O que é:
A ceratose seborreica é uma lesão benigna da pele de coloração marrom, negra ou bronzeado claro, com aspecto semelhante a uma verruga, que apresentam crescimento lento, podendo surgir na cabeça, pescoço, peito ou costas.
Essas lesões ou tumores são causadas pela proliferação benigna de queratinócitos imaturos da pele, que são células presentes na camada externa da pele que conferem proteção, resistência e elasticidade à pele, sendo mais comum de ocorrer em pessoas a partir dos 50 anos.
Por ser um tipo de tumor benigno, normalmente não é indicada a realização de tratamento, apenas quando causa desconforto estético ou encontra-se inflamada, podendo ser indicado pelo dermatologista a realização de crioterapia ou cauterização para a sua remoção, por exemplo.
Sintomas de ceratose seborreica
O principal sintoma da ceratose seborreica são lesões na pele, que apresentam características como:
- Coloração de marrom à negra, ou bronzeado claro;
- Aspecto semelhante ao de uma verruga;
- Formato redondo ou oval e com bordas bem definidas;
- Tamanho variado, podendo ser pequeno ou grande, possuindo mais de 2,5 cm de diâmetro;
- Podem ser planas ou ter aspecto mais elevado.
Essas lesões podem ser únicas ou múltiplas, e não são contagiosas, sendo mais comum de surgir na cabeça, pescoço, peito, ombros e costas.
Apesar de serem tumores benignos, é importante consultar o dermatologista para confirmar o diagnóstico e diferenciar de outras lesões da pele, como o melanoma maligno.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da ceratose seborreia é feito pelo dermatologista a partir de exame físico e observação das lesões da pele, sendo principalmente realizado o exame de dermatoscopia.
Esse exame permite ao médico descartar outras lesões de pele que podem ter algumas características semelhantes, principalmente o melanoma maligno, lentigo maligno ou nevo melanocítico, por exemplo. Entenda como é feito o exame de dermatoscopia.
Além disso, caso ainda exista dúvida no diagnóstico, o médico pode solicitar uma biópsia da lesão da pele.
Se deseja uma avaliação com um dermatologista, agende uma consulta na região mais próxima:
Possíveis causas
A ceratose seborreica é causada por uma proliferação benigna de células imaturas da pele, os queratinócitos, que produzem queratina, responsáveis pela proteção da pele, elasticidade e resistência.
A causa exata do porque isso acontece não é completamente conhecida, no entanto, parece estar relacionada a fatores genéticos, uma vez que aparece com mais frequência em pessoas que possuem familiares com essa alteração da pele, estão frequentemente expostas ao sol e possuem mais de 50 anos.
Além disso, pessoas com pele mais escura possuem também maior predisposição para o aparecimento da ceratose seborreica, sendo visualizadas principalmente nas bochechas, recebendo o nome de dermatose papulosa nigra. Entenda o que é a dermatose papulosa nigra e como identificar.
Como é feito o tratamento
Como a ceratose seborreica na maioria das vezes é normal e não representa risco para a pessoa, não é necessário que seja iniciado tratamento específico.
No entanto, pode ser indicado pelo dermatologista a realização de alguns procedimentos para remover a ceratose seborreica quando coçam, doem, estão inflamadas ou causam desconforto estético, podendo ser recomendado:
- Crioterapia, que consiste na utilização do nitrogênio líquido para remover a lesão;
- Cauterização química, em que é aplicada uma substância ácida sobre a lesão para que consiga ser removida;
- Eletroterapia, em que é aplicada uma corrente elétrica para remover a ceratose.
Quando surgem sintomas associados com a ceratose seborreica, o dermatologista normalmente indica a realização de uma biópsia como objetivo de verificar se há algum sinal de células malignas e, em caso positivo, é recomendado o tratamento mais indicado.