9 chás para tontura (e como fazer)

Evidência científica

Os chás para tontura, como o chá de gengibre, o chá de Ginkgo biloba ou o chá de hortelã-pimenta, pois têm ação anti-inflamatória, vasodilatadora ou calmante, que ajudam a aliviar a tontura ou vertigem causadas por labirintite, estresse ou ansiedade.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além dos chás, existem outras formas que melhoram os sintomas da tontura, como manter o corpo hidratado ou evitar movimentos bruscos com a cabeça e luzes fortes. Veja como aliviar a tontura e vertigem sem remédios.

Embora não sirvam para substituir o tratamento indicado pelo médico, os chás para tontura ou vertigem podem complementar o tratamento e ajudar a aliviar os sintomas.

Leia também: 12 principais causas de tontura (e o que fazer) tuasaude.com/causa-da-tontura
Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

9 chás para tontura

Os principais chás para tontura são:

1. Chá de gengibre

O chá de gengibre é rico em compostos fenólicos como o gingerol e o chogaol que têm ação anti-inflamatória e antiemética natural.

Desta forma, o chá de gengibre pode ajudar a aliviar a tontura e náuseas causadas por labirintite ou gravidez.

No caso da gravidez, não se deve usar mais do que 1 g de gengibre por dia, além de ser recomendado tomar o chá por no máximo 4 dias seguidos.

Ingredientes

  • 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Retirar o gengibre da xícara e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia.

Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó, que deve ser diluído em água fervente.

O chá de gengibre deve ser evitado por pessoas que fazem uso de anticoagulantes como varfarina ou ácido acetilsalicílico, pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.

Este chá também não deve ser usado próximo ao parto ou por mulheres com histórico de aborto, problemas de coagulação ou que tenha risco aumentado de hemorragias.

Leia também: 5 remédios caseiros para labirintite (e como preparar) tuasaude.com/labirintite-tratamento-natural

2. Chá de Ginkgo biloba

O Ginkgo biloba é rico em ginkgoflavonóides e terpenolactonas com ação vasodilatadora e anti-inflamatória, que ajuda a melhorar a circulação sanguínea para o cérebro e a reduzir a inflamação dentro do ouvido.

Assim, o chá de Ginkgo biloba é uma boa opção de chá para tontura causada por labirintite ou vertigem.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de Ginkgo biloba;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver as folhas secas de Ginkgo biloba com a água durante 1 minuto. Deixar descansar por 5 minutos e beber morno de 3 a 4 xícaras por dia.

O chá de Ginkgo biloba não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com alto risco de hemorragia ou com algum sangramento ativo.

Outra forma de consumir o Ginkgo biloba é utilizar o suplemento na forma de cápsulas que podem ser comprado em farmácias ou drogarias. Veja como tomar o suplemento de Ginkgo biloba.

Leia também: Como usar Ginkgo biloba para labirintite e tonturas tuasaude.com/remedio-natural-para-tontura

3. Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta ajuda a aliviar a tontura causada por estresse, ansiedade ou enxaqueca, pois é rico em substâncias como mentol e mentona, com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e calmantes.

Além do chá, uma massagem com o óleo essencial de hortelã-pimenta colocado nas têmporas também ajuda a aliviar a tensão e a ansiedade.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de hortelã-pimenta fresca picada;
  • 150 mL de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e desligar o fogo. Adicionar a água na xícara com as folhas da hortelã-pimenta, tapar e deixar repousar por alguns minutos. Após amornar, coar o chá e beber a seguir. Pode beber 1 xícara do chá de 2 a 4 vezes por dia. Veja outras formas de usar a hortelã-pimenta.

O chá de hortelã-pimenta não é indicado para crianças com menos de 2 anos de idade, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com inflamações no estômago, pedras na vesícula ou doenças graves no fígado.

4. Chá de camomila

O chá de camomila é rico em compostos fenólicos como apigenina, quercetina e patuletina, com propriedades anti-inflamatórias e calmantes que ajudam a aliviar a tontura causada por ansiedade ou estresse.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de flores secas de camomila;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as flores secas de camomila em uma xícara com a água fervente, tampar, deixar repousar durante cerca de 5 a 10 minutos e coar antes de beber. Este chá pode ser bebido 3 vezes por dia.

Outra forma de preparar o chá de camomila é utilizando o saquinho do chá, que pode ser encontrado em supermercados ou farmácias. Confira outras forma de preparar o chá de camomila.

O chá de camomila feito com a planta Matricaria recutita é seguro e pode ser ingerido até mesmo por mulheres grávidas, desde que liberado pelo obstetra.

5. Chá de valeriana

O chá de valeriana contém ácidos valerênico e isovalérico na sua composição, que ajudam a aliviar tontura causada por ansiedade, estresse, nervosismo, cansaço mental ou dor de cabeça.

Isso porque as substâncias presentes no chá aumentam a atividade do neurotransmissor GABA no cérebro, que tem ação sedativa e tranquilizante.

Ingredientes

  • 1 a 3 g da raiz de valeriana seca;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo

Ferver a água e acrescentar a raiz de valeriana. Deixar ferver por 10 minutos. Apagar o fogo e deixar esfriar. Em seguida, coar e beber até 3 xícaras por dia.

O chá de valeriana não deve ser usado por mulheres grávidas e amamentando e crianças menores de 12 anos de idade.

Leia também: 7 calmantes naturais (para ansiedade, insônia e nervosismo) tuasaude.com/calmante-natural

6. Chá de ashwagandha

A ashwagandha (Withania somnifera) possui substâncias na sua composição, como sitoindosideos e acilsterilglicosideos com ação adaptogênica.

Desta forma, esse chá pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade, aumentar a o relaxamento do corpo e diminuir a tontura e vertigem.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de raiz seca de ashwagandha;
  • 120 mL de água.

Modo de preparo

Ferver a água e deligar o fogo. Adicionar a raiz seca de ashwagandha na água fervente e deixar repousar por 15 minutos. Em seguida, coar e tomar morno. Recomenda-se beber 1 xícara por dia durante o período máximo de 6 meses.

O chá de ashwagandha não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas com doenças autoimunes como artrite reumatoide ou lúpus, ou que tenham úlcera no estômago.

Além disso, esse chá não deve ser usado por pessoas que tomam remédios para depressão ou ansiedade.

7. Chá de Centella asiatica

A Centella asiatica é uma boa opção de chá para tontura causada por ansiedade, doença de Alzheimer ou Parkinson, por exemplo.

Isso porque essa planta é rica em ácido asiático com ação anti-inflamatória, antioxidante e neuroprotetora, que reduzir a inflamação dos neurônios e melhora a transmissão nervosa.

Ingredientes

Modo de preparo

Ferver a água, acrescentar a Centella asiatica e desligar o fogo. Em seguida, tapar a panela e deixar a mistura descansar por 10 a 15 minutos. Deixar esfriar e beber de 2 a 3 vezes por dia, por no máximo 6 semanas.

Após esse período, deve parar seu uso por 2 semanas e, depois, retomar o consumo da erva.

O chá de Centella asiatica não deve ser usado por menores de 18 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham hepatite ou outros problemas no fígado, problemas nos rins ou histórico de câncer de pele.

8. Chá de boldo brasileiro

O chá de boldo brasileiro feito com a planta medicinal Plectranthus barbatus, tem ação anti-inflamatória que ajuda a reduzir a inflamação do labirinto, sendo uma boa opção de chá para tontura causada pela labirintite.

O boldo brasileiro também é conhecido como falso boldo ou boldo da terra. Saiba identificar o boldo brasileiro e o boldo do Chile.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas frescas picadas do boldo brasileiro;
  • 150 mL de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e adicioná-la em uma xícara contendo as folhas frescas picadas do boldo brasileiro. Deixar descansar por 5 a 10 minutos, coar, esperar amornar e tomar logo em seguida.

Esse chá pode ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia antes ou após as refeições, por no máximo 20 dias.

O chá de boldo não deve ser usado por bebês, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com hepatite aguda, pedra na vesícula, inflamação das vias biliares, pancreatite, câncer de fígado ou da vesícula biliares.

Além disso, esse chá não deve ser usado por pessoas que utilizam remédios anticoagulantes, lítio, paracetamol, ibuprofeno, carbamazepina, fenitoína, sinvastatina, ou antifúngicos, como fluconazol ou itraconazol.

9. Chá de shatavari

O chá de shatavari, preparado com a raiz da planta medicinal Asparagus racemosus, tem um efeito adaptogênico que ajuda a reduzir o estresse, o que pode ser útil para aliviar a tontura causada por estresse excessivo.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de pó da raiz de shatavari;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o pó de shatavari na xícara com água fervente. Misturar, esperar amornar e beber 2 xícaras por dia.

O chá de shatavari não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas alérgicas ao aspargo ou que tenham histórico de câncer dependente de estrogênio, como câncer de mama ou câncer de ovário, por exemplo.

Esse chá também não deve ser usado por pessoas que tomam lítio, remédios diuréticos ou para diabetes.

Vídeos relacionados

CHÁ DE CAMOMILA: o melhor remédio natural para o estresse

11:05 | 188.084 visualizações

Os poderosos benefícios do CHÁ DE GENGIBRE

14:54 | 718.048 visualizações

CHÁ DE BOLDO: como fazer e para que serve

12:08 | 1.088.250 visualizações