Celidônia é uma planta medicinal, da espécie Chelidonium majus, indicada para auxiliar no tratamento de problemas no fígado ou vesícula biliar, má digestão, verrugas na pele, tosse, asma ou bronquite.
As partes normalmente utilizadas dessa planta, também como como erva-andorinha, erva-das-verrugas ou ceruda, são as partes aéreas, para o preparo do chá ou tintura.
A celidônia pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, mas só deve ser usada com indicação e acompanhamento do médico ou do fitoterapeuta, pois pode causar intoxicação no fígado, principalmente quando usada em doses maiores do que as recomendadas.
Para que serve
A celidônia é indicada para:
1. Problemas gastrointestinais
A celidônia é rica em alcaloides de isoquinolina e derivados do ácido cafeico, que ajudam a estimular a produção de bile e a reduzir a inflamação do fígado.
Desta forma, a celidônia pode ajudar prevenir ou auxiliar no tratamento de problemas gastrointestinais, como hepatite ou icterícia, por exemplo.
No entanto, só deve ser usada com orientação médica ou do fitoterapeuta, pois apesar desse benefício, a celidônia pode causar intoxicação no fígado.
2. Má digestão
Por estimular a produção de bile, a celidônia pode ajudar a aliviar os sintomas de má digestão, como excesso de gases ou desconforto abdominal.
Leia também: 15 remédios caseiros para má digestão tuasaude.com/remedio-caseiro-para-ma-digestao3. Cólica intestinal
A celidônia tem efeito antiespasmódico e analgésico que pode ajudar a aliviar os espasmos na musculatura dos intestinos e aliviar a cólica intestinal.
4. Inflamação na vesícula biliar
A celidônia, por ajudar a estimular a produção de bile e ter efeito antiespasmódico, anti-inflamatório e analgésico, pode ajudar a aliviar os sintomas de inflamação na vesícula biliar, como dor em cólica do lado direito da barriga.
Leia também: Vesícula inflamada: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/vesicula-inflamada5. Verrugas na pele
A celidônia, quando usada sobre a pele, pode ajudar a eliminar verrugas e também calosidades, devido sua ação antiviral e queratolítica.
No entanto, deve ser usada com cautela, pois pode provocar irritação na pele.
Leia também: 6 remédios caseiros para tirar verrugas naturalmente tuasaude.com/remedio-caseiro-para-verrugas6. Problemas respiratórios
A celidônia pode ajudar a aliviar problemas respiratórios, como asma, bronquite ou tosse, devido sua ação expectorante, que ajuda a eliminar o catarro das vias aéreas.
Como usar
As partes usadas da celidônia são as partes aéreas, como talos, folhas e flores, durante a floração.
1. Chá de celidônia
O chá de celidônia pode ser usado para aplicar sobre a pele, nos casos de verrugas e calosidades.
Não é recomendado tomar esse chá por via oral, pois pode conter alcaloides tóxicos para o fígado, como a quelidonina.
Ingredientes
- 1 colher (de chá) de celidônia fresca;
- 250 mL de água.
Modo de preparo
Adicionar a água e a celidônia em uma panela e levar ao fogo por 5 minutos. Em seguida, coar e aplicar ainda morno sobre as verrugas com auxilio de uma gaze 2 a 3 vezes ao dia. Após a aplicação lavar o local com água morna.
2. Tintura de celidônia
A tintura de celidônia pode ser usada para problemas gastrointestinais, má digestão ou para verrugas, por exemplo.
Para usar por via oral, é recomendada a dose para adultos de 10 a 20 gotas diluídas em água, até 3 vezes por dia, por no máximo 4 semanas de tratamento.
Para. verrugas, pode-se colocar uma pequena quantidade da tintura em um cotonete, e aplicar sobre a verruga, até 3 vezes por dia, e deixar agira por 0 a 15 minutos. Lavar em seguida com água morna.
3. Seiva fresca de celidônia
A seiva fresca de celidônia pode ser aplicada diretamente sobre a verruga, de 1 a 3 vezes por dia, deixando agir por uns minutos e depois lavar em água morna.
Possíveis efeitos colaterais
Embora tenha benefícios para a saúde, a celidônia pode ser tóxica quando usada por via oral ou consumida em quantidades maiores do que as recomendadas e por mais de 4 semanas.
Isso porque a celidônia possui alcaloides tóxicos, como a quelidonina, que pode provocar intoxicação no fígado, além de vômito, náuseas ou diarreia.
Por isso, o uso da celidônia só deve ser feito com indicação e supervisão médica ou do fitoterapeuta. Além disso, durante seu uso, é recomendado fazer testes que avaliam a função do fígado.
Leia também: 13 exames para avaliar o fígado (e como é o preparo) tuasaude.com/exames-para-o-figadoQuem não deve usar
A celidônia não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.
Essa planta também não deve ser usada por pessoas com pedras na vesícula ou obstrução dos ductos da vesícula biliar.
Além disso, a celidônia não deve ser usada por pessoas com histórico passado ou atual de problemas no fígado.
A tintura de celidônia por conter álcool, não deve ser usada por pessoas em tratamento do alcoolismo ou que usam o remédio dissulfiram.