O céu da boca roxo pode ser surgir devido a situações simples como sexo oral, queimadura, mucocele e uso de próteses mal ajustadas, ou também pode ser causado por condições mais sérias como câncer bucal ou trombocitopenia.
Conforme a causa dessa condição, o céu da boca roxo também pode ser acompanhado de outros sinais e sintomas, como dor persistente, inchaço, bolhas e irritação no local.
Quando o céu da boca roxo também é acompanhado de sintomas como febre, sangramentos ou quando a lesão no céu da boca dificulta a ingestão de alimentos e bebidas, é recomendado consultar o clínico geral ou dentista, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento mais adequado.
Principais causas
As principais causas de céu da boca roxo são:
1. Sexo oral
O sexo oral pode deixar o céu da boca roxo, devido ao atrito constante do pênis nessa região que causa trauma e o surgimento de pequenas manchas vermelhas e roxas.
O que fazer: as manchas roxas desaparecem naturalmente em poucos dias, não necessitando de nenhum tratamento específico.
2. Mucocele
O céu da boca roxo pode surgir devido a mucocele, uma espécie de bolha transparente ou arroxeada que pode ser causada por uma pancada na região ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução. Conheça melhor sobre a mucocele.
Como tratar: a cura da mucocele geralmente ocorre de forma natural dentro de poucos dias sem a necessidade de tratamento. No entanto, quando a lesão cresce demais ou quando não há regressão natural, o dentista poderá indicar um pequena cirurgia no consultório para retirar a glândula salivar afetada e diminuir o inchaço.
3. Queimadura
A queimadura causada por alimentos ou bebidas muito quentes ou ácidos, pode provocar irritação no local, deixando o céu da boca roxo. Além disso, a queimadura no céu da boca também pode provocar sensibilidade, ardência e o surgimento de bolhas.
O que fazer: para ajudar na recuperação, é recomendado evitar alimentos ou bebidas muito quentes, alimentos muito duros, ácidos ou condimentados, bebidas alcoólicas e, em alguns casos, optar por produtos de higiene oral que agridem menos a mucosa da boca.
Além disso, fazer bochechos com água oxigenada diluída em água também ajuda a reduzir a dor, vermelhidão e o inchaço no céu da boca. Saiba como usar a água oxigenada em bochechos.
4. Uso de próteses
O céu da boca roxo pode surgir devido ao uso de próteses dentárias mal ajustadas, que podem provocar irritação e inflamação na região. Além disso, as próteses mal ajustadas ou mal colocadas também pode causar dor
O que fazer: é recomendado consultar o dentista para que a prótese seja ajustada. O dentista também poderá indicar o uso de pomadas cicatrizantes, principalmente em casos de feridas no céu da boca.
5. Trombocitopenia
A trombocitopenia é uma condição onde ocorre a diminuição da produção e destruição de plaquetas no sangue, causando o surgimento de sintomas como lábios, gengivas e céu da boca roxos ou vermelhos, feridas e sangramento na boca. Conheça melhor os sintomas da trombocitopenia.
O que fazer: o tratamento deve ser feito pelo clínico geral ou hematologista e pode incluir o uso de medicamentos corticoides, suplementos alimentares, como ácido fólico e vitamina B12 ou até mesmo a quimioterapia.
6. Câncer bucal
O câncer bucal que pode deixar o céu da boca com placas roxas ou azuladas é o Sarcoma de Kaposi. Esse tipo de tumor é causado pela infecção pelo vírus conhecido como herpesvírus humano 8 (HHV8), podendo também causar sintomas como lesões roxas, vermelhas ou marrons na pele, inchaço nas pernas e pés e dor na boca ao comer.
O que fazer: o tratamento varia conforme a causa desse tumor e pode incluir o uso de antirretroviral altamente ativa (HAART), radioterapia, quimioterapia, imunoterapia ou cirurgia.
Quando ir ao médico
É recomendado ir ao médico sempre que o céu da boca roxo for acompanhado de sintomas como dor persistente, febre, inchaço, sangramentos, perda de peso sem causa aparente ou ainda quando a lesão no céu da boca dificulta a ingestão de alimentos e bebidas.