12 chás para dor de garganta (e como fazer)

Evidência científica

Alguns chás para dor de garganta, como o chá de limão e mel, o chá de gengibre ou o chá de cúrcuma, possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antissépticas, que ajudam a reduzir a inflamação da garganta, aliviando a dor e o desconforto.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Otorrinolaringologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A dor de garganta pode ser causada por gripes, resfriados, COVID-19, infecções bacterianas ou até refluxo gastroesofágico, resultando em irritação e inflamação na garganta. Veja as principais causas de dor de garganta.

Embora não sirvam para substituir o tratamento indicado pelo otorrinolaringologista, os chás para dor de garganta podem complementar o tratamento e acelerar a recuperação.

Imagem ilustrativa número 2

12 chás para dor de garganta

Algumas opções de chás para dor de garganta são:

1. Chá de limão e mel

O chá de limão e mel possui propriedades anti-inflamatórias e fortalecedoras do sistema imunológico, que ajudam a combater gripes e resfriados, aliviando a dor de garganta, inflamação e infecção.

Além disso, o mel ajuda a lubrificar a garganta e a reduzir a irritação dos tecidos, aliviando a dor de garganta.

Ingredientes

  • Suco de ½ limão verde ou siciliano;
  • 1 colheres (de chá) de mel;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e em seguida adicionar o suco de meio limão e a colher de chá de mel, misturando bem. Esperar amornar e beber.

O chá de limão e mel não deve ser tomado por pessoas que têm alergia ao limão, mel, pólen ou própolis.

Por conter mel, o chá de limão com mel não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas com diabetes gestacional ou pessoas que tenham diabetes, pois pode aumentar a quantidade de açúcar no sangue e dificultar o controle da glicemia. 

2. Chá de gengibre

O chá de gengibre é rico em substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas, como gingerol e shogaol, que ajudam a aliviar a inflamação e a dor de garganta.

Leia também: 11 chás para garganta inflamada (e como preparar) tuasaude.com/remedio-natural-para-garganta-inflamada

Ingredientes

  • 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o gengibre em uma panela com a água e deixar ferver durante 5 a 10 minutos. Após esfriar, coar e beber o máximo de 3 xícaras por dia.

Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó, que deve ser diluído em água fervente.

O chá de gengibre deve ser evitado por pessoas que fazem uso de anticoagulantes como varfarina ou ácido acetilsalicílico, pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.

3. Chá de cravo da índia

Uma boa opção de gargarejo para dor de garganta é o chá de cravo da índia pois ajuda a diminuir a dor e a inflamação da garganta por possuir eugenol na sua composição com ação analgésica e anti-inflamatória.

Ingredientes

  • 10 unidades de cravo da índia;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar os cravos e a água para ferver por 5 minutos e tampar. Esperar esfriar, coar e gargarejar por 20 a 30 segundos, 2 vezes por dia. Cuspir o chá em seguida.

Leia também: 6 gargarejos para garganta inflamada (e quando fazer) tuasaude.com/gargarejos-para-garganta-inflamada

4. Chá verde

O chá verde é rico em epigalocatequina que tem propriedades antioxidantes que melhora a ação do sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções como o resfriados ou gripes, aliviando a dor de garganta.

O chá verde pode ser utilizado na forma de chás, infusões ou extrato natural, e deve ser utilizado com orientação médica pois o uso em excesso pode prejudicar o fígado.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e beber em seguida. Este chá pode ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.

O chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial.

Além disso, por conter cafeína na sua composição, deve-se evitar tomar este chá no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada.

Leia também: Chá Para Gripe: 12 Melhores Receitas (e como preparar) tuasaude.com/remedio-caseiro-para-gripe

5. Chá de camomila

O chá de camomila é rico em compostos fenólicos como apigenina, quercetina e patuletina, com propriedades anti-inflamatórias e calmantes, que aliviar a inflamação e a dor de garganta e tosse.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de flores secas de camomila;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as flores secas de camomila em uma xícara com a água fervente, tampar, deixar repousar durante cerca de 5 a 10 minutos e coar antes de beber. 

Este chá pode ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel. 

Outra forma de preparar o chá de camomila é utilizando o saquinho do chá, que pode ser encontrado em supermercados ou farmácias. Confira outras forma de preparar o chá de camomila

6. Chá de alho

O chá de alho é uma ótima ótima opção de chá para dor de garganta por ajuda a fortalecer o sistema imunológico, combatendo vírus ou bactérias, aliviando a dor de garganta, causada por infecções como gripes, resfriados ou infecções bacterianas. Veja outros benefícios do chá de alho.

Ingredientes

  • 1 dente de alho esmagado ou picado;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e adicioná-la na xícara com o alho esmagado. Deixar repousar por cerca de 5 minutos, coar, esperar amornar e beber 1 xícara do chá por dia.

O chá de alho não deve ser consumido por crianças menores de 2 anos ou por para pessoas que tenham gastrite, úlceras, pressão baixa e hemorragia.

Além disso, no caso de grávidas ou lactantes, o chá de alho deve ser usado com orientação médica, pois quando utilizado em excesso, pode ter efeito abortivo, afetar o ciclo menstrual ou alterar o cheiro do leite materno.

7. Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta possui óleos na sua composição, como mentol, mentona e limoneno, que têm ação analgésica e descongestionante, melhorando a dor de garganta e tosse. 

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas frescas ou secas, trituradas de hortelã-pimenta
  • 150 mL de água.

Modo de preparo

Ferver a água e, em seguida, adicionar a água na xícara contendo as folhas de hortelã-pimenta. Deixar repousar durante 5 a 10 minutos e depois coar, esperar amornar e beber até 3 xícaras por dia. 

O chá de hortelã-pimenta não deve ser usado durante a gravidez e amamentação, além de não ser indicado nos casos de refluxo gastroesofágico, pois pode causar aumento da sensibilidade gástrica.

Leia também: 13 melhores chás para tosse (e como preparar) tuasaude.com/tratamento-caseiro-para-a-tosse

8. Chá de cúrcuma

O chá de cúrcuma, feito com a planta medicinal Curcuma longa, também conhecida como açafrão da terra, é rico em curcumina, uma substância com propriedade anti-inflamatória potente, que age diminuindo a dor de garganta.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de cúrcuma em pó;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar a cúrcuma. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Coar o chá, esperar amornar e beber 2 a 3 xícaras por dia.

O chá de cúrcuma não deve ser usado por mulheres grávidas, ou pessoas que tomam anticoagulantes, como varfarina, clopidogrel ou ácido acetilsalicílico, pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.

9. Chá de tomilho

O chá de tomilho é rico em substâncias anti-inflamatórias e antissépticas, como timol, carvacrol, cimeno e linalol, que também possuem ação expectorante, ajudando a aliviar a dor de garganta e tosse. 

Além disso, o mel ajuda a reduzir a inflamação, lubrificar a garganta, aliviar a dor e o desconforto. No entanto, para pessoas alérgicas ao mel, própolis ou pólen, não se deve acrescentar o mel no chá, devendo-se prepará-lo apenas com o tomilho.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de extrato de tomilho seco ou 2 ramos de tomilho fresco;
  • 1 litro de água fervente;
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Modo de preparo

Adicionar o tomilho seco na água fervente e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Coar e beber morno até 3 xícaras por dia.

O chá de tomilho não deve ser usada por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera, por pessoas com doenças no fígado ou que usam remédios anticoagulantes como varfarina ou clopidogrel, por exemplo.

10. Chá de salgueiro branco

O chá de salgueiro branco, preparado com a planta medicinal Salix alba, tem fortes propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Isso porque contém salicina, que é uma substância semelhante ao ingrediente principal da aspirina. Por isso, o chá da casca desta planta pode ser uma boa opção para aliviar a dor de garganta causada por gripes e resfriados. 

Ingredientes

  • 2 colher (de chá) de cascas de salgueiro branco;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar a casca de salgueiro branco. Deixar ferver por 10 minutos, coar e beber morno até 2 xícaras por dia.

O chá de salgueiro branco não deve ser consumido por crianças, por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por pessoas com alergia à aspirina ou que estejam usando anticoagulantes.

Além disso, o uso do chá de casca de salgueiro branco não é indicado para pessoas com problemas gastrointestinais, como úlceras, gastrite, refluxo gastroesofágico, colite ou diverticulite.

11. Chá de alcaçuz

O chá de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) possui glicirrizina, uma substância com ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana, que ajuda a combater dor de garganta.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de raiz de alcaçuz;
  • 1 xícara de água fervente;
  • Mel para adoçar a gosto.

Modo de preparo

Adicionar o alcaçuz na xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e adoçar com mel se desejar. Beber este chá morno até 2 vezes ao dia.

O chá de alcaçuz não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos.

12. Chá de alteia

O chá de alteia, também conhecida como malva-branca ou malvaísco, deve ser preparado utilizando a raiz da planta medicinal Althaea officinalis.

Esta planta tem efeito anti-inflamatório, sendo outra excelente opção de chá para ajudar a combater a dor de garganta.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de raiz de alteia;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a raiz de alteia na xícara com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber em seguida, até 2 xícaras por dia.

O chá de alteia não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Além disso, pessoas com diabetes só devem consumir este chá com orientação médica, pois pode aumentar o efeito dos medicamentos antidiabéticos e causar alterações nos níveis de glicemia.

Confira no vídeo a seguir mais opções de remédios caseiros para dor de garganta:

5 remédios caseiros para acabar com a DOR DE GARGANTA

23:04 | 1.170.381 visualizações

Vídeos relacionados

CHÁ DE CAMOMILA: o melhor remédio natural para o estresse

11:05 | 188.076 visualizações

5 remédios caseiros para acabar com a DOR DE GARGANTA

23:04 | 1.170.381 visualizações

Os poderosos benefícios do CHÁ DE GENGIBRE

14:54 | 718.037 visualizações

7 Remédios Caseiros para a DOR DE GARGANTA

01:37 | 863.375 visualizações

CURAR A DOR DE GARGANTA com remédios naturais incríveis

05:41 | 1.244.736 visualizações