Cerume impactado é o excesso de cera no ouvido, podendo bloquear o canal auditivo e causar sintomas como diminuição ou perda da audição, dor de ouvido, tontura ou zumbido no ouvido.
O cerume impactado ocorre quando a produção de cera é maior do que a capacidade do corpo para eliminá-la, o que pode surgir devido à idade, otite ou doenças autoimunes.
O tratamento do cerume impactado é feito pelo otorrinolaringologista e, normalmente, envolve o uso de gotas otológicas para amolecer a cera ou limpeza do ouvido feita pelo médico.

Sintomas de cerume impactado
Os principais sintomas de cerume impactado são:
- Diminuição ou perda da audição;
- Dor de ouvido;
- Sensação de ouvido entupido ou tapado;
- Coceira no ouvido;
- Tontura ou zumbido no ouvido.
Além disso, o cerume impactado pode causar tosse ou dor de cabeça, por exemplo.
Leia também: Zumbido no ouvido: 9 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/zumbido-no-ouvidoOs sintomas de cerume impactado surgem quando o excesso de cera bloqueia o canal auditivo e ocorrem lentamente com o tempo.
É importante consultar o otorrinolaringologista sempre que surgirem sintomas de cerume impactado para que seja feita uma avaliação, identificada sua causa e indicado o tratamento mais adequado.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do cerume impactado é feito pelo otorrinolaringologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, idade e exame físico.
Marque uma consulta com o otorrinolaringologista na região mais próxima de você:
O exame físico é feito através da otoscopia, em que o médico usa um aparelho chamado otoscópio para observar as estruturas internas do ouvido. Saiba como é feita a otoscopia.
Em alguns casos, pode ser indicada a realização de uma audiometria após realizar o tratamento do cerume impactado, principalmente quando não ocorre melhora da diminuição ou perda da audição.
Leia também: Audiometria: o que é, como é feita e resultados tuasaude.com/audiometriaPossíveis causas
As principais causas de cerume impactado são:
- Envelhecimento natural do corpo, sendo comum em idosos;
- Gênero, sendo mais comum em homens;
- Estreitamento do canal auditivo;
- Doenças autoimunes, como eczema ou lúpus;
- Otite externa ou ouvido de nadador.
Além disso, o uso frequente de cotonete no ouvido, pode empurrar a cera para dentro do canal auditivo e provocar cerume impactado.
Outras causas de cerume impactado é o uso frequente ou constante de aparelhos auditivos, fones de ouvido ou tampões de ouvido para natação por empurrar a cera ou aumentar a sua produção.
Leia também: Ouvido tampado ou entupido: 11 causas (e o que fazer) tuasaude.com/ouvido-entupidoComo é feito o tratamento
O tratamento do cerume impactado deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista e tem como objetivo tirar a cera do ouvido impactada ou rolha de cerume e aliviar os sintomas.
Os principais tratamentos para cerume impactado são:
1. Remédio para tirar cera do ouvido
A aplicação de remédios no ouvido pode ser indicada pelo otorrinolaringologista para ajuda a amolecer e decompor a cera, facilitando sua eliminação.
Alguns remédios que podem ser indicados são soluções ou gotas otológicas para aplicar dentro do canal auditivo são hidroxiquinolina + trolamina (Cerumin) ou peróxido de carbamida (Aceratum), por exemplo.
Essas gotas no ouvido só devem ser usadas se indicadas pelo médico e não devem ser usadas nos casos de infecções no ouvido.
Leia também: Como tirar cera do ouvido em casa tuasaude.com/como-tirar-cera-do-ouvido2. Irrigação do ouvido
A irrigação do ouvido é uma técnica de limpeza de ouvido feita pelo otorrinolaringologista, no consultório, para remover a rolha de cera.
Esse tratamento é feito aplicando soro fisiológico ou água morna com uma seringa, sem agulha, dentro do canal auditivo, para amolecer e soltar a rolha de cera.
Depois, o médico utiliza uma seringa ou bulbo de sucção para remover a cera.
Leia também: Lavagem de ouvido: para que serve, como fazer e riscos tuasaude.com/lavagem-de-ouvido3. Sucção da cera
A sucção ou microssucção da rolha de cera no ouvido é outra técnica de limpeza de ouvido que pode ser feito pelo médico com um microscópio e um tubo fino ligado a um aparelho de vácuo.
Isso promove o deslocamento da cera, facilitando sua remoção.
Geralmente, a sucção de cera é indicada quando a pessoa tem contraindicações para fazer a irrigação do ouvido, pois evita o excesso de umidade dentro do canal auditivo.
4. Curetagem do cerume
A curetagem do cerume também é uma técnica de limpeza de ouvido que pode ser feita pelo médico, no consultório.
Esse tipo de tratamento é feito com uma cureta fina e curva para remover a cera mole impactada, podendo também ser usada uma cureta com gancho nos casos de cera endurecida no ouvido.
Leia também: Como limpar o ouvido (sem usar cotonetes) tuasaude.com/como-cuidar-do-ouvidoComo evitar excesso de cera no ouvido
Algumas formas de evitar o excesso de cera no ouvido são:
- Aplicar óleo mineral no canal auditivo externo, uma vez por semana;
- Evitar o uso prolongado e frequente de fones de ouvido ou tampões de natação;
- Remover o aparelho auditivo por 8 horas diariamente.
Além disso, é recomendado não usar cotonete para limpar o ouvido, pois pode empurrar a cera ou até causar perfuração do tímpano.
Leia também: Como limpar o ouvido (sem usar cotonetes) tuasaude.com/como-cuidar-do-ouvidoPossíveis complicações
O cerume impactado raramente causa complicações.
No entanto, as técnicas de limpeza do ouvido para tirar o excesso de cera, pode causar complicações, como infecção no ouvido ou otite externa, ou perfuração do tímpano, por exemplo.