Catarro no pulmão: o que é, sintomas, causas e tratamento

O catarro no pulmão é uma secreção produzida pelas vias respiratórias que pode ser causada por situações, como pneumonia, tuberculose, asma, bronquiectasia e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Conforme a causa do catarro no pulmão, ou secreção no pulmão, outros sintomas que também podem acompanhar essa condição incluem febre alta, tosse seca ou com muco, dor no peito e dificuldade para respirar, por exemplo.

Leia também: Catarro: o que significa cada cor (verde, branco, amarelo...) tuasaude.com/quando-o-catarro-e-sinal-de-alerta

Na presença de sintomas indicativos de catarro no pulmão, é recomendado consultar o pneumologista, clínico geral ou pediatra. Assim, o médico fará uma avaliação completa e indicará o tratamento adequado, que inclui o uso de remédios, a nebulização, mudanças na alimentação e, em alguns casos, o transplante de pulmão.

Médica fazendo ausculta do pulmão

Sintomas de catarro no pulmão

Os principais sintomas de catarro no pulmão são:

  • Febre alta;
  • Tosse seca ou com catarro;
  • Dor no peito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Congestão nasal, ou nariz entupido;
  • Dor de cabeça;
  • Mal-estar.

Estes sintomas variam de pessoa para pessoa, conforme a causa da secreção no pulmão. Além disso, a cor do catarro no pulmão também pode variar entre verde, branco e amarelo.

Bebê com catarro no pulmão

Conforme a causa desta condição, o bebê com catarro no pulmão pode apresentar febre, tosse, choro fácil, chiado no peito e respiração curta e ofegante.

Nestes casos, é recomendado levar o bebê para uma consulta com o pediatra.

Como saber se tem catarro no pulmão

Se deseja saber se tem catarro no pulmão, é aconselhado consultar o pneumologista, clínico geral ou pediatra, para avaliar os sintomas apresentados e o histórico de saúde da pessoa.

Para confirmar o risco de secreção no pulmão, marque uma consulta com o especialista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Pneumologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar alguns exames, como raio-X do tórax, exame de sangue, teste de escarro, broncoscopia, gasometria arterial e espirometria, um exame que avalia o grau de obstrução das vias respiratórias e a quantidade de ar que a pessoa consegue respirar.

Leia também: Raio X: o que é, tipos, para que serve e como funciona tuasaude.com/raio-x

Possíveis causas de catarro no pulmão

As possíveis causas de catarro no pulmão são:

  • Pneumonia;
  • Fibrose cística;
  • Tuberculose;
  • Bronquiectasia;
  • Asma.

Além disso, a secreção no pulmão também pode ser causada pela doença pulmonar obstrutiva crônica, um conjunto de doenças respiratórias causadas principalmente pelo tabagismo. Conheça melhor sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica.

Catarro no pulmão é pneumonia?

O catarro no pulmão pode ser pneumonia, pois essa condição pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos que chegam e permanecem nos pulmões, provocando a inflamação e surgimento de muco e outros sintomas.

Leia também: Pneumonia: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/pneumonia

Como eliminar o catarro no pulmão

Os tratamentos indicados para eliminar o catarro no pulmão são:

1. Remédios para catarro no pulmão

O médico pode indicar os seguintes remédios, conforme a causa do catarro no pulmão:

  • Antibióticos, como amoxicilina, azitromicina, e penicilina, para tratar pneumonia, fibrose cística, bronquiectasia e DPOC;
  • Xaropes, como ambroxol, bromexina e acetilcisteína, para o tratamento de pneumonia, fibrose cística e DPOC;
  • Corticoides, como prednisona e budesonida, que reduzem a inflamação e a irritação nos pulmões, para casos de DPOC e asma;
  • Broncodilatadores inalatórios, como salbutamol e brometo de ipratrópio, que podem ser indicados para DPOC;

Além disso, o médico também poderá prescrever o uso de analgésicos e antitérmicos, como ibuprofeno e paracetamol, para ajudar a controlar a febre e as dores.

2. Nebulização

A nebulização é um tratamento que ajuda a desentupir as vias aéreas, através da inalação de vapor, com soro fisiológico e/ou medicamentos, ajudando a umidificar as vias respiratórias, diluir a secreção no pulmão e facilitar a respiração.

A nebulização pode ser indicada para pessoas com asma, bronquite, fibrose cística, pneumonia e DPOC. Entenda melhor para que serve e como fazer a nebulização.

3. Fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória pode ser indicada para tratar doenças como asma, bronquite, pneumonia, insuficiência respiratória e tuberculose, por exemplo.

Esse tipo de fisioterapia é feita com conjunto de técnicas que ajudam a fortalecer os músculos respiratórios, melhorar a respiração e a eliminação de muco.

Leia também: Fisioterapia respiratória: para que serve e como fazer (com exercícios) tuasaude.com/fisioterapia-respiratoria

4. Parar de fumar

Parar de fumar é a principal recomendação para tratar o catarro nos pulmões. Isto porque o tabaco forma um muco mais espesso, aumenta a quantidade de muco nas vias aéreas e impede a eliminação de muco dos pulmões.

Leia também: Remédios para parar de fumar (com e sem nicotina) tuasaude.com/remedios-para-parar-de-fumar

5. Alimentação adequada

A alimentação adequada, com a orientação do nutricionista, ajuda a melhorar a respiração, pois o metabolismo de nutrientes consome oxigênio e libera gás carbônico no organismo.

Assim, é recomendado priorizar alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais frescos e cereais integrais, como arroz e macarrão integrais; proteínas magras, como peixe, ovo e frango; e gorduras saudáveis, como abacate, azeite e nozes.

No entanto, é importante evitar carboidratos simples, como açúcar, bebidas açucaradas, geleias e bolos, por exemplo. Além disso, deve-se evitar alimentos que causam gases, como bebidas gaseificadas, feijão, brócolis, couve-flor, lentilha, alho-poró e ervilha.

6. Transplante de pulmão

O transplante de pulmão pode ser indicado pelo médico para pessoas com DPOC ou fibrose cística, quando os outros tratamentos não são eficazes para tratar ou controlar essas condições.

O transplante de pulmão também pode ser recomendado quando a fibrose cística causa problemas respiratórios graves que podem colocar a vida da pessoa em risco.

Leia também: Transplante de pulmão: quando é indicado, como é feito e recuperação tuasaude.com/transplante-de-pulmao

7. Remédios caseiros

Alguns remédios caseiros, como chá de salgueiro branco, xarope de guaco e poejo, e chá de tomilho, ajudam a aliviar os sintomas da pneumonia, como tosse, febre, dor de cabeça e dor muscular, podendo complementar o tratamento médico.

Leia também: 9 remédios caseiros para pneumonia (comprovados!) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-pneumonia

Catarro no pulmão é grave?

O catarro no pulmão pode ser mais grave principalmente em pessoas que têm o sistema imunológico enfraquecido, como idosos, crianças, bebês, mulheres grávidas e pessoas com problemas crônicos de saúde.

Vídeos relacionados

PNEUMONIA: os sintomas que você tem que conhecer

08:37 | 102.589 visualizações

5 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER O PULMÃO | com @mircafisio

06:03 | 903.067 visualizações

O que comer para asma

02:48 | 331.553 visualizações