A catapora na gravidez pode ser um problema grave quando a mulher pega a doença no primeiro ou segundo semestre de gestação, assim como nos últimos 5 dias antes do parto. Geralmente, dependendo da idade gestacional da mulher no momento em que pega catapora, o bebê poderá nascer com baixo peso ou com malformações dos braços, pernas ou cérebro, por exemplo.
Para evitar a catapora na gravidez é importante evitar o contato com pessoas que estejam com catapora, assim como é importante que a mulher tome a vacina da catapora antes de engravidar, caso não tenha tomado durante a infância.
Riscos da catapora na gravidez
Os riscos da catapora na gravidez variam de acordo com a idade gestacional, isto é, quando a mulher é infectada nas primeiras semanas de gravidez o risco de passar o vírus para o bebê é mais baixo, porém caso isso aconteça é possível que o bebê tenha complicações durante o seu desenvolvimento. Por outro lado, caso a infecção aconteça entre o segundo e o terceiro trimestre, os riscos para o bebê são mais baixos.
De forma geral, os riscos relacionados com a catapora na gravidez são:
- Baixo peso;
- Atraso no desenvolvimento;
- Lesões cicatricais na pele;
- Hipotrofia dos braços e/ ou pernas;
- Problemas de visão;
- Retardo mental.
Além disso, quando a mulher tem catapora nos 5 dias antes do parto e até 48 horas, é possível que o bebê adquira também catapora, sendo recomendado que fique em internamento para que seja feito o tratamento adequado e sejam evitadas complicações.
Caso a mulher apresente sinais e sintomas de catapora durante a gravidez, é importante entrar em contato com o obstetra para que sejam prevenidas complicações, podendo em alguns casos ser recomendada a administração de imunoglobulina anti-varicela, além de poder ser indicado que a mulher tome banhos frios para baixar a ferbre, evite coçar as feridas e mantenha as unhas cortadas.
Sintomas de catapora na gravidez
Os sintomas de catapora na gravidez são os mesmos da catapora da infância, sendo observado o aparecimento de manchas vermelhas primeiramente no rosto, mas que espalham-se facilmente por todo o corpo, e causam bastante coceira. Além disso, a mulher pode apresentar dor de cabeça, febre, vômitos e diarreia
A grávida com sintomas de catapora deve consultar imediatamente o obstetra que está seguindo a gravidez ou ir no pronto-socorro para iniciar o tratamento adequado, evitando complicações graves, como desidratação, que também podem afetar o bebê. Veja como identificar os sintomas de catapora.
Como evitar a catapora na gravidez
A melhor forma de prevenir a catapora na gravidez é realizando a vacinação antes de engravidar. Normalmente a vacina para a catapora é indicada ainda durante a infância, sendo a primeira dose indicada aos 12 meses e a segunda entre os 15 e os 24 meses.
No entanto, caso a mulher não tenha sido vacinada durante a infância e não tenha tido catapora ao longo da vida, é importante tomar a vacina antes de engravidar, uma vez que essa vacina durante a gestação é contraindicada, podendo ser tomada apenas após o parto e durante o período de amamentação. Saiba mais sobre a vacina para catapora.
Caso a mulher não tenha sido vacinada antes da gravidez, é importante que evite o contato com pessoas que possuem catapora, pois assim é possível evitar a infecção, diminuindo o riscos para o bebê.