Alguns chás, como de bardana, boldo, dente-de-leão e cardo mariano, são boas opções para pedra na vesícula, porque diminuem a inflamação da vesícula e regulam a produção da bile, ajudando na eliminação das pedras pelas fezes.
A pedra na vesícula é um pedaço endurecido contendo fluidos digestivos e que, quando bloqueia os canais da vesícula biliar, pode causar sintomas como forte dor do lado direito da barriga, diarreia constante, febre, náuseas ou vômitos.
Leia também: Pedra na vesícula: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/pedra-na-vesiculaOs chás para pedra na vesícula devem ser tomados somente com a orientação de um médico, em casos de pedras pequenas. Isso porque ao estimular a produção da bile, as pedras maiores podem bloquear as vias biliares, causando inflamação e agravando os sintomas.
Principais chás para pedra na vesícula
Alguns chás que podem ser indicados para pedra na vesícula são:
1. Chá de bardana
O chá de bardana possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor causada pela pedra na vesícula. Essa planta também aumenta fluxo biliar, ajudando a eliminar as pedras pequenas na vesícula.
Ingredientes:
- 1 colher de sobremesa (de 2 a 6 g) de raízes secas de bardana;
- 250 ml de água.
Modo de preparo:
Colocar a água e a raiz de bardana em uma panela e levar ao fogo para ferver por 10 minutos. Aguardar amornar, coar e beber até 3 xícaras desse chá por dia, 1 hora após o almoço e 1 hora após o jantar.
2. Chá de boldo
O chá de boldo, especialmente o boldo do Chile, possui substâncias como a boldina, que estimula a produção de bile pela vesícula biliar, ajudando o fígado a trabalhar melhor e a eliminar a pedra na vesícula.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de folhas frescas de boldo picadas;
- 150 mL de água.
Modo de preparo:
Em uma panela, ferver a água e, em seguida, apagar o fogo. Adicionar o boldo picado na água fervente. e tampar, deixando descansar por 5 minutos.
Coar o chá e tomar logo em seguida. O chá de boldo pode ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia antes ou após as refeições, por no máximo 20 dias.
3. Chá de dente-de-leão
O dente-de-leão é uma excelente opção para melhorar as funções da vesícula biliar, pois estimula a produção de bile, ajudando na eliminação de pedras na vesícula.
Além disso, essa planta também possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar as dores causadas pela pedra na vesícula.
Ingredientes:
- 1 a 2 colheres (de chá) de raiz de dente-de-leão triturada ou em pó;
- 150 a 200 ml de água.
Modo de preparo:
Ferver a água em uma panela, ou chaleira. Após apagar o fogo, colocar a raiz de dente-de-leão na água, tampar e deixar descansar por 10 minutos.
Coar e beber o chá ainda morno antes das refeições. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia.
4. Chá de alcachofra
O chá de alcachofra é rico em antioxidantes, como cinarina e silimarina, que podem ajudar a regular a função da vesícula biliar e a eliminar a pedra na vesícula.
Ingredientes:
- 1 colher de chá (5g a 6g) de folhas secas de alcachofra;
- 1L de água.
Modo de preparo:
Ferver a água em um panela ou chaleira. Após apagar o fogo, adicionar as folhas de alcachofra na água fervente, tampar e deixar descansar por 10 minutos.
Coar e beber até 3 xícaras do chá por dia, de 15 a 20 minutos antes das refeições. Veja outra forma de usar a alcachofra para pedra na vesícula.
5. Chá de cardo mariano
O chá de cardo mariano é muito usado para ajudar a eliminar pequenas pedras na vesícula, porque contém silimarina e silibina, compostos bioativos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a equilibrar a produção de bile.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) dos frutos do cardo mariano;
- 1 xícara (de chá) de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar os frutos do cardo mariano na xícara com água fervente. Tampar e deixar descansar por 15 minutos. Em seguida coar e beber 3 a 4 xícaras por dia, 30 minutos antes das refeições.
Confira no vídeo a seguir outras dicas de como eliminar a pedra na vesícula: