Cegueira noturna é a dificuldade para enxergar em ambientes com pouca luz, como acontece durante a noite. No entanto, pessoas com esta alteração podem ter uma visão completamente normal durante o dia.
A cegueira noturna, também chamada de nictalopia, é causada por alterações nos bastonetes da retina, devido a falta de rodopsina, que é um fotopigmento para capturar sinais de luz, ou por degeneração ou danos nos bastonetes.
No entanto, a cegueira noturna não é uma doença, mas sim um sintoma ou complicação de outro problema, como xeroftalmia, cataratas, glaucoma ou retinopatia diabética. Dessa forma, é sempre importante consultar um oftalmologista para avaliar a presença de outra doença ocular e iniciar o tratamento adequado.
Sintomas de cegueira noturna
Os principais sintomas de cegueira noturna são:
- Dificuldade ou incapacidade de enxergar em ambientes escuros;
- Má adaptação à escuridão, quando se passa de um ambiente com muita luz para outro mais escuro;
- Dificuldade para dirigir à noite, sendo ofuscado com o brilho dos faróis;
- Visão turva ou embaçada em ambientes com pouca luz.
Além disso, a cegueira noturna ou nictalopia pode ser percebida através de sintomas como tropeços ou acidentes frequentes à noite, devido a redução da visão.
É importante consultar o oftalmologista sempre que surgirem sintomas de cegueira noturna, para que sua causa seja identificada e iniciado o tratamento mais adequado.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da cegueira noturna é feito pelo oftalmologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e de exames oftalmológicos.
Marque uma consulta com o oftalmologista na região mais próxima de você:
Desta forma, o médico deve realizar um exame de acuidade visual, além do exame de fundo de olho para avaliar o nervo óptico, vasos sanguíneos da retina e a região da mácula, por exemplo.
Leia também: 8 exames de vista mais comuns: para que servem e quando fazer tuasaude.com/exame-de-vistaAlém disso, também pode solicitar uma tomografia de coerência óptica, níveis de vitamina A no sangue ou testes genéticos, para identificar a causa da cegueira noturna.
Possíveis causas
As principais causas de cegueira noturna são:
- Deficiência de vitamina A;
- Catarata;
- Glaucoma;
- Retinose pigmentar;
- Miopia.
Além disso, a cegueira noturna também pode ser causada por complicações da diabetes, como a retinopatia diabética, ou efeitos colaterais dos remédios para glaucoma, por exemplo.
Como é feito o tratamento
O tratamento para cegueira noturna deve ser feito com orientação do oftalmologista e varia de acordo com sua causa.
Os principais tratamentos para cegueira noturna são:
1. Óculos e lentes de contato
Os óculos ou lentes de contato são indicados pelo médico especialmente nos casos de miopia para melhorar a visão.
Leia também: Miopia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/miopia2. Colírios
O uso de colírios, como tartarato de brimonidina, maleato de timolol, bimatoprosta e dorzolamida, pode ser indicado pelo médico nos casos de glaucoma.
Esses colírios ajudam a diminuir a pressão intraocular e devem ser usados por toda a vida para controlar a doença e prevenir a cegueira.
Leia também: 7 colírios para tratar glaucoma tuasaude.com/remedios-para-glaucoma3. Suplementos de vitamina A
Os suplementos de vitamina A são indicados pelo médico quando a cegueira noturna é causada pela deficiência dessa vitamina, com doses individualizadas.
Além dos suplementos, também pode ser indicado o consumo de alimentos ricos em vitamina A, como ovos, fígado, óleo de peixe, abóbora, cenoura, espinafre e couve, por exemplo.
Leia também: Vitamina A: o que é, para que serve e alimentos ricos tuasaude.com/alimentos-ricos-em-vitamina-a4. Cirurgia
A cirurgia para cegueira noturna pode ser indicada para o tratamento da miopia, com a cirurgia a laser, ou da catarata através da colocação de uma lente intraocular. Saia como é feita a cirurgia de catarata.