Cefazolina é um antibiótico na forma de injeção indicado para combater diversos tipos de bactérias que causam infecções do trato respiratório, pele, ossos, articulações, órgãos genitais e trato urinário, por exemplo, e pertence ao grupo das cefalosporinas.
A dose e o tempo de tratamento com a cefazolina variam de acordo com a infecção a ser tratada e pode ser administrada diretamente no músculo ou na veia, por um profissional de saúde sob supervisão médica.
A cefazolina pode ser encontrada na forma de pó para solução injetável contendo 1 g ou 2 g de cefazolina sódica, como genérico ou com o nome de referência Kefazol, e deve ser usada com indicação médica.
Para que serve
A cefazolina é usada para tratar uma variedade de condições, incluindo:
- Infecções respiratórias, incluindo pneumonia;
- Infecções de pele e tecidos moles;
- Infecções genitais, como prostatite ou epididimite;
- Infecções do trato biliar;
- Endocardite bacteriana, que é um tipo de infecção que ocorre nas válvulas do coração;
- Infecções urinárias, causadas por bactérias como Proteus mirabilis ou Escherichia coli;
- Infecções sanguíneas;
- Infecção nos ossos e articulações, causada pela bactéria Staphylococcus aureus.
Além disso, esse antibiótico também pode ser utilizado antes, durante e após a cirurgia, para prevenir infecções.
Como usar e posologia
A cefazolina deve ser usada através de injeção aplicada diretamente na veia (intravenoso) ou no músculo (intramuscular) pelo enfermeiro no hospital.
As doses dependem da infecção a ser prevenida ou tratada e da indicação do médico, variando entre adultos e crianças, conforme indicado abaixo:
1. Posologia para adultos
A posologia da cefazolina para adultos, varia de acordo com a condição a ser tratada e inclui:
- Infecção urinária aguda e não complicada: 1 g a cada 12 horas por via intravenosa;
- Pneumonia pneumocócica: 500 mg a cada 12 horas por via intravenosa;
- Prevenção de endocardite: 1 g por via intravenosa, 30 minutos antes de iniciar a cirurgia;
- Infecções leves: 250 a 500 mg a cada 8 horas, por via intravenosa;
- Infecções moderadas a graves: 500 mg a 1 g, a cada 6 a 8 horas, por via intravenosa;
- Prevenção de infecções cirúrgicas ou pós-cirúrgicas: 1 g por via intravenosa, 30 a 60 minutos antes de iniciar a cirurgia. Em cirurgias prolongadas de 2 horas ou mais, está indicado 500 mg a 1 g durante a cirurgia. No pós-operatório, a dose normalmente indicada é de 500 mg a 1 g nas 24 horas após a cirurgia.
No caso dos idosos, pode ser necessário reajustar a dose do antibiótico, dependendo de como está a função renal, e deve ser calculada pelo médico. A dose em adultos não deve exceder 6g por dia.
2. Posologia para crianças
A posologia da cefazolina para crianças maiores de 1 mês e menores de 12 anos, dependendo do problema a ser tratado, são:
- Prevenção de endocardite: 25 mg por kg de peso corporal por via intravenosa, 30 minutos antes de iniciar a cirurgia, ou conforme orientação do pediatra;
- Infecção leve a moderada: 6,25 a 12,5 mg por kg de peso corporal a cada 6 horas ou 8,3 a 16,7 mg por kg de peso corporal a cada 8 horas ou conforme orientação do pediatra;
- Infecção grave: 25 mg por kg de peso corporal a cada 6 horas ou 33,3 mg por kg de peso corporal a cada 8 horas;
- Prevenção de infecções cirúrgicas ou pós-cirúrgicas em crianças: 25 a 30 mg por kg de peso corporal ou conforme orientação do médico, 30 a 60 minutos antes de iniciar a cirurgia.
No caso de crianças com menos de 1 mês de idade, a dose normalmente indicada é de 20 mg por kg de peso corporal a cada 8 ou 12 horas por via intravenosa ou conforme orientação do médico.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da cefazolina são náuseas, vômitos, diarreia, dor no local da injeção e formação de bolhas na pele.
Além disso, também pode ocorrer inflamação das veias e infecção fúngica na boca.
A cefazolina pode causar reações alérgicas graves ou anafilaxia que requerem atenção médica imediata. Nesses casos, o tratamento deve ser interrompido, especialmente se ocorrerem sintomas como dificuldade em respirar, tosse, dor no peito, inchaço na boca, língua ou face e urticária. Saiba identificar todos os sintomas da reação anafilática.
Quem não deve usar
A cefazolina não deve ser usada por mulheres grávidas ou lactantes sem indicação médica, bem como a pessoas com colite ou insuficiência renal.
Este antibiótico também está contraindicado em pessoas alérgicas à cefazolina, cefalosporinas ou outros componentes da fórmula. Deve-se informar ao médico se tiver tido uma reação alérgica leve à penicilina ou outros antibióticos semelhantes.
Além disso, as pessoas que tomam anticoagulantes, como varfarina e heparina, devem informar o médico assistente antes de receberem a cefazolina.