Celulite bacteriana: o que é, sintomas, causas e tratamento

A celulite bacteriana é uma infecção de pele causada por bactérias que pode provocar sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e/ou sensação de calor na pele e é mais frequente nos membros inferiores.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Infectologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Também conhecida como celulite infecciosa, esta infecção é provocada por bactérias que existem naturalmente na pele na maior parte dos casos e é mais comum em pessoas com sobrepeso, diabetes e problemas de saúde que afetam a pele.

Leia também: Celulite infecciosa: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/celulite-infecciosa

Em caso de suspeita de celulite bacteriana, é recomendado consultar um infectologista ou clínico geral. O seu tratamento é feito com antibióticos e, nos casos mais graves, pode necessitar ser feito com a pessoa internada no hospital.

Médico examinando a perna de uma paciente deitada na maca

Principais sintomas

Os principais sintomas de celulite bacteriana são:

  • Dor e aumento da sensibilidade ao toque na região afetada;
  • Inchaço e calor na pele;
  • Mancha vermelha na pele com bordas pouco delimitadas;
  • Mal-estar generalizado;
  • Febre acima de 37,2ºC.

A celulite bacteriana normalmente surge no local de feridas ou outras lesões de pele e é mais frequente na perna, coxa ou pé, embora também possa surgir em outras partes do corpo como o abdome, braço, na face ou olho. Saiba identificar todos os sintomas da celulite bacteriana.

Além disso, os sintomas da celulite bacteriana tendem a piorar em poucos dias e, caso não seja tratada adequadamente, a infecção pode se espalhar e resultar em complicações como sepse, endocardite ou osteomielite.

Leia também: Sepse: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/sepse

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de celulite bacteriana normalmente é feito pelo infectologista ou clínico geral levando em consideração os sintomas apresentados, alterações verificadas na pele e histórico de doenças dermatológicas ou lesões na superfície do corpo.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um infectologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

No entanto, nos casos mais graves, é recomendado procurar uma emergência para avaliação, podendo ser indicados exames para verificar a gravidade da infecção e tentar identificar a bactéria causadora, o que normalmente é feito por meio da hemocultura. Entenda melhor o que é hemocultura e quando é indicada.

O que causa celulite bacteriana

Na maioria dos casos, a celulite bacteriana é causada por bactérias que naturalmente estão presentes na superfície do corpo quando encontram um meio de entrar em camadas mais profundas da pele, como uma ferida, picada de inseto ou rachadura.

As principais bactérias que causam celulite bacteriana são:

  • Streptococcus pyogenes;
  • Staphylococcus aureus;
  • Streptococcus pneumoniae, especialmente em pessoas com baixa imunidade;
  • Pasteurella spp. ou Capnocytophaga spp., em caso de mordida de animais.

Além disso, a celulite bacteriana é mais frequente em pessoas com sobrepeso ou diabetes com feridas na pele, problemas dermatológicos não tratados e em caso de inchaço em partes do corpo devido a má circulação ou insuficiência cardíaca, por exemplo.

Leia também: Dedos inchados: o que pode ser (e o que fazer) tuasaude.com/pes-e-maos-inchadas-o-que-fazer

Celulite bacteriana se pega?

A celulite bacteriana não é contagiosa e, portanto, normalmente não se pega ou é transmitida de outra pessoa.

Somente se desenvolve a infecção, quando bactérias presentes na superfície do corpo penetram na pele, o que é mais frequente em caso de feridas ou outras lesões.

Como é feito o tratamento

Na maioria dos casos, o tratamento da celulite bacteriana é feito com o uso de antibióticos, como cefalexina ou clindamicina, por via oral e durante pelo menos 5 dias, de acordo com a orientação do médico.

Leia também: 4 tratamentos para celulite infecciosa tuasaude.com/tratamento-para-celulite-infecciosa

No entanto, especialmente nos casos em que a celulite está associada a febre ou pressão baixa, afeta uma grande área da pele ou tem piorado rapidamente, o tratamento pode necessitar ser feito com a pessoa internada no hospital e uso de antibióticos diretamente na veia.