobrancelhas, por exemplo. A descamação da pele pode ser acompanhada por outros sintomas como vermelhidão no local, coceira e aumento da oleosidade.
A caspa, também chamada de dermatite seborreica, não tem uma causa definida, porém pode ser favorecida pelo estresse, alterações hormonais, uso de medicamentos ou mudança brusca de temperatura, por exemplo.
Leia também: Seborreia: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/seborreiaÉ importante que o dermatologista seja consultado para que seja feita uma avaliação das características da caspa e, assim, ser indicado o melhor tratamento, que pode ser feito com o uso de shampoos e/ ou loções específicas.
Principais sintomas
Os principais sintomas de caspa são:
- Pequenas casquinhas brancas no couro cabeludo, cílios, barba, pálpebras e/ ou sobrancelha;
- Crostas amareladas na pele;
- Vermelhidão no local;
- Coceira;
- Aumento da oleosidade da pele e do couro cabeludo;
- Perda de cabelo, em alguns casos.
Os sinais e sintomas de caspa costumam ser mais intensos e visíveis quando a pessoa está mais estressada, podendo as casquinhas brancas serem facilmente notadas a olho nu.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da caspa é feito pelo dermatologista através da observação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. Além disso, em alguns casos, o médico pode realizar uma pequena raspagem do couro cabeludo e encaminhar a amostra para o laboratório para a análise. Assim, é possível verificar se a caspa também está associada à infecção por fungos.
Leia também: Exame dermatológico: o que é e como é feito tuasaude.com/exame-dermatologicoMarque uma consulta com o dermatologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para confirmar a caspa e iniciar o melhor tratamento:
Causas de caspa
As causas da caspa ainda não são totalmente esclarecidas, no entanto o aparecimento da caspa pode causado por:
- Fatores genéticos;
- Alterações hormonais;
- Estresse;
- Uso de alguns medicamentos;
- Mudança brusca de temperatura;
- Alergia no couro cabeludo;
- Consumo de álcool;
- Infecção por fungos no couro cabeludo.
Essas situações podem promover uma maior inflamação da pele e aumento da oleosidade, favorecendo a caspa.
Como é feito o tratamento
O tratamento para caspa deve ser orientado pelo dermatologista, já que pode variar de acordo com a intensidade dos sintomas e frequência com que acontecem. Algumas das orientações de tratamento que podem ser dadas pelo médico são:
- Uso de shampoos anti-caspa, que podem ter propriedade antifúngica e/ ou reguladora da oleosidade do couro cabeludo;
- Uso de cremes, pomadas ou loções com propriedade anti-inflamatória ou imunossupressora.
Além disso, é também recomendado pelo médico evitar usar bonés, manter a pele limpa e seca, evitar banho com água muito quente e evitar situações de estresse. Veja mais detalhes do tratamento para caspa.
Veja no vídeo a seguir mais dicas de como acabar com a caspa: