O chá de camomila é um remédio caseiro muito popular em todo o mundo, sendo usado para tratar vários problemas de saúde, desde alterações gastrointestinais, como má digestão e cólicas, até transtornos psicológicos, como ansiedade, irritabilidade e nervosismo, por exemplo.
O chá de camomila possui ação anti-inflamatória, antiespasmódica, relaxante e antibiótica, sendo uma excelente opção para ajudar no tratamento de problemas de pele que causam inflamação, como eczema, picadas de insetos, queimaduras e outros tipos de vermelhidões.
Veja, no vídeo a seguir, como usar o chá de camomila para tratar a pele irritada:
CHÁ DE CAMOMILA: o melhor remédio natural para o estresse
11:05 | 187.980 visualizaçõesPor que a camomila funciona na pele
As flores de camomila, que são usadas para preparar o chá, são bastante ricas em óleos essenciais e outros compostos flavonoides, como apigenina ou quercetina, que trabalham em conjunto para oferecer uma ação bastante anti-inflamatória, além de antibacteriana.
Por esse motivo, a camomila é uma boa opção para aliviar vermelhidões na pele, além de desinfectar pequenas feridas. Em opção ao chá, a camomila pode também ser usada na forma de cremes ou pomadas, que podem ser comprados em lojas de produtos naturais e, até, em algumas drogarias.
Para que serve
O chá de camomila serve para aliviar o desconforto e a vermelhidão da pele causada por inflamações e, por isso, pode ser usado em caso de:
- Eczemas;
- Dermatites;
- Picadas de insetos;
- Queimaduras;
- Espinhas;
- Foliculite;
- Pele ressecada;
- Catapora;
- Alergia na pele;
Além disso, o chá de camomila também tem sido estudado para completar o tratamento da dermatite da fralda em bebês, pois parece acalmar a irritação da pele ao mesmo tempo que estimula a cicatrização.
Como fazer o chá de camomila para a pele
Para usar o chá de camomila na pele é importante fazer uma infusão mais forte, para que exista uma maior concentração de substâncias ativas que possam ser absorvidas pela pele.
Para isso, deve-se seguir a seguinte receita:
Ingredientes:
- 1 xícara /240 ml) de água fervente;
- 1 colher (de sopa) de flores de camomila.
Modo de preparo:
Colocar as flores de camomila na água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Depois, coar e deixar esfriar. Por fim, mergulhar uma gaze ou disco de algodão no chá, espremer o excesso e aplicar sobre a pele.
Para se obter um efeito mais calmante, é aconselhado colocar o chá na geladeira antes de mergulhar a compressa, já que a temperatura fria também ajuda a acalmar a irritação.
Quem não deve usar
O chá de camomila não é indicado para pessoas com alergia à camomila ou outras plantas da mesma família da camomila, como crisântemo, margarida, mal-me-quer ou ambrósia, por exemplo.
O uso tópico do chá de camomila só é indicado para crianças acima de 12 anos de idade.
O chá com a camomila simples (Matricaria recutita) pode ser usado durante a gravidez e amamentação, desde que seja indicado pelo médico. Já o chá de camomila-romana deve ser evitado, porque ainda não existem estudos que comprovem a segurança deste tipo de camomila durante a gravidez e amamentação.