O que é:
O baixo peso ao nascer é um termo utilizado para recém-nascidos com menos de 2.500g, que podem ser prematuros ou não. Na maior parte dos casos, o baixo peso é mais comum em bebê prematuros, mas pode acontecer em bebês de diferentes idades gestacionais, estando relacionado com a existência de problemas de saúde na mãe ou por situações capazes de afetar o desenvolvimento da gravidez como infecções urinárias repetidas, anemia grave ou trombofilia.
Após nascer, o bebê com baixo peso pode precisar ficar internado em uma unidade de terapia intensiva, dependendo das suas condições de saúde, entretanto, nos casos em que o bebê não apresenta complicações e tem mais de 2.000g, poderá ir para casa desde que os pais sigam as recomendações do pediatra.
Principais causas
As causas do recém-nascido com baixo peso podem estar relacionadas com as condições de saúde da mãe, problemas de desenvolvimento do bebê durante a gestação ou redução da quantidade de nutrientes oferecidos para o bebê na gravidez. Assim, as principais causas do baixo peso ao nascer são:
- Uso de cigarro;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Desnutrição da mãe;
- Diabetes;
- Infecções repetidas de urina;
- Eclâmpsia;
- Problemas na placenta;
- Anemia grave;
- Deformidades no útero;
- Trombofilia;
- Prematuridade;
- Gravidez prolongada, ou seja, bebês que nascem com mais de 9 meses de gestação.
Além disso, grávidas que tiveram descolamento de placenta ou grávidas de gêmeos também podem ter um recém-nascido de baixo peso. Por isso, é importante fazer acompanhamento com obstetra durante toda a gestação, pois através do ultrassom, o médico poderá suspeitar que o bebê não está crescendo o suficiente e, logo em seguida, fazer recomendações de cuidados e tratamentos específicos.
O que fazer
Após o diagnóstico do bebê de baixo peso ainda durante a gestação, é recomendado que a mãe faça repouso, mantenha uma dieta saudável, beba em média 2 litros de água por dia e não fume e nem consuma bebidas alcoólicas.
Além disso, alguns bebês que nascem com baixo peso precisam de cuidados especializados em unidade de terapia intensiva nos hospitais, afim de ganharem peso e receberem cuidados médicos constantemente.
Entretanto, nem todos os bebês que nascem com baixo peso precisam de ficar internados e nem desenvolvem complicações, podendo muitas vezes ir para casa assim que nascem. Nestes casos, o mais importante é seguir as orientações do pediatra e oferecer leite materno, pois isso vai ajudá-lo a ganhar peso e desenvolver-se adequadamente.
Possíveis complicações
Geralmente, quanto menor o peso ao nascer, maior o risco de complicações, sendo que algumas destas complicações podem ser:
- Baixos níveis de oxigênio;
- Incapacidade de manter a temperatura corporal;
- Infecções;
- Desconforto para respirar;
- Sangramentos;
- Problemas neurológicos e gastrointestinais;
- Glicose baixa;
- Alterações de visão.
Apesar de nem todos os recém-nascidos de baixo peso desenvolverem essas complicações é preciso que sejam acompanhados pelo pediatra, para que o seu desenvolvimento aconteça normalmente.