Celulite infecciosa na perna: o que é, sintomas, causas e tratamento

A celulite infecciosa na perna é uma infecção bacteriana das camadas mais profundas da pele, podendo causar sintomas como aumento da sensibilidade ao toque, dor, vermelhidão, calor e/ou inchaço no membro inferior afetado.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Infectologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Embora a celulite infecciosa possa surgir também em outras partes do corpo, esta infecção é mais frequente na perna, especialmente em caso de feridas ou outros tipos de lesões de pele e em pessoas com sobrepeso, por exemplo. 

Leia também: Celulite infecciosa: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/celulite-infecciosa

Em caso de suspeita de celulite infecciosa na perna, é recomendado consultar um infectologista ou clínico geral. O tratamento pode ser feito com o uso de antibióticos por via oral ou diretamente na veia, dependendo da gravidade da infecção.

Homem sentado na maca do consultório indicando uma das pernas com as mãos enquanto conversa com o mé

Principais sintomas

Os principais sintomas da celulite infecciosa na perna são:

  • Dor e/ou vermelhidão na perna;
  • Inchaço do membro afetado;
  • Sensação de calor na pele;
  • Aumento da sensibilidade ao toque do local;
  • Febre com ou sem calafrios.

Os sintomas da celulite infecciosa na perna tendem a surgir repentinamente no local de feridas, picadas de inseto ou lesões de pele devido a problemas dermatológicos como dermatite ou psoríase, por exemplo.

Leia também: 13 sintomas de celulite infecciosa (e o que fazer) tuasaude.com/sintomas-de-celulite-infecciosa

Além disso, caso não seja tratada adequadamente, os sintomas podem se agravar, causando complicações como a sepse, que é um tipo de infecção grave que pode colocar a vida da pessoa em risco. Confira o que é sepse e os sintomas.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de celulite infecciosa na perna normalmente é feito por um infectologista ou clínico geral levando em consideração os sintomas apresentados, assim como o histórico de saúde da pessoa e de lesões recentes na pele.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um infectologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

No entanto, em caso de febre, coração acelerado ou pressão baixa, piora rápida dos sintomas ou uma grande área de pele da perna afetada, é recomendado procurar uma emergência para avaliação.

Possíveis causas

A celulite infecciosa na perna é causada pela infecção da pele por bactérias como Streptococcus ssp. e Staphylococcus aureus e, na maioria dos casos, está associada a feridas ou outras lesões na pele que favorecem a invasão de microrganismos presentes na sua superfície.

Além disso, a celulite infecciosa na perna é mais frequente em pessoas com sobrepeso ou obesidade e/ou que apresentam inchaço nos membros inferiores devido a acúmulo de líquidos, também chamado de edema. 

Leia também: Pernas inchadas: 11 causas e o que fazer tuasaude.com/quais-sao-as-causas-das-pernas-inchadas

Como é feito tratamento

O tratamento da celulite infecciosa na perna é feito com antibióticos como cefalexina ou clindamicina, que podem ser indicados por até 14 dias em alguns casos e devem ser usados de acordo com a orientação médica. Confira como é feito o tratamento para celulite infecciosa.

Além disso, embora o tratamento possa ser feito em casa na maioria dos casos, especialmente quando grave, o médico pode indicar a internação no hospital para que possam ser utilizados antibióticos diretamente na veia.

Normalmente, é possível notar algum sinal de melhora da celulite infecciosa na perna, como diminuição da dor, vermelhidão e/ou calor no local, em até 48 horas do início do tratamento.