A catapora no bebê é uma doença infecciosa que leva ao aparecimento de bolinhas vermelhas na pele que coçam bastante.
A catapora é mais comum em bebês e crianças até os 10 anos e pode ser facilmente transmitida por meio do contato com o líquido liberado pelas bolhas ou por meio da inalação de secreções respiratórias que ficam suspensas no ar quando a pessoa com catapora tosse ou espirra.
O tratamento da catapora é feito com o objetivo de aliviar os sintomas, podendo ser recomendado pelo pediatra o uso de medicamentos para baixar a febre e aliviar a coceira. É importante que a criança com catapora não estoure as bolhas e evite o contato com outras crianças por cerca de 7 dias, pois assim é possível evitar a transmissão do vírus.
Sintomas de catapora no bebê
Os principais sintomas de catapora no bebê são:
- Pequenas bolinhas/bolhas avermelhadas na pele;
- Febre;
- Coceira na pele;
- Choro fácil;
- Diminuição da vontade de comer;
- Desconforto e irritação.
Geralmente, as bolhas da catapora surgem inicialmente no peito e depois tendem a espalhar-se pelos braços e pernas, dando origem a pequenas feridas.
É importante que a criança com suspeita de catapora seja levada ao pediatra assim que surgirem os primeiros sinais, além de ser recomendado que não vá para a creche ou escola por cerca de 7 dias ou até indicação do pediatra.
Como acontece a transmissão
A transmissão da catapora pode acontecer através da saliva, espirros, tosse ou contato com objetivo ou superfícies contaminadas pelo vírus. Além disso, o vírus pode ser transmitido por meio do contato com o líquido liberado das bolhas quando são estouradas.
Quando a criança já está infetada, o tempo de transmissão do vírus dura, em média, 5 a 7 dias e, durante esse período a criança não deve contactar com outras crianças. Além disso, as crianças que já tomaram a vacina para a varicela também podem voltar a ter a doença, porém de uma forma mais leve, com menos bolhas e febre baixa.
Como é feito o tratamento
O tratamento da catapora no bebê deve ser feito de acordo com a orientação do pediatra e tem como objetivo aliviar os sintomas e diminuir o desconforto do bebê, sendo recomendado:
- Cortar as unhas do bebê, para evitar que ele coce e estoure as bolhas, evitando não só as feridas mas também o risco de transmissão;
- Aplicar uma toalha molhada em água fria nos locais que coçam mais;
- Evitar a exposição solar e o calor;
- Vestir roupas leves, pois o suor pode piorar a coceira;
- Medir a temperatura do bebê com termômetro, para ver se tem febre de 2 em 2 horas e dar remédios para baixar a febre, como Paracetamol, segundo indicação do pediatra;
- Aplicar pomadas na pele por indicação do médico, como Povidine.
Além disso, é recomendado que o bebê não tenha contato com outras crianças para evitar a transmissão do vírus para outras crianças. Além disso, uma das formas mais eficazes de evitar a catapora é por meio da vacinação, que é oferecida gratuitamente pelo SUS e é indicada para bebês a partir de 12 meses. Veja mais sobre o tratamento para catapora.
Quando voltar ao pediatra
É importante voltar ao pediatra no caso do bebê ter febre superior a 39ºC, mesmo fazendo uso dos medicamentos já recomendados, e ter a pele toda vermelha, além de também ser recomendada a consulta ao pediatra quando a coceira é intensa e impede que o bebê durma ou quando surgem feridas infectadas e/ou com pus.
Nestes casos, pode ser necessário tomar remédios para aliviar a coceira e tratar a infeção das feridas e, por isso é importante ir no médico para que este possa prescrever remédios antivirais, por exemplo.