Nariz entupido: 10 principais causas (e o que fazer)

O nariz entupido pode ser causado por resfriados, gripes, sinusite ou rinite alérgica, por exemplo, que fazem com que os vasos sanguíneos do nariz fiquem inchados e inflamados ou que ocorra um aumento da produção de muco e secreções, que entopem o nariz, mas também pode surgir devido ao uso excessivo e frequente de descongestionante nasais.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Otorrinolaringologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, o nariz entupido, também chamado de congestão nasal, pode ser consequência do desvio de septo, adenoide ou pólipos nasais, causando desconforto para respirar, além de ronco ou apneia do sono, especialmente à noite.

De forma geral, o nariz entupido pode ser combatido por meio de medidas que ajudem a tornar as secreções mais fluidas, como a lavagem nasal, no entanto, a causa do nariz entupido deve ser avaliado pelo otorrinolaringologista ou clínico geral, podendo em alguns casos ser indicado o uso de medicamentos anti-inflamatórios, antialérgicos ou até cirurgia. Confira algumas formas simples de desentupir o nariz.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser nariz entupido

As principais causas de nariz entupido são:

1. Gripe e resfriado

A gripe e o resfriado são uma das principais causas de nariz entupido e acontece devido à inflamação da mucosa das vias aéreas por vírus, como influenza ou Rhinovirus, o que faz com que exista um aumento da produção de muco, deixando o nariz entupido.

Além disso, outros sintomas podem surgir são febre, dor muscular, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e sensação de mal estar geral.

O que fazer: os sintomas de gripe e resfriado normalmente melhoram após alguns dias, não sendo necessário realizar tratamento específico. No entanto, pode ser recomendado pelo médico o uso de medicamento anti-inflamatório e antitérmico para aliviar os sintomas. Além disso, é importante beber bastante líquidos, ficar em repouso e ter uma alimentação que ajude a fortalecer o sistema imune e recuperar mais rápido. Confira algumas dicas para aliviar os sintomas de gripe.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Sinusite

A sinusite é inflamação dos seios nasais, que pode surgir devido à infecção por vírus ou bactérias, ou ser consequência de alergias, o que faz com que exista uma maior produção de muco e acúmulo de catarro no nariz, deixando o nariz entupido e causando a sensação de peso no rosto, dor de cabeça constante, tosse que piora a noite e secreção amarelada.

O que fazer: é importante consultar o otorrinolaringologista para que seja identificada a causa da sinusite e seja indicado o melhor tratamento, que pode ser feito com medicamentos que deixam o muco mais fluido, facilitando a sua eliminação, além de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides e analgésicos. Caso seja confirmada que a sinusite é causada por bactérias, o médico pode indicar também o uso de antibióticos. Veja mais sobre o tratamento da sinusite.

3. COVID-19

A COVID-19 é uma infecção respiratória causada pelo vírus SARS-CoV-2, que pode causar tosse seca e persistente, febre, cansaço excessivo, dor muscular, dor de cabeça e nariz entupido. Confira os principais sintomas de COVID-19.

O que fazer: na presença de sinais e sintomas de COVID-19, é recomendado ficar em isolamento para evitar a transmissão para outras pessoas, além de ser indicado que a pessoa fique em repouso e tenha uma alimentação leve. Além disso, pode ser também recomendado o uso de remédios analgésicos para aliviar os sintomas.

No entanto, caso sejam identificados sintomas mais graves, como dificuldade para respirar, é importante ir ao hospital, já que pode ser indicativo de COVID-19 grave, podendo ser necessário que a pessoa permaneça no hospital. Veja mais sobre a COVID-19 grave.

4. Rinite alérgica

A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa do nariz que pode levar ao acúmulo de catarro no nariz, e sensação de nariz entupido ou escorrendo, catarro constante na garganta, olhos lacrimejando e espirros constantes.

A rinite alérgica é causada pelo contato com substâncias alergênicas, como poeira, pólen, pêlo de animais ou algumas plantas, por exemplo, e pode ser mais frequente durante a primavera ou no outono.

O que fazer: o tratamento da rinite alérgica deve ser orientado pelo alergologista ou clínico geral, de acordo com a intensidade e frequência dos sintomas, podendo ser indicado o uso de remédios antialérgicos, como desloratadina ou cetirizina, por exemplo, além de ser fundamental evitar o contato com a substância que causou alergia. Veja os principais antialérgicos que podem ser indicados pelo médico.   

5. Desvio de septo

O desvio de septo é uma alteração da posição da parede que separa as narinas, o que pode causar dificuldade para respirar, apneia de sono, ronco, dor de cabeça e nariz entupido.

O que fazer: é recomendado que o otorrinolaringologista seja consultado para que o desvio seja avaliado e, assim, seja orientado o melhor tratamento, que pode envolver a realização de cirurgia, chamada de septoplastia. Veja como é feito o tratamento para desvio de septo.

6. Uso frequente de descongestionantes nasais

O uso frequente ou prolongado de descongestionantes nasais, na forma de soluções ou spray nasal contendo substâncias que causam um estreitamento dos vasos sanguíneos na mucosa nasal, como a nafazolina ou a pseudoefedrina, pode levar ao aumento da produção de muco no nariz, e piorar o nariz entupido.

Isto porque ao usar os descongestionantes nasais excessivamente ou por tempo prolongado, pode surgir uma congestão nasal rebote, que é quando o organismo passa a produzir substâncias para causar dilatação dos vasos sanguíneos da mucosa nasal, por perceber que houve uma diminuição do fluxo sanguíneo nessa região e, assim, o desconforto do nariz entupido pode piorar. 

O que fazer: deve-se utilizar os descongestionantes nasais somente se recomendado pelo otorrinolaringologista e pelo menor tempo possível de tratamento, que geralmente varia de 3 a 5 dias, dependendo da substância presente no descongestionante. Veja outros remédios que podem ser indicados para desentupir o nariz.

7. Exposição a substâncias irritantes

A exposição a substâncias irritantes, como a fumaça do cigarro ou poluição, podem provocar irritação na mucosa nasal e inflamação crônica, o que leva ao aumento da produção e acúmulo de catarro no nariz, e causar sintomas como nariz entupido ou escorrendo. 

Além disso, outros sintomas que podem surgir são garganta arranhando, coceira ou dor de garganta.

O que fazer: evitar a exposição a substâncias que provoquem irritação é a medida mais eficaz. No caso do hábito de fumar, deve-se consultar o clínico geral que pode indicar medidas para parar de fumar ou remédios, como bupropiona ou vareniclina. Veja os principais remédios para parar de fumar.

8. Gravidez

As alterações hormonais normais da gravidez podem causar congestão nasal, especialmente durante o 2º e 3º trimestres da gestação, devido ao aumento do volume de sangue no corpo e da dilatação dos vasos sanguíneos nasais, o que favorece a maior produção e acúmulo de muco, deixando o nariz entupido.

Além disso, o nariz entupido na gravidez também pode ocorrer devido a rinite, sinusite, gripes ou resfriados, e estar acompanhado de outros sintomas, como dor no corpo, febre ou catarro amarelo ou esverdeado, por exemplo.

O que fazer: pode-se fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico, para ajudar a deixar o muco mais líquido facilitando sua eliminação, fazer uma inalação com vapor de água, e aumentar o consumo de líquidos durante o dia. No entanto, se a mulher apresentar outros sintomas, deve-se consultar o obstetra para avaliar a causa do nariz entupido e fazer o tratamento mais adequado. Veja como é feito o tratamento do nariz entupido na gravidez.

9. Adenoides aumentadas

As adenoides são um conjunto de tecido linfático, semelhante aos gânglios, localizadas na transição entre o nariz e a garganta, presentes desde o nascimento, e fazem parte do sistema imune para a defesa do corpo, produzindo anticorpos vírus ou bactérias que entram pelo nariz, ajudando a combater infecções.

Geralmente, o aumento ou hipertrofia das adenoides é provocado por uma infecção, mas as adenoides tendem a retornar ao seu tamanho normal quando a infecção desaparece. No entanto, em alguns casos, a adenoide pode não voltar ao seu tamanho normal, causando a sensação de nariz entupido, roncos, dificuldade para respirar ou até apneia do sono. Entenda melhor o que é hipertrofia de adenoide e os sintomas.

O que fazer: deve-se consultar o otorrinolaringologista para que seja diagnosticada a causa da adenoide aumentada, podendo ser indicado o uso de remédios corticoides para ajudar a diminuir o tamanho da adenoide, antibióticos no caso de infecções por bactérias, ou até cirurgia. Veja como é feita a cirurgia para adenoide e como é a recuperação.

10. Pólipos nasais

Os pólipos nasais são um crescimento anormal de tecido no revestimento do nariz ou seios nasais, e geralmente quando são pequenos não causam sintomas, no entanto, quando são maiores ou estão agrupados, podem bloquear a passagem do ar no nariz e causar sensação de nariz entupido, além de aumentar o risco de infecções e perda do olfato.

Os pólipos são mais frequentes em pessoas que têm problemas respiratórios que causam irritação constante da mucosa nasal, como sinusite, rinite alérgica ou asma, por exemplo.

O que fazer: o tratamento dos pólipos nasais é feito pelo otorrinolaringologista, podendo ser indicado o uso de remédios para reduzir a inflamação ou irritação da mucosa nasal e aliviar os sintomas, como corticoides nasais, ou, em alguns casos, a remoção cirúrgica dos pólipos através de cirurgia. Entenda como é feito o tratamento dos pólipos nasais.

O que fazer para desentupir o nariz

Para desentupir o nariz, é indicado fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico, que pode ser feita em casa usando uma seringa. Veja como fazer a lavagem nasal.

Além disso, fazer inalação de vapor com eucalipto, umidificar o ambiente, tomar banho quente e beber de 2 a 3 litros de água por dia, ajudam a tornar as secreções mais fluidas, desentupindo o nariz. Confira mais opções para desentupir o nariz.

Nariz entupido à noite

O nariz entupido à noite pode surgir devido ao desvio de septo, adenoides, polipos nasais, sinusite crônica ou até refluxo gastroesofágico, sendo bastante desconfortável, podendo causar dificuldade para respirar, aumentando o risco da pessoa dormir de boca aberta, atrapalhar o sono, provocar roncos ou até apneia do sono.

Além disso, também pode causar cansaço durante o dia e dificuldade de concentração, afetando a qualidade de vida.

Para aliviar o nariz entupido à noite, pode-se elevar a cabeceira da cama colocando várias almofadas ou um calço na cama para ficar mais alta quando estiver deitada. Além disso, deve-se consultar o otorrinolaringologista, para que a causa do nariz entupido à noite seja diagnosticado, e assim, ser indicado o tratamento mais adequado.

Vídeos relacionados

Os incríveis benefícios do CHÁ DE ANÍS ESTRELADO para GRIPE

12:17 | 600.930 visualizações

3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido

05:50 | 1.505.178 visualizações