Catarro amarelo: 6 principais causas (e o que fazer)

O catarro amarelo normalmente é sinal de algum tipo de infecção bacteriana, como uma sinusite, faringite, bronquite ou, até, pneumonia, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pneumologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Isso acontece principalmente porque, quando existem bactérias se desenvolvendo, o muco fica mais espesso para grudar nos microrganismos e eliminá-los através da tosse, ficando com uma coloração mais amarelada. Conforme a infecção vai-se agravando, é possível que a cor do catarro também vá alterando, podendo ficar mais esverdeado.

Leia também: Catarro verde: o que pode ser e o que fazer tuasaude.com/catarro-verde

Quando surge catarro amarelo, especialmente acompanhado de outros sintomas, como febre, dor de garganta ou falta de ar, é importante consultar um pneumologista para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser catarro amarelo

As causas mais comuns de catarro amarelo são:

1. Faringite

Uma das principais causas de catarro amarelo é a faringite bacteriana, que é caracterizada pela inflamação da faringe. Além do catarro, podem surgir outros sintomas como dor de garganta intensa, dificuldade para engolir, febre e dor de cabeça. Conheça os principais sintomas da faringite e como tratar. 

O que fazer: em caso de suspeita de faringite, é importante consultar o clínico geral para que os sintomas sejam avaliados e possa ser indicado o tratamento mais indicado que, normalmente, é feito com antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, que reduzem a inflamação da faringe, aliviam as dores e diminuem a febre.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Sinusite

A presença de catarro amarelo pode estar associada a uma sinusite bacteriana, que acontece devido à inflamação dos seios nasais causada por bactérias.

Nestes casos, além do catarro, é normal que apareçam outros sintomas como coriza frequente, febre, dor de cabeça e dificuldade para respirar devido ao nariz entupido. Saiba quais os sintomas da sinusite bacteriana e o tratamento.

O que fazer: o tratamento da sinusite bacteriana deve ser indicado pelo otorrinolaringologista após ser feita uma avaliação dos sintomas, mas normalmente é indicado o uso de antibióticos. Além disso, pode ser recomendado fazer inalação do vapor de água para ajudar a desentupir o nariz, permitindo respirar melhor.

3. Bronquite

O catarro amarelo pode surgir em caso de uma bronquite provocada por bactérias, uma vez que os brônquios ficam inflamados e produzem um catarro mais espesso para eliminar as bactérias através da tosse.

Quando existe uma bronquite, além do catarro amarelo, é normal que surjam outros sintomas como tosse, falta de ar, febre e cansaço. Entenda tudo sobre a bronquite, sintomas, causas e tratamento.

O que fazer: quando o catarro está associado aos outros sinais de bronquite, é importante consultar um pneumologista para avaliar os sintomas e indicar qual o tratamento mais indicado, que normalmente é feito com remédios broncodilatadores, anti-inflamatórios, corticoides e expectorantes. Além disso, é importante beber muitos líquidos para ajudar o muco a sair mais facilmente.

4. Pneumonia bacteriana

A pneumonia bacteriana, normalmente não é contagiosa e pode ser uma das causas do catarro amarelo, uma vez que é caracterizada pela presença de bactérias nos pulmões.

Além do catarro amarelo, a pneumonia bacteriana pode provocar também outros sintomas como febre, dor no peito, dificuldade para respirar e tosse que permite eliminar as bactérias dos pulmões.

O que fazer: o tratamento da pneumonia bacteriana é feito com antibióticos e deve ser indicado pelo pneumologista uma vez que devem ser avaliados todos os sintomas. O tipo de antibiótico pode variar de acordo com a bactéria responsável pela pneumonia, podendo ser indicado o uso de amoxicilina, azitromicina ou ceftriaxona, por exemplo.

Nos casos mais graves, quando a pneumonia é diagnosticada em uma fase mais avançada ou quando acontece em bebês ou idosos, pode ser necessário que o tratamento seja feito no hospital.

Confira no vídeo a seguir mais detalhes sobre o tratamento da pneumonia bacteriana:

PNEUMONIA: os sintomas que você tem que conhecer

08:37 | 105.664 visualizações

5. Bronquiectasia pulmonar

O catarro amarelo também pode estar associado à bronquiectasia pulmonar, que é uma doença em que os brônquios se encontram mais dilatados, devido à obstrução das vias respiratórias ou devido à presença de bactérias, o que provoca a produção de um muco mais espesso.

Um dos principais sintomas da bronquiectasia é o catarro, no entanto, é frequente surgirem outros sintomas como tosse com sangue, falta de ar, mal-estar geral e dor no peito.

O que fazer: embora a bronquiectasia pulmonar não tenha cura, é possível fazer um tratamento, indicado pelo pneumologista, que ajuda a diminuir os sintomas, aliviando o desconforto. O tratamento pode ser feito com antibiótico e broncodilatadores, que facilitem a respiração. Veja o que é a bronquiectasia pulmonar e como é feito o tratamento.

6. Fibrose cística

A fibrose cística é uma doença genética que afeta uma proteína do corpo, conhecida como CFTR, resultando em secreções muito espessas e viscosas que são difíceis de eliminar, ficando acumuladas principalmente nos pulmões e no trato digestivo.

Além do catarro amarelo, são notados outros sintomas, como dificuldade para respirar, sensação constante de falta de ar, fezes volumosas e gordurosas, e prisão de ventre.

Leia também: 10 sintomas de fibrose cística (e como confirmar) tuasaude.com/sintomas-de-fibrose-cistica

O que fazer: o tratamento para a fibrose cística normalmente é feito com o uso de medicamentos prescritos pelo médico, podendo envolver o uso de medicamentos broncodilatadores, antibióticos, mucolíticos e enzimas pancreáticas.

Além disso, pode ser necessária a realização de sessões de fisioterapia respiratória e seguimento nutricional com o objetivo de controlar a doença e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Vídeos relacionados

PNEUMONIA: os sintomas que você tem que conhecer

08:37 | 105.664 visualizações

Remédios Caseiros para Sinusite

01:35 | 1.332.834 visualizações